quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Predadores do futebol...

O Globo de hoje publica boa matéria sobre violência entre torcidas organizadas. Para o tenente-coronel João Fiorentini, comandante do Grupamento Especial de Policiamento de Estádios (Gepe), a guerra das torcidas, melhor dizer, no caso, quadrilhas, tem relação com as facções criminosas do Rio de Janeiro. Um dos problemas já fartamente denunciado e que Fiorentini destaca é o apoio que os clubes dão a tais grupos em forma de ingressos com descontos e que são revendidos sem qualquer controle. Há torcidas que faturam 20 mil reais em um jogo. O comandante do Gepe revela que prendeu 1.300 torcedores violentos mas apenas dez foram condenados e assim mesmo a pagarem cestas básicas ou assumirem o compromisso - que não cumprem-, de comparecer à delegacia em das de jogos. Fiorentini conta que os torcedores envolvidos na briga em que houve uma vítima fatal, em Joinville, pararam de se apresentar. "Eu os prendi, Quatro horas depois, sob fiança, foram soltos. Foram dez dias de investigação por quatro horas de prisão. Qual o estímulo que eu tenho"? Mas o comandante do Gepe tem mais uma queixa, essa estarrecedora. Tudo isso custa caro ao contribuinte. O torcedor comum e sua família tem sido afastado dos estádio por temer o confronto entre as gangues. Pois, além de ter seu lazer proibido, ainda paga por isso. Embora futebol seja um espetáculo privado que rende lucros a clubes, TVs, patrocinadores etc, a alta conta do policiamento sobra para os cofres públicos. Em São Paulo, paga-se por policiamento. No Rio, o entendimento é que privado pode se aproveitar do que é público e embolsar tais valores. Resultado: em dia de jogo, a PM tira policiais da proteção das demais áreas para beneficiar um evento particular, quando os clubes deveriam prover a segurança, com os stewards, como se faz na maioria dos países. Tudo isso é discutido há anos. Até a identificação dos integrantes de torcidas organizadas, com carteirinha, como se faz na Inglaterra, foi torpedeada aqui. Com isso, fica mais difícil identificar os encrenqueiros. E os clubes ainda se queixam da falta de público.

5 comentários:

Ferruccio disse...

Existe uma associação entre cartolas e Tv Globo que atrapalha o futebol. A TV manda na tabela, adianta dinheiro pra cartolagem, manda nos horários de jogos, os piores pra quem quer ir ao estádio. Culpa na verdade do clubes que não são bem administrados para não depender da TV como acontece na Europa. Não deveria haver exclusividade, o clube vende o jogo para quem pagar mais. A violência das organizadas é problema mas a TV também é.

Bigode disse...

O coronel tá certo: quem promove shows, evento religioso, exposição, seja lá o que for e for privado tem que pagar segurança. Por que eu que não tenho nada com isso tenho que pagar pra cartola encher o bolso de dinheiro e a TV faturar?

J.A.Barros disse...

Na Alemanha, 40% da torcida que vai ao Estádio ver o jogo é feminina. Será que algum dia se conseguirá isso?.Quem mantém a s torcidas organizadas são os clubes porque interessa a eles. Já imaginou jogo de futebol depois das novelas da Globo.depois das 22hs.? Quem vai aos estádios a essa hora?

Beto disse...

Aqui tem jogo 22 h, é brincadeira

J.A.Barros disse...

E as direções administrativas dos clubes também é problema. Vamos parar e pensar um pouco: Quem em sã consciência vai querer administrar um clube com dívidas de mais de700 milhões de reais? Por trás dessas administrações deve haver muito "bola rolando no gramado"e eles os administradores, presidentes e diretores vão metendo a grana nos seus bolsos.