por Nelio Barbosa Horta
É inacreditável o que a Empresa de transportes 1001 vem fazendo com os jovens da terceira idade que diariamente usam seus veículos, os chamados "ônibus de duas portas", aqueles que são destinados aos idosos e aposentados, beneficiados pela gratuidade das passagens.Os moradores de Bacaxá são os que mais sofrem: além de não ser início de linha o posto não dispõe de sanitários; os funcionários do posto avisam: sanitário só na padaria...
Como funciona o transporte
Os idosos que precisam utilizar os ônibus para a Região dos Lagos têm que chegar cedo para pegar o primeiro ônibus que sai às 6:50, de Niterói. Formam-se filas enormes. Os lugares são marcados com as bolsas e malas para garantir assento nos ônibus que têm 42 lugares sentados. Depois, só em pé (a viagem para Araruama dura cerca de 2 horas), ou aguardando o próximo ônibus, às 11:50 ou 22:45. Isto para uma viagem pela Serra; se for via Jaconé, a viagem vai levar mais 50 minutos. Os ônibus, via Jaconé, saem às 8:30, 10:30, 14:50 e 17:30.
1001 soluçoes
Para resolver o problema da falta de lugar nos ônibus especiais e a viagem em pé de alguns passageiros, bastaria que os donos da Empresa autorizassem que os ônibus convencionais (aqueles que cobram R$ 15,00 pela viagem) permitissem que ficassem reservados 4 (apenas quatro) lugares para idosos. Para cada ônibus especial para idosos, saem três ou quatro quase vazios dos ônibus convencionais. Esta medida iria favorecer em muito os aposentados, visto que quatro ônibus levariam 16 passageiros a menos nos ônibus especiais. É uma medida simples e que poderia facilitar o transporte dos passageiros idosos que precisam se locomover toda semana para Niterói ou para o Rio de Janeiro e depois, voltar. (Nelio Barbosa Horta)
2 comentários:
Meu caro Nélio Horta, não podemos esquecer que a 1001 é uma empresa da família Jacob Barata. Ora, corre na boca do povo que o Sérrgio Cabral, governador do Estado do Rio era ou é genro do velho jacob Barata. Genro ou não o fato e que o governador acabou com as Vans, um transporte alternativo, que atendia não só aos suburbios do Ri como ao interior do Estado para as regiões do sul, do centro e das praias até Cabo Frio. Todo esse transporte ficou reduzido a 6 Vans e só uma empresa. Por outro lado essas cidades da costa do sol ficaram cheias de onibus novinhos rodando a intervalos regulares, Se melhorou não sei, mas sei que o preço das passagens dos onibus do Rio para o interior do Estado sofreu u bom aumento.
Não estamos lutando contra uma empresa mas sim contra um governo de Estado e nesse caso perdermos feio.
Os ônibus que atendem a região dos Lagos na sua maioria não tem sanitários. Como vc falou a viagem até Araruama leva duas horas, quando não tem engarrafamento na estrada ou por motivo de batidas de varros ou por motivo de obras na estrada e aí a viagem leva mais de duas horas até Araruama, até Cabo Frio vai levar de 3h a 4h. Essa é a realidade. Como lutar contra essa poderosa empresa que tem como cobertura o governo do Estado.
Postar um comentário