por Eli Halfoun
Pela primeira vez desde quer aceitou
usar sua imagem e credibilidade como, digamos, “garota-propaganda”, Fátima
Bernardes falou (em entrevista para a “Folha de São Paulo”) quer foi uma decisão
difícil e que vinha sendo pensada há muito tempo. O “sim” definitivo era inevitável:
faz muito tempo Fátima vem sendo insistentemente convidada parar avalizar
produtos. Nunca aceitou porque a Globo não permitia enquanto apresentadora do
mais visto e importante telejornal da televisão brasileira. Ela tinha medo de
ferir a credibilidade conquistada durante anos de trabalho como jornalista. Foi
justamente essa credibilidade que transformou Fátima em uma presença importante
para “vender” não um produto, mas sim uma marca. No comercial da Seara ela não
vende linguiça, macarrão ou qualquer outra coisa. Na verdade não vende nada: apenas
dá para a marca a credibilidade que só ela poderia dar e fazer o consumidor acreditar
que o que ela supostamente consome é bom, mo melhor. Se é bom para ela é bom
para todos - é o que o comercial diz de forma geral. O único cuidado que Fátima
precisa ter agora é não sair aceitando todo tipo de convite (a Seara deve ter
feito um contrato limitando sua participação em outros comerciais). Sair
anunciando muitos produtos pode aí sim ferir e desgastar a credibilidade
solidificada em muitos e respeitáveis anos de carreira. Fátima Bernardes não é
mais uma simples apresentadora de programa ou telejornal. Ela é uma marca e
precisa acima de tudo garantir que a marca Fátima Bernardes continue sendo
sinônimo de verdade, sinceridade e respeito. Afinal, em jornalismo em é
principalmente para isso que se constroi uma carreira. (Eli Halfoun)
Um comentário:
Desconfio muito dessas "Marcas " que impõe, "credibilidade" como você acaba de dizer. Credibilidade é não se vender fazendo anúncios de marcas que nunca usou na vida. Assim como um famoso cantor que anuncia uma marca que nunca comeu na sua vida porque, na verdade, a sua dieta é de vegetariano e vegetariano, como é sabido, não come carne vermelha.
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