quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

"Saco de maldades" não acerta o "camarote vip"...

O governo de Joaquim Levy e Dilma Rousseff começa a abrir o "saco de maldades".  O problema não é a estratégia do "saco", prática de todos os governos e em todos os níveis, quando a crise aperta. Políticos eleitos por várias partidos estão aí nas administrações estaduais tentando produzir suas mágicas para equilibrar orçamentos. A maldade maior são os alvos preferenciais: aposentados, assalariados, pensionistas (e não pense que os atingidos serão os superpensionistas, a turma do camarote vip, não, o tiro é na galera da geral mesmo. Um governo republicano, expressão renascida e já desgastada pelos políticos, começaria por recuperar os bilhões em impostos sonegados, os eternos devedores da Receita que utilizam e reutilizam o mecanismo do Refis (para muitos, é até mais vantajoso deixar de pagar impostos, investir o dinheiro no mercado especulativo e, depois, apelar para o rentável refinanciamento do calote). Uma administração justa faria uma rigorosa auditoria e verificaria o que há de atrasos e calotes no vai-e-volta dos bilionários empréstimos do BNDES a gigantes empresariais. E não apenas desses governos recentes. Leiloar novamente em vez de prorrogar concessões, como virou moda nos governos estaduais, federal e municipais, faria entrar algum dindin nos cofres públicos. Cerco ao contrabando, cobrança de dívidas à Previdência, vender terrenos e prédios públicos hoje cedidos ou alugados por merreca a instituições privadas, isso também renderia um troco. Apertar o cerco à corrupção mas, principalmente, montar uma força-tarefa para recuperar, aqui no Brasil e no exterior, o dinheiro desviado, mais capilé na casa. E há o varejo da exploração das verbas públicas pelo privado. A Lei Rouanet, por exemplo, virou mecanismo bilionário de renúncia fiscal em nome do marketing empresarial. Um auditoria nas grandes fundações? Seria uma rica caixinha de surpresas? E a responsabilidade fiscal é só do executivo? E no caderninhos de despesas do Congresso, Judiciário, Câmaras de Deputados e Vereadores não vai nada? Farra de passagens aéreas, renovação de frotas de carros, convênios suspeitíssimos com milhares de ONGs e "Organizações Sociais", a festa que é a terceirização desenfreada em órgãos públicos que encarece os serviços e ainda resulta em milhares de casos em que a empresa terceirizada não cumpre suas obrigações trabalhistas e a conta do processo judicial sobra para o contribuinte, cuidar dessa peneira furada resultaria em mais trocados, Claro que este é um exercício de ficção. O "saco de maldades" é, na expressão ambientalista, embalagem seletiva.

7 comentários:

J.A.Barros disse...

O saco de maldades já começou sim atingindo os aposentados e os trabalhadores brasileiros. E virá mais saco de maldades atrás desse e sempre atingindo o pobre e o trabalhador. As demissões em massa já começaram e não vai parar. Com a dona Dilma a vaca tosse.

Corrêa disse...

O que você esperava de um cara ligado a banco, vão bota pra quebrar pra cima dos mais pobres. Essa é a Dilma que foi buscar gente que só conhece pobre quando vê desgraça na Tv

J.A.Barros disse...

Mas vocês votaram nela. A coitadinha da candidata que foi presa durante o regime militar, presa e torturada. Um do motivos que corre na boca do povo foi por ter participado do assalto à casa do político paulista, Adhemar de Barros, a fim de roubar supostos dólares escondidos na sua mansão. Se é verdade ou não, não posso afirmar, só estou apenas repetindo aqui, essa notícia como correu na época.
A geração de hoje não sabe nada do aconteceu durante o regime militar.
Agora fica a pergunta: dezenas de insurgentes contra a ditadura militar, depois que o país voltou
a ser e praticar uma democracia, entraram na Justiça reivindicando indenização moral e financeira. Se não me engano todos ganharam a questão e além de serem indenizados por algumas centenas de reais e ainda recebe, por mês, um salário, que não é pouco pelo resto da vida.
Não estou julgando, nem condenando essas indenizações estou apenas relatando o que aconteceu.Se é moral ou não vocês é que vão dizer.

J.A.Barros disse...

Essa vaca ainda vai tossir muito.
A Caixa já aumentou os juros da compra da casa própria. Essa tossida da vaca foi bem forte.

Corrêa disse...

Queria que eu votasse em quem, no playboy? Mas pode deixar que vamos apertar dona Dilma, povo nas ruas, já.
tem umas coisas que você fala aí que parece Maria Quartel, aquele pessoal que bajula milico vai com placa pedir a volta da ditadura. eu, hein?

J.A.Barros disse...

Vocês no ano pasado – não sei se vocês estavam na passeata porque vocês são do tipo que levam grana para fazer passeata – apertaram a dona Dilma e não aconteceu nada. E esse ano se fizeram passeatas novamente – muitos de vocês pagos por partidos – vão protestar e não vai acontecer nada novamente. Ela, a dona Dilma e sua curriola não está a fim de mudar nada. Como está, tá muito bom. Haja visto a PTbras, ou vc acha que ela desconhecia toda a tramóia. Mas, vai sobrar pra ela também. O caolho não tá querendo pagar sózinho e voltou a repetir que quem autorizou a compra foi a presidente do Conselho Administrativo de PTBRAS. Se liga , cara.

J.A.Barros disse...

O primeiro saco de maldades já pegou os aposentados e trabalhadores. O segundo deve pegar os que ainda pagam imposto de renda. Quer dizer no final que a classe trabalhadora e que mais paga imposto é que vai sofrer nas costas os erros e incompetências do governo anterior, que por mais engraçado que seja é o mesmo governo de hoje que em uma de suas burrices quis baixar os juros de mercado por decreto.
Mas os sacos de maldade não vão parar e aqueles que votaram nela vão chorar de arrependimento.