A "avenida", arquibancadas, frisas e camarotes. Reprodução |
O recuo da bateria. Reprodução |
A Praça da Apoteose. Reprodução |
(da redação da JJcomunic)
Os arquitetos romanos desenhavam seus grandes e pioneiros estádios em ovais ou em formato redondo. Nunca em linha reta. Houve até um estádio, o Circo Máximo, que tinha duas longas retas paralelas acompanhadas por arquibancadas, mas aquele também era um grande oval. Não havia nada parecido com o Sambódromo. Ao criar a chamada passarela do samba, Oscar Niemeyer simplesmente seguiu a tradição e a cultura. As escolas desfilavam historicamente nas ruas, em linha reta, o que estabeleceu o desenvolvimento linear dos seus enredos, assim como faziam, antes, as Grandes Sociedades. O Sambódromo apenas reproduziu a "avenida". Tanto que a única inovação, a Praça da Apoteose, não "pegou". Continua lá, é palco de shows, mas não da "evolução" especial das escolas como Darcy Ribeiro imaginou. As linhas do Sambódromo carioca foram reproduzidas em São Paulo e em Manaus. E agora, em Hollywood. Quem viu o filme em cartaz "Jogos Vorazes em Chamas" percebe que o apresentação dos competidores ao público, na "Capital", acontece em um estádio em tudo igual ao Sambódromo do Rio. Observe: estão lá a grande reta, as arquibancadas, as frisas, essas na parte de cima, camarotes abertos, recuos de bateria (que o filme nem precisa) e até a Praça da Apoteose, onde as bigas circulam à frente do "presidente". O "presidente", que aparece de costas, tem a sua tribuna oficial exatamente onde Niemeyer colocou a "tribuna oficial" da Praça da Apoteose. Um palco que raramente é usado, a não ser no dia da apuração dos resultados dos desfiles. Uma diferença é que o sambódromo hollywoodiano é cercado por altos edifícios. Mas no futuro, a "avenida" carioca também será assim. O primeiro espigão colado nas arquibancadas já está em construção. É o novo prédio da Brahma.
Não há dúvida, algum cenógrafo de Hollywood já desfilou em ala de gringo em uma das nossas escolas.
2 comentários:
O palco da Apoteose está servindo de estúdio para a TV Globo receber os globais para entrevistas após os desfiles. A TV Globo pode tudo, parece a dona do pedaço, inclusive ao redor do sambódromo todo o espaço é destinado para os carros da emissora, equipamentos e até estruturas gigantescas de ferro são instaladas para facilitar o trabalho da cobertura. A TV Globo cagou solenemente para o desfile das campeãs, que só foi transmitido pelas TVs à cabo. Os telespectadores que não têm assinaturas, e que gostam de carnaval, ficaram a mercê da RedeTV! que só transmitia flashs dos bastidores com imagens invertidas. Ridículo! O enredo sobre o Boni, levou a Beija-Flor ao sétimo lugar frustrando os comentaristas da emissora que torciam descaradamente pela escola de Nilópolis.
Deviam pagar royalties ao Rio
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