terça-feira, 6 de março de 2012

A Copa dos trapalhões...

por Gonça
Primeiro, o secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke disse em entrevista que o Brasil precisava levar um pontapé na bunda para cumprir os prazos de preparação para a Copa do Mundo de 2014. O ministro do Esporte Aldo Rebelo reagiu afimando que não aceitaria mais Valcke como interlocutor. O secretário-geral, diante da repercussão, amarelou mas complicou ainda mais as coisas. Além de merecedores de levar um chute no traseiro, os brasileiros, na sua avaliação, passaram a ser considerados burros. Sim, só esse rótulo explicaria a tosca "explicação" do secretário que pediu desculpas e se disse vítima de um erro de tradução. A expressão "se donner un coup de pied aux fesses", justificou  ele, significa "acelerar o ritmo". Perceberam? Valcke queria que sua fala fosse vertida por um desses tradutores de legendas de filme B. Só pode. "Coup" é "golpe, para ser mais elegante, "pied" é pé mesmo e "fesses" é nádegas. 
Bom lembrar que a Fifa tem até julho para, se quiser, cancelar a Copa no Brasil. E sem pagar qualquer multa. Está no acordo. É mais um detalhe na encrenca.
Mas a crise toda é uma comédia. Patriotismos à parte, os políticos brasileiros precisam mesmo levar um chute na bunda. Quando o Brasil se candidatou e ganhou a oportunidade valiosíssima de sediar uma Copa, a euforia foi geral. Esquecemos que o evento acabaria caindo obrigatoriamente nos pés de uma classe perna-de-pau: a dos políticos. Para complicar, como foi conquistada no governo Lula, tornou-se fato político de conotação partidária. Setores da oposição passaram a trabalhar contra, embora políticos de partidos contrários ao governo federal governem e comandem as obras em vários estados que serão sedes da Copa. Ou seja, tornou-se um imbroglio. Dilma não fala com Ricardo Teixeira, Teixeira não fala com o presidente da Fifa Joseph Blatter, Rabelo não conversa mais com Valcke, Mano Menezes não tem time, e por aí vai.
Um exemplo da confusão: a correspondência enviada por Aldo Rebelo à Fifa comunicando que não aceita mais Valcke como interlocutor foi enviada para Lausanne, sede do Comitê Olímpico Internacional. A sede da Fifa está também na Suiça, mas em Zurique. Mas para Rebelo, que não deve saber nem onde fica o Maracanã, Copa, Olimpíada, futebol, maratona, gol e levantamente de peso... deve ser tudo a mesma coisa.  Agora dá para entender porque o símbolo da Copa é o "Chico Xavier envergonhado". Nem o médium quer ver a zorra total que autoridades e dirigentes estão aprontando.
N.R: Após as justificativas de Valcke sobre a interpretação da frase em francês, jornalistas presentes à coletiva informam que o secretário-geral da Fifa se expressou em inglês. Ou seja: à grosseria, o elemento acrescentou a mentira.


  

Um comentário:

Ebert disse...

A Fifa, que também não é flor que se cheire, não sabe onde se meteu