quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

80 capas de revistas mais polêmicas, mais criticadas ou de maior repercussão...


O site português Visão fez um listão das capas de revistas que não foram ignoradas nas bancas. Irritaram, agradaram, emocionaram, chocaram, agrediram... mas não foram esquecidas.
Veja as capas, clique AQUI

8 comentários:

Anônimo disse...

A capa de Hitler mostra como a mídia pode embarcar em furadas. Lembram do "caçador de marajás? E do deputado do DEM páladino da justiça que também foi incensado como suprassumo da ombridade e deu no que deu?

Anônimo disse...

A capa do Hitler é falsa. Basta ver a diagramação e as fontes usadas. Isso foi feito recentemente, usando ferramentas de editoração eletrônica. Perguntem ao Barros que ele confirma.

Anônimo disse...

Vejam como eram as capas da Time em 1942: https://www.google.com.br/search?q=time+magazine+covers+1942&rlz=1C1ASUT_enBR467BR467&es_sm=93&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=STjCVKOHJ-uwsASUyYCoDw&ved=0CB4QsAQ

Administrador disse...

Fala aí, Barros

Mileto disse...

O anônimo que diz que a capa pode ser falsa pode ter razão

J.A.Barros disse...

A capa que mais usou o photpshop foi da máquina de moer carne, aliás a mais fácil de montar. A de Hitler seria necessário um estudo maior porque implica muito o ambiente do momento. Hitler surgiu nas décadas de 30 e 40 e tudo era diferente naquela época.

Alexandre Raposo disse...

Oi Barros! As capas da Times dos anos 30 e 40 são muito pobres em termos de recursos gráficos. Naquele tempo, não havia fonte sombreada, texto vazado na foto, chamada em destaque com fundo colorido, etc. Veja no link: https://www.google.com.br/search?q=time+magazine+covers+1938&rlz=1C1ASUT_enBR467BR467&es_sm=93&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=STjCVKOHJ-uwsASUyYCoDw&ved=0CB4QsAQ

J.A.Barros disse...

Nos anos 30 e 40 e aqui no Brasil no começo dos anos 50 as capas eram impressas em litografia, quer dizer: os cliches eram em pedra. A revista O Cruzeiro até a metade da década de 50 suas capas eram feitas nesse sistema, Nos EUA, o desenho era muito usado para asa capas das revistas e Norman Rockwell era o desenhista mais famoso que desenhava as capas da revista Cooliier – não tenho certeza do nome – e hoje, não sei se é em Nova Yorque existe um Museu com o seu nome com os seus desenhos – na verdade eram quadros que ele pintava com modelos à sua frente – e a revista Punch também tinha a sua capa desenhada por um desenhista mais moderno – não lembro o nome dele – que Millor Fernandes começou a copiar o seu estilo desenhando as suas páginas do Pif–Paf, acabando com o Péricles do Amigo da Onça, que fazia as ilustrações e acabando com a amizade deles. Mas nos começos dos anos 50 vieram as "Roley Flex e logo depois a Leica modernizando o sistema fotográfico das empresas e também a modernização do parque gráfico coma as maquinas de Rotagravuras e em seguida as OFF Sets.
Com os negativos e o retoque deles permitiu-se o avanço tecnológico das impressões coloridas com sombras e letras vasadas em branco ou mesmo em cor. Mas essa história é muito grande e extensas para ser tratada num simples comentário.
Mas o fato que impressiona é que as capas eram impressas em pedra, o que hoje pode parecer um absurdo.