Nos anos 70, Serra Pelada foi um tema muito explorado pela revista Manchete. Rendia fotos marcantes de multidões de garimpeiros empoeirados em tons bíblicos. O pioneiro daquelas imagens impressionantes foi o fotógrafo Gil Pinheiro. Suas imagens resultaram em matéria memoráveis. Agora, Serra Pelada chega aos cinemas (veja o poster). Uma saga que Manchete cobriu, quase em tempo real, como nenhum outro veículo.
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Me lembro muito dessas edições espetaculares da Manchete. Eram cenas que pareciam mesmo bíblicas
Conforme consta nos exemplares da Manchete o fotógrafo a cobrir Serra Pelada foi Juvenil de Souza, formando dupla de reportagem com Irineu Guimarães. Abraços.
Correto. Juvenil de Souza foi o fotógrafo que "descobriu" Serra Pelada, foi lá várias vezes e fez imagens marcantes. Fez dupla com Irineu Guimarães
Pelo menos uma edição especial mostra fotos de Gil Pinheiro. Mas certamente, segundo ex-editores da Manchete, Juvenil de Souza foi o "dono do assunto".
Agradecemos a retificação.
Perfeito. As imagens realmente são impressionantes e não sei de uma revista que publicou tantas delas como a Manchete. A propósito, que fim levou Juvenil?? O nome dele quase não aparece na internet. Obrigado e parabéns pelo blog. Abcs
Postar um comentário