Reprodução IG |
Funciona mais ou menos assim: o repórter-garoto-zona-sul acorda e resolver oferecer uma pauta "polêmica". Ou o editor-zona-sul a caminho do trabalho tem o "insight": Já que todo mundo está elogiado o teleférico do Alemão, vamos na contra-mão e ver o que não funciona". E lá se vai uma equipe já com o título da matéria prontinho e acabado. É suposição mas vai por mim: é assim que a banda toca. Ao título pré-concebido segue-se uma matéria disfarçada em números mas sem pé nem cabeça. Uau! Os moradores do Alemão não utilizam o teleférico. Uau! O teleférico atende a apenas 11% dos moradores da região. Uau! É matéria pra Premio Esso, brother!. Dá uma olhada: a matéria do IG diz que o teleférico recebe 10 mil usuários por dia. É muito, é pouco? Quem sabe. Mas o texto não se intimida e logo fala que a maioria é "turistas". Bom, se for verdade, o teleférico já está chegando junto em termos de atração diária com o Pão de Açucar e o Corcovado. Bom, e mesmo que fosse verdade não seria uma matéria superficial como essa o fator incontestével de comprovação. Mas ao pé da matéria, uau!, uma surpresa, outro uau!: os moradores do Alemão aprovam o teleférico que poupa caminhadas de 30 minutos ou mais. Mas isso não dá audiência, melhor minimizar. Guarde na memória: daqui há alguns anos, o editor-garoto-zona-sul vai pedir ao repórter-garoto-zona-sul uma matéria sobre "o excesso de lotação do teleférico do Alemão". Aposto.
Um comentário:
Uau!, os velhos jornalistas não fizeram escola?
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