quinta-feira, 4 de julho de 2013

Serra Pelada, uma saga que Manchete cobriu como nenhum outro veículo

Nos anos 70, Serra Pelada foi um tema muito explorado pela revista Manchete. Rendia fotos marcantes de multidões de garimpeiros empoeirados em tons bíblicos. O pioneiro daquelas imagens impressionantes foi o fotógrafo Gil Pinheiro. Suas imagens resultaram em matéria memoráveis. Agora, Serra Pelada chega aos cinemas (veja o poster). Uma saga que Manchete cobriu, quase em tempo real, como nenhum outro veículo.

4 comentários:

Isabela disse...

Me lembro muito dessas edições espetaculares da Manchete. Eram cenas que pareciam mesmo bíblicas

marcus disse...

Conforme consta nos exemplares da Manchete o fotógrafo a cobrir Serra Pelada foi Juvenil de Souza, formando dupla de reportagem com Irineu Guimarães. Abraços.

bqvMACHETE disse...

Correto. Juvenil de Souza foi o fotógrafo que "descobriu" Serra Pelada, foi lá várias vezes e fez imagens marcantes. Fez dupla com Irineu Guimarães

Pelo menos uma edição especial mostra fotos de Gil Pinheiro. Mas certamente, segundo ex-editores da Manchete, Juvenil de Souza foi o "dono do assunto".

Agradecemos a retificação.

marcus disse...

Perfeito. As imagens realmente são impressionantes e não sei de uma revista que publicou tantas delas como a Manchete. A propósito, que fim levou Juvenil?? O nome dele quase não aparece na internet. Obrigado e parabéns pelo blog. Abcs