sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O MOMENTO DA JUSTIÇA


O primeiro de agosto de 2000 foi um dia trágico para os 2.500 funcionários da Bloch Editores (empresa de comunicação que tinha como nave-mãe a revista Manchete). Com a decretação de falência da empresa, eles ficaram de repente privados de trabalho e diante da ameaça literal de se virem no olho da rua com suas famílias, que somavam 10.000  pessoas. Só depois de quatro anos, refeitos do choque, os ex-funcionários, sob a liderança de José Carlos Jesus, com o apoio de um punhado de bravos, começaram a tomar pé e estabelecer um diálogo com a Massa Falida e com os setores da justiça vinculados à falência de Bloch Editores. Uma grata surpresa foi a simpatia e solidariedade que os ex-empregados receberam da Juíza da 5ª Vara Empresarial, dra. Maria da Penha Nobre Mauro, do representante do Ministério Público, dr. Luiz Roldão de Freitas, e da síndica da Massa Falida, dra. LucianaTrindade Pessoa da Silva. Particularmente importante foi a atuação da juíza da 5ª Vara Empresarial, não só agilizando o processo, mas imprimindo a ele uma sensibilidade humanista rara na chamada "máquina da Justiça."  Chefiando uma das varas mais movimentadas do Fórum — com o inestimável apoio de seu assistente, dr. Cláudio José Silos Soares —, a dra. Maria da Penha soluciona sem demora alguns dos processos mais complicados do Rio de Janeiro. Na terça-feira, 4 de setembro, ela recebeu em seu gabinete uma comissão de ex-funcionários da Bloch, que a homenageou por sua atuação com a entrega de uma placa comemorativa. Entre outros, estiveram presentes Murilo Melo Filho, José Carlos Jesus, José Alan Leo Caruso, Roberto Muggiati,  Jileno Dias, Arminda de Oliveira Faria, Zilda Ferreira, Genilda Tuppini, e o presidente do Sindicato dos Gráficos do Rio de Janeiro, Jurandi Calixto Gomes. Na ocasião, a juíza, emocionada, revelou o segredo do seu sucesso: "Por trás dessa montanha de papeis eu vejo apenas o ser humano. Poderosos ou pobres, cada um deles é uma pessoa, um indivíduo sedento de justiça."

4 comentários:

debarros disse...

O Muggiati me lembra o Anthony Hopping na sua postura relaxada, muito britânica, afinal ele é um inglês do País de Galles, mas o Muggiati, de inglês não tem nada, Tá mais pra napolitano.
Bem, mais uma vez o José Carlos de Jesus está de parabens com essa homenagem prestada à Meritíssima Juiza assim como à dra Luciana, Síndica da Massa Falida e aos senhores Promotores que arbitraram as reivindica ções trabalhistas dos ex-funcionários da Bloch editores S/A.

Nelio Barbosa Horta disse...

Nelio e Zila mandam cumprimentos ao José Carlos, ao Mug., ao Murilo, à Dona Arminda, à Zilda, ao Alan Caruso, ao Jileno, à Genilda Tuppini, ao Jurandi Gomes. Parabéns pela homenagem à Juiza, Dra. Maria da Penha e à Dra. Luciana, da Massa Falida. Abraços saudosos "Bloqueanos" em todos.

Nelio Barbosa Horta disse...

Nelio e Zila mandam cumprimentos ao José Carlos, ao Mug., ao Murilo, à Dona Arminda, à Zilda, ao Alan Caruso, ao Jileno, à Genilda Tuppini, ao Jurandi Gomes. Parabéns pela homenagem à Juiza, Dra. Maria da Penha e à Dra. Luciana, da Massa Falida. Abraços saudosos "Bloqueanos" em todos.

debarros disse...

Zé Carlos, você é o mais elegante de todos os presentes. Parece um Senador da República, com essa careca brilhando sob a luz do gabinete e os fartos cabelos brancos que coroam a sua nuca.