sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Chefão do jornalismo assedia âncora que foi miss é é demitido...

A âncora Gretchen Carlson derruba chefão do jornlismo americano
de direita. Reprodução Facebook
por Ed Sá
A Fox News é uma trincheira da direita americana. Assume que seu jornalismo é relativizado pela militância política, que vem sempre em primeiro lugar.
Um dos ideólogos da Fox News, já há duas décadas, é o poderoso Roger Ailes.
Era.
Recentemente foi defenestrado do cargo. Alies concebeu e implementou o canal conservador, desde o início tido como um braço midiático do Partido Republicano e acolheu as bandeiras da direita, do moralismo exacerbada em relação aos costumes à defesa da posse de armas para civis etc. Antes, trabalhou com Nixon, Ronald Reagan e George Bush. Foi ele que incentivou Bush a responder com uma bliztkrieg ao atentado de 11 de setembro. Alies levou a Bush dados que, segundo ele, mostravam que a opinião pública queria sangue imediato como reação aos terroristas.
Roger Ailes deixa o cargo após acusações de assédio sexual. Na verdade, colecionou dezenas de vítimas que o seu poder calou. Até que uma mulher venceu o medo.
Gretchen foi Miss América em 1989. Sua beleza chamou a atenção
do chefão da Fox News, que a assediou. Reprodução Instagram
A mídia americana aponta com responsável por desnudar Ailes a âncora Gretchen Carlson, ex-Miss América.
Ela própria uma espécie de padrão e arquétipo do tipo de jornalista preferido pela Fox News: loura, conservadora, anti-intelectual. Ela denunciou que Ailes começou por elogiar suas pernas e sugerir que usasse roupas justas. A âncora comentou o fato com seu chefe imediato. Ailes, que monitorava telefones e email, soube e apenas passou a dizer que ela não sabia conviver com homens.
Depois disso, a jornalista foi transferida para um programa matinal.
A denúncia de Gretchen Carlson puxou outras. Surgiram acusação de que Ailes, em reuniões, frequentemente pedia a mulheres para se levantar e dar "uma rodadinha" de modo que ele pudesse conferir o "material".
A cultura do medo imposta no canal impedia, então, que Ailes fosse acusado. Funcionários informaram que o chefão mantinha uma arma na gaveta e era paranoico.
Com um iPhone, a âncora assediada ajudou a desmontar o reinado do chefão da Fox.
Ela secretamente gravou cantadas dele. Uma das frases nada sutis: "eu acho que você deveria ter tido uma relação sexual comigo há muito tempo. Dessa forma os problema seriam mais fáceis de resolver".
 A Fox agiu rápido. Como está engajada no apoio a Donald Trump, temeu que o escândalo impactasse sua cobertura da a campanha eleitoral. O canal distribuiu um pedido de desculpas e demitiu o chefão. Diz a mídia americana que Ailes guarda tantos segredos que saiu com uma milionária indenização.
O que não impede que vá trabalhar com Donald Trump caso o republicano chegue à Casa Branca.
Ailes já estaria colaborando informalmente com o comitê de campanha. Tudo a ver.

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Assédio ou uma pequena cantada? Depende de como se interprete assédio sexual e cantada. Ele passou a mão no seu bumbum? ou se limitou a um convite para um jantar a dois?