terça-feira, 13 de agosto de 2024

Um R.I.P para o "delfim" da ditadura

Jô Sôares (Dr. Sardinha) e Delfim Netto
na capa da Manchete em foto de Rolnan Pìmenta



por José Esmeraldo Gonçalves 

Delfim Netto, ex-ministro da ditadura, morreu ontem em São Paulo aos 96 anos. Em 1968, ele foi um dos signatários do AI-5, que, nos anos seguintes, resultou em brutal ampliação do número de prisões de opositores do regime militar, assassinatos e sessões de tortura. 

Delfim não se incomodava com críticas que o ligavam à ditadura e não renegava o passado, mas tentou se justificar e foi capaz de dizer que não época "não sabia" que a ditadura torturava e matava opositores. Comandou a economia durante dois governos especialmente violentos: de Costa e Silva e Médici. Era tão poderoso que ganhou a alcunha de "czar". 

Ao fim do governo Médici, surgiram rumores discretos de que Delfim tinha apoio militar e poderia ser uma opção civil e confiável em um futuro, mesmo que distante, esgotamento da ditadura. Ernesto Geisel sacou sua carta e antes que o "delfim" de Médici lhe fizesse sombra o enviou para um cargo de luxo, ócio, e distante: embaixador em Paris. Anos depois, o economista foi ministro da Agricultura e ministro do Planejamento no período de João Figueiredo. Recentemente, em entrevista ao UOL, Delfim  afirmou que assinaria novamente o AI-5, aparentemente continuava ignorando torturas e assassinatos do regime militar. 

O economista conquistou bom trânsito e amigos jornalistas na mídia. Tornou-se uma espécie  de comentarista de estimação, em forma de frases tidas como espirituosas. Um desses jornalistas e admiradores o considerava um "frasista genial". Em abril de 2011, em uma das suas falas no progama Canal Livre, da Band, ele cometeu uma dessas genialidades: “Há uma ascensão social visível. A empregada doméstica, infelizmente, não existe mais, ela desapareceu. Quem teve este animal, teve. Quem não teve, nunca mais vai ter". 

De certa forma, Jô Soares e a Manchete deram uma força à popularidade de Delfim. Em 1979, quando fazia sucesso na TV o personagem Dr. Sardinha, que ironizava o ministro, Delfim e Jô aceitaram conversar e posar juntos com exclusividade para a capa da revista. O Dr. Sardinha tranformava em piada a falta de intimidade do então ministro com frutas, legumes, cereais e grãos em geral. Delfim revelou na entrevista que ao receber o convite da Manchete para posar com  Jô pensou em recusar, "temia danos à imagem", segundo disse. Depois concluiu que era uma simples sátira. Ele tinha razão. Ao aderir ao humor e se deixar fotografar ao lado do Dr. Sardinha virou o efeito da gozação, mostrou até o jogo da cintura que não tinha e se tornou simpático diante da enorme audiência do programa do Jô na TV Globo.    

sábado, 10 de agosto de 2024

Tapem os narizes, isso pode acabar em lama. STF quer transparência no esquema do Orçamento Secreto. Bomba política que deixa o Congresso sob tensão é capa da Carta Capital

 


Comentário do blog - Orçamento Secreto, como se sabe, é o esquema financeiro criado no governo de Bolsonaro que permite a generosa distribuição de dinheiro pelo Congresso em um fluxo bilionário de difícil rastreamento. Também conhecido como "festa no interior".

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Com imagem congelada na baixa e saindo na mídia apenas por envolvimento em questões pessoais, Neymar investe pesado nas redes sociais.

Com imagem congelada na baixa, o jogo de Neymar por enquanto está na internet. Mais precisamente nas suas contas oficiais no You Tube, Facebook e Instagram. Tudo é divulgação.Um ponto de marketing praticado pela sua equipe é supervalorizar os treinos com bola e sem bola realizados atualmente pelo brasileiro na Arábia Saudita. Ele ainda não tem data para voltar a jogar, talvez setembro ou outubro. Outro, mais intenso, é acoplar a marca de Neymar a personalidades e atletas com imagem menos rejeitada. Por isso ele apareceu nas tribunas vendo os jogos da recente Copa América, no Estados Unidos. Como o Brasil não deslanchou, a tática foi abortada. O site oficial de Neymar voltou-se para as Olimpíadas e se apressou em parabenizar medalhistas como Rebeca, Gabriel, Raíssa, Bia etc. É uma estratégia conhecida entre gestores de imagem essa de pegar carona em momentos e celebridades menos polêmicas e mais favoráveis. Ocorre que, para voltar a ser protagonista, Neymar não depende das redes sociais. Ele precisará a mostrar em campo que se recuperou e ainda assim terá a desvantagem de estar jogando em um centro secundário do futebol. Quem liga para os clubes da Arábia Saudita? Apenas os jogadores que deixaram a Europa em troca de milhões de euros. Sabe-se que ele considera voltar à Europa. O problema é quando e onde receberá uma proposta. Voltar à seleção é outro objetivo crucial para ele. Todas as possibilidades, contudo, aguardam seu desempenho em campo.

Medida Provisória isenta de taxação prêmios dos atletas olímpicos. "Jabutis" já treinam para também subir nesse pódio. Vai uma carona aí?

Agência Brasil/Reprodução 

Comentário do blog - Nos últimos dias as redes sociais e até veículos jornalísticos que reproduzem conteúdo sem apuração criteriosa espalharam um notícisa falsa: Lula, segundo eles, cobraria imposto de renda em cima dos prêmios pecuniários dos atletas olímpicos brasileiros. 

Ocorre que essa lei foi instituida pela ditadura nos anos 1970. Por ocasião da Olimpíada de Tóquio, em 2021, o governo de Jair Bolsonaro cobrou o imposto dos atletas medalhistas, conforme a legislação. 

A máquina de fake news do fascismo bolsonarista abriu fogo sobre o ministro Haddad até que a Receita Federal explicasse a origem da lei. 

Ontem, Lula assinou uma Medida Provisória que abre uma exceção na taxação desses prêmios. O texto é especifico para premiações do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Paralímpico Brasileiro. 

Tudo certo, é justa a medida.

O problema pode começar no Congresso - o pior de todos os tempos no Brasil - quando a MP for analisada e votada. Uma prática comum entre deputados e senadores é inserir "jabutis" e "contrabandos" em projetos de lei e MPs. Na atual legislatura as iniciativas do governo federal podem ser deformadas por interesses particulares ou de bancadas que atendem a demandas em geral. Na última hora aparecem artigos que fazem a festa de setores ou indivíduos. 

A oposiçao de extrema direita é majoritária e aprova tudo. Vale a especulação: são enormes as chances de algum parlamentar sacar da cartola "jabutis" ou 'contrabandos" de estimação que podem ou não ter a ver com o conteúdo da MP. Um "izperto" poderá incluir prêmios recebidos por personalidades em seminários e encontros corporativos geralmente realizados em Nova York e Lisboa. Sempre se pergunta porque não escolhem como local para esses debates, por exemplo, a aprazível cidade de Arroio dos Ratos, no Rio Grande do Sul. Os "jabutis" poderão despontar sobre as mais diversas pelagens e tamanhos. Um pastor que receba uma remuneração pecuniária de uma entidade estrangeira em uma competiação de soletração de versículos; um concurso na TV italiana sobre a vida da primeira-ministra de extrema direita Giorgia Meloni. Uma maratona em torno do cemitério de Petersburg, na Virgínia, onde está enterrado Olavo de Carvalho, o guru dos bolsonaristas. Agora, sério, é impossível prever até onde vai a criatitividade parlamentar, mas uma coisa é previsível: "jabutis" vão subir no pódio do Congresso quando essa MP for votada.  

Do newsletter Jornalistas&Cia - O colecionador de xícaras

 

Reprodução. Clique na imagem para ampliar a leitura

Em setembro, Jornalistas & Cia comemorará 29 anos de atividade. O diretor Eduardo Ribeiro anuncia uma reformulação editorial que marcará a data. O boletim informativo é uma leitura semanal indispensável aos profissionais que pretendem manter atualização permanente sobre o universo da comunicação e a movimentação do setor corporativo e do mercado em geral. É a nossa tecla F5, mas vai muito além disso. 

A seção Memórias da Redação, por exemplo, recupera "causos" e casos - geralmente bem-humorados - dos bastidores do jornalismo e da atuação dos repórterese e fotógrafos de várias gerações. 

A mais recente edição traz um texto do jornalista Walterson Sardenberg Sobrinho, o Berg, que foi repórter da Manchete e Fatos & Fotos e editor em outras importantes publicações. Reproduzimos acima "Um cafezinho com  Mário Américo" (José Esmeraldo Gonçalves)   


quarta-feira, 7 de agosto de 2024

TBT Suzy Rego - Ex-miss Pernambuco, atriz conta história de bastidores de uma capa da Manchete

 

Em 1984, Suzy Rego concorreu ao Miss Brasil e perdeu o título por apenas um voto. Logo depois do anúncio do resultado, ele posou para a tradicional capa que a Manchete fazia do concurso. Estava triste, segundo contou à TV Cultura em vídeo reproduzido na sua conta no Instagram (centralsuzyrego) ou no Facebook. Ela não sabia que aquele segundo lugar (a Miss Brasil daquele ano foi Ana Elisa Flores, de São Paulo) mudaria sua vida. 

Suzy Rego logo engrenou uma carreira de atriz de teatro e de novelas da Globo. onde trabalhou como contratada durante 18 anos. No vídeo que pode ser acessado no link abaixo ela conta uma história de bastidores daquela sessão de capa da Manchete

https://www.instagram.com/p/C7UcZtSOv2v/

https://www.facebook.com/reel/794256682753211

domingo, 4 de agosto de 2024

"La mano, cadê o eco, la mano". Incidente nada convencional na convenção bolsonarista

Imagem de divulgação reproduzida do Instagram 


Imagem de divulgação reproduzida do Instagram 

O governo de Santa Catarina demitiu funcionário Samuel Moro Jacques, assessor de comunicação digital. Motivo: ele publicou um vídeo em a mão esquerda do governador Jorginho Mello (PL) aparentemente escorrega na zona de segurança de Michelle Bolsonaro durante uma convenção do partido boldonarista PL. Até o momento em que escrevo esse post o governador pernanecia no cargo. O vídeo publicado na página oficial do PL de Santa Catarina viralizou nas redes sociais.

Se Mário Vianna fosse vivo teria pedido a falta - "la mano, cadê o eco, la mano".

*Informação para a geração Z: Mário Vianna era comentarista de arbitragem da Rádio Globo nas décadas de 1960/70. O "lá mano" era um dos seus famosos bordões.

People e Time "descobrem" o fenômeno Rebeca

 





A mídia estadunidense reconheceu Rebeca Andrade como a ginasta que desafia Simone Biles. Mais do que isso, como a Reuters definiu, a brasileira é a atleta que causa "stress" na Biles.

terça-feira, 30 de julho de 2024

Olimpíada não tem pódio para religião, mas proselitismo de crenças se infiltrou em Paris 2024

Foto COI/Divulgação
por José Esmeraldo Gonçalves

A Carta Olímpica, uma espécie de Constituição da Olimpíada, é clara: o Artigo 50 do documento estabelece que não é permitida em qualquer instalação olímpica qualquer forma de manifestação ou propaganda política, religiosa ou social. A Carta é um guia para todos os países que participam das competições. 

Apesar disso, o exibicionismo religioso tem tentado nesta edição dos Jogos, quebrar esse princípio. A Olimpíada reúne atletas das mais diversas culturas, fé, ideologia e raças. Contaminar uma festa universal de congraçamento esportivo com proselitismos particulares equivale a introduzir no ambiente esportivo gatilhos de divisão, conflito e até ódio.

Um assunto que dominou a mídia e as redes sociais foi um dos elementos artísticos da abertura oficial dos Jogos. Católicos e evangélicos reagiram com desproporção equivocada a uma suposta releitura da "Última Ceia", que incluía um "ofensivo" painel da diversidade de gênero. A intolerância levou os religiosos a uma interpratação deturpada da representação artística. Segundo o cerimonialista e diretor criativo da cerimônia inaugural, Thomas Jolly, o que o fundamentalismo viu como paródia da "Última Ceia" foi uma cena de banquete de Dionísio. Representado pelo ator francês Philippe Katerine o deus grego surgiu pintado de azul em uma mesa - móvel comum a qualquer banquete e não apenas à citada ceia - cercado de drags queens e dançarinos em uma festa pagã. "A ideia era fazer uma grande celebração ligada aos deuses do Olimpo", disse Jolly em uma entrevista ao canal francês BFM. "Eu queria uma cerimônia que unisse as pessoas, que as reconciliasse, mas também uma cerimônia que afirmasse nossos valores de liberdade, igualdade e fraternidade". Ele acrescentou que tudo isso estava claro na representação. "Dionísio apareceu nessa mesa como o deus da festa, do vinho, e pai de Sequana, deusa relacionada ao rio Sena". Historiadores confirmaram nas redes sociais a presença de detalhes do quadro a "Festa dos Deuses", de Giovanni Bellini (1514). Em todo caso, os organizadores da cerimônia pediram desculpas diante de eventuais interpretações mesmo erradas e negaram intenção de desrespeitar religiosos. 

A propósito, releituras da Última Ceia nem são novidade e nem carregam obrigatoriamente ofensa à fé de quem quer que seja. Veja, abaixo, alguns exemplos dessas paródias bem-humoradas. Além do que as reproduções mostram, há muitas paródias. O histórico painel de Ziraldo nas paredes do Canecão mostrando a chopada dos personagens cariocas é uma dessas inspirações que vêm da bíblia para o humor contemporâneo..

Turma da Mônica/Divulgação  
Super-heróis. Do site Sanatório da Imprensa/Criação: Wanderley Freitas

Aparentemente sem ligação com o episódio da abertura da Olimpíada, mas em direção contrária à laicidade da Olimpíada, o  COB (Comitê Olímpico do Brasil) teve seu dia de exibiconismo religioso. Acompanhando uma foto de integrantes de delegação (abaixo) uma das integrantes da direção assinou um post de caráter religioso. 

Reprodução/Time Brasil

Reprodução TV/COI

A skatista Raissa Leal, medalha de bronze nos jogos de Paris, quebrou o protocolo ao mandar um mensagem religiosa usando a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Não se sabe se por iniciativa própria ou a pedidos a atleta de 16 anos, em plena apresentação, divulgou a mansagem "Jesus é o caminho, a verdade e a vida". 

Agora imagine o que seria a Olimpíada se muçulmanos, israelitas, praticantes de religiões de matriz afro, budistas, sikhistas, espíritas, baharistas etc  usasem parte dos seus tempos de prova na divulgar suas crenças.

Atualização em 30/07/2024: Barbara Butch, a DJ francesa que participou da performance atacada por radicais (ela aparece com enfeite dourado na cabeça na cena da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris) está recebendo ameaças  de morte por parte da extrema direita religiosa da França.

Atualização em 31/07/2024 - O COI aceitou a alegação de Raíssa Leal de que desconhecia a proibição de fazer proselitismo de religião em ambiente olímpico. A atleta receberá apenas uma advertência.  O COI ainda manifesta seu apoio à liberdade de expressão em entrevistas ou declarações dos atletas fora das competições em respeito à Carta Olímpica.

Paris 2024: Jérôme Brouillet, da AFP, faz a foto olímpica do voo de Gabriel Medina

 


Na capa do Globo, Gabriel Medina sobre as ondas. A foto feita por Jérôme  Brouillet, da France Press, em Teahupoo, globalizou nas redes sociais e nos principais jornais. O francês estava em um barco com mais nove fotógrafos, mas só ele captou o exato milésimo de segundo em que Medina decolou após sair de um tubo que lhe valeu uma pontuação de 9,90, a maior até aqui em Olimpíada.

segunda-feira, 29 de julho de 2024

São Paulo tem agora uma nova ameaça nas ruas: o Porsche assassino

Carros de luxo são a nova arma de playboys da elite paulistana contra os desfavorecidos? Em dois casos recentes Porsches assassinos mataram um motorista de aplicativo e um motociclista. Provavelmente com seus condutores aditivados de álcool ou drogas, além da raiva. Desentendimentos em trânsito já figuram como agentes de homicídios nas estatísticas após o derrame de armas promovido pelo governo Bolsonaro. O sujeito leva uma fechada e sai do carro de pistola em punho ou até um fuzil também liberado para civis aloprados. Um espelho retrovisor quebrado pode significar uma sentença de morte. A novidade é que, se houver falta de bala, um Porsche com calibre de guerra serve como arma na mão desses playboys desvairados. Aparentemente, quanto maior a conta bancária, mais os portadores dos carros vingadores pensam que têm licença para matar.

domingo, 28 de julho de 2024

A ira contra a democracia

Reprodução
de imagem da NBC

Trump foi muito claro. Se depender dele essa será a última vez que os estadunidenses vão votar para presidente. O magnata, que é criminoso condenado em um dos muitos processos criminais a que responde, está  confiante depois de tomar um estilhaço de bala na orelha. Ele se entroniza como o líder da extrema direita e ameaça mais uma vez a democracia. Depois do ataque ao Capitólio, quando instigou seus adeptos à extrema violência, Trump revela um objetivo diabólico: construir uma teocracia absoluta. 

* "Cristãos, saiam e votem! Só desta vez - vocês não terão que fazer isso mais". 

*  "Querem saber de uma coisa? Tudo será consertado! Vai ficar tudo bem. Vocês não precisarão mais votar, meus lindos cristãos. Eu amo vocês."

Essas foram as palavras de Trump dirigidas a um grupo radical de cristãos chamado Turning Point Action em West Palm Beach, no estado da Flórida.

sábado, 27 de julho de 2024

Na capa da Veja: o clone bolsonarista

 

Comentário do blog - Esse elemento aí é o Bolsonaro 2.0. Tem o mesmo ideário neofascista, o mesmo impulso para vender bens públicos a preço de banana. O mesmo desprezo por políticas sociais, ambientais, de saúde pública. É a aposta dos oligarcas da mídia brasileira para 2026. É o "Aécio" da vez, o "Collor" da temporada. O "Sarney" do momento. A mesma mídia que já fechou com ditatores. Uma escolha que revela o critério de sempre. Estadão, Folha, Globo,Record, Band, SBT, a extrema direita na internet, ongs corruptas que se beneficiam das verbas públicas, emendas, emendões e emendinhas, tudo isso está está, como sempre, com quem dá mais. O candidato escolhido nos mais escuros gabinetes é o guardião das elites, o defensor dos subsídios que transferem dinheiro público para bolsos privados, da lucrativa privataria. Agora, também conta a religião. Quando mais fanático e "talibã" mais o candidato conta pontos. Mas é o que temos como prato principal da mídia conservadora e dos sites das fascistas. Juntos, são a desgraça do país.

Na capa da IstoÉ: a promotora contra o condenado

 


Na capa da Carta Capital: a escolha entre a democrata e o criminoso neofascista

 

 

Comentário do blog - Pela primeira vez os delegados estaduais. Sim, porque no confuso sistema eleitoral, o eleitor não decide; o vencedor no voto popular pode ser superado pelo voto dos delegados. O legislador demonstrou não confiar no povo e colocou uns trava para regular a vontade dos cidadãos e evitar surpresas fora do bipartidarismo dominante. Kamala Harris tem chance, mas precisa conquistar mais delegados do que Trump, de preferência abrir uns vantagem segura. Trump mesmo na sua disputa contra Hillary Clinton perdeu no voto popular e venceu entre os delegados estaduais. Dependendo do estado, o voto do eleitor vale menos ou mais. No que lhe compete, o eleitor estadunidense vai escolher entre um condenado que não hesita em manifestar suas posições neofascistas na política externa, no ambientalismo, na imigração, nos costumes, na política econômica que privilegia os grandes grupos, na liberação das armas e na contaminação religiosa do Estado. Um segundo mandato de Donald Trump.cai impactar os Estados Unidos por décadas. O magnata poderá dar à Côrte Suprema uma poderosa marca conservadora e neofascista; poderá dar um aval a Israel para a limpeza étnica definitiva do, para a extrema direita israelense, incômodo povo palestino. Aparentemente, Kamala equilibrou a disputa. Mas o suspense persistirá até novembro.

sexta-feira, 26 de julho de 2024

A primeira grande foto de Paris 2024 mostra uma brasileira guerreira






Observem que a capa do Estadão captou a plasticidade e o dado jornalístico da foto. O Globo dançou. Partiu para uma técnica da primeira metade do século passado: recortou a melhor foto que o jornal teria para aquele dia. A goleira do time brasileiro de handebol, Gabi Moreschi, defende uma bola na ponta do pé. Ângulos perfeitos, enquadramento ágil. O fotógrafo da AFP, Antonin Thuillier, autor da imagem, não viu o "crime" do Globo ou se suicidaria no Sena e deixaria uma mensagem indignada para o editor da primeira página.


Rosa Magalhães (1947-2024), a marquesa da Sapucaí - Em dois momentos, a mesma paixão

A comemoração do primeiro título em 1982,
em parceria com Lícia Lacerda . Foto Manchete

Em 2000, com a faixa de campeã pela Imperatriz. Foto: Manchete

* Na imagem em p&b (*), Rosa Magalhães comemora na quadra da Imperatriz seu primeiro título no carnaval. Ao seu lado, Lícia Lacerda, parceira no desenvolvimento do enredo da escola. Naquele ano, a Imperatriz venceu com o histórico Bum Bum Praticumbum Progurundum, de Beto Sem Braço e Aluísio Machado. Rosa costumava dizer que carnaval era uma cachaça. "Mas daquela bem boa, lá de Paraty", completava, Ela ajudou a Imperatriz a conquistar cinco dos oito titulos da escola carioca de Ramos. 

* Na segunda foto (**), o orgulho ao posar com a faixa de campeã, em 2000, também pela Imperatriz. 

Seu último título aconteceu em 2013, quando levou a Vila Isabel a brilhar na avenida. No carnaval de 2023, sua derradeira participação. assinou o desfile da Paraíso de Tuiuti. Rosa Magalhães sofreu um infarto, hoje, aos 77 anos, no seu apartamento em Copacabana. 

A marquesa da Sapucaí deixa um legado nobre para as escolas: o respeito à cultura popular e o talento para contar a História. Assim, com H maiúsculo. 

(*) (**) -  Infelizmente não foi possível registrar a autoria das fotos, que a Manchete costuvava creditar à equipe escalada para a cobertura geral do carnaval.  

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Memórias Pré-Manchete • O SENA É UMA FESTA: A temporada que vivi às margens nada plácidas do rio parisiense • Por Roberto Muggiati

           

Foto de Cartier-Bresson na capa do LP de Bill Evans  [Reprodução]

A escolha original e ousada de abrir as Olimpíadas fora de um estádio, em barcaças sobre as águas do Sena, me trouxe de volta as memórias do ano vibrante que vivi nas proximidades do célebre rio. Cheguei a Paris uma semana depois de completar vinte e três anos. Contraparodiando a frase célebre de Paul Nizan, “não deixarei ninguém dizer que não é a idade mais bela da vida”. Desembarquei às oito horas da manhã da sexta-feira 14 de outubro de 1960 na Gare d’Austerlitz depois de vinte horas no trem de Madri. Com minhas duas malas de Curitiba sentei-me no café de calçada da estação, debruçada sobre as águas do Sena. Devorei um croissant com uma tigela de café-com-leite folheando Le Figaro. Naquela tarde haveria um concerto com o trio do pianista Bud Powell e o quarteto do saxofonista Lucky Thompson em memória do contrabaixista Oscar Pettiford, morto recentemente. Peguei um táxi para a Casa do Brasil, na Cité Universitaire. Joguei as malas sobre a cama e me mandei para o Théâtre des Champs Élysées. Não quis arriscar o metrô, um táxi era mais seguro – comecei a desfolhar precocemente o talão de travelers cheques, mas valia a pena. O teatro, que em 1913 fora o palco da tumultuada estreia do modernismo (A Sagração da Primavera pelos Ballets Russes de Nijinsky e Diaghilev), estava metade cheio, ou metade vazio, o que garantia o silêncio necessário para fruir as delicadas filigranas do piano de Bud Powell, que eu veria outras vezes em sua “residência” no Blue Note.

Lembro bem as águas do Sena quando – estudando jornalismo com uma bolsa do governo francês – tive a sorte rara de morar no pequeno City Hôtel, na Île de la Cité, ou seja, no centro da foto perfeita de Henri Cartier-Bresson, o mestre do clic zen, daqueles flagrantes roubados em pleno movimento, numa pirueta visual de que só sua cabeça, seu olho e seus dedos eram capazes. Em 1951, excepcionalmente, ele fez uma foto em que o ser humano era completamente anulado pela paisagem: uma vista da Île de la Cité, tomada do Pont des Arts, uma passarela para pedestres, de notoriedade recente –ficou ameaçada de cair por causa do peso dos cadeados de namorados atrelados em suas muretas. A foto é uma obra-prima da composição, céu e rio cortados horizontalmente pelo Pont Neuf e, no centro exato, a ponta da ilha se projeta como a proa de um navio. A riqueza de tonalidades cinzentas é fabulosa. Cartier-Bresson fez cópias da imagem como se fossem tiragens de uma gravura, emoldurando-as com um fio e assinando cada uma. Segundo ele, as cópias foram feitas em “couleur de Loire”, um tom que foi rebatizado “cinza Cartier-Bresson”. Concentrando-se na paisagem e omitindo daquele universo seus costumeiros personagens vivos e saltitantes, Bresson reduz o ser humano a pequenos pontos negros perdidos naquela massa geométrica cinzenta, um comentário sutil sobre a total inutilidade do indivíduo. A foto ilustrou a capa de um álbum do pianista Bill Evans gravado em Paris, a capital mundial afetiva do jazz.

Amarrando o sapato debaixo do chorão na ponta da ilha,
o Pont Neuf ao fundo [Arquivo pessoal]

Lembro as águas do Sena quando atravessava toda noite o Pont Neuf para me refugiar no aconchego do hotelzinho na Place Dauphine, de formato triangular, que um jornalista irreverente chamou de “a Vagina de Paris”. Na Place de La Concorde, “o Umbigo de Paris”, os aristocratas eram guilhotinados pela Revolução Francesa. E o romancista Émile Zola batizou “o Ventre de Paris” o mercado de Les Halles. De fevereiro a julho de 1961 eu deixava toda noite o 29 place Dauphine e caminhava até o 29 rue du Louvre – onde ficava o Centre de Formation des Journalistes – atravessando a imensidão dos Halles, com seus pavilhões de ferro abarrotados de frutas, legumes, hortaliças, carnes e peixes, orgia visual de uma cornucópia gargantuesca. Uma noite passava pela alameda das carcaças de bois sanguinolentas que pendiam de ganchos; outra, flanava pelos jardins de alfaces de todas as formas e cores; na seguinte me esgueirava pelos quiosques acres e úmidos de frutos do mar, peixes de todas as texturas, buquês de polvos com suas ventosas, ostras, mexilhões e vieiras aninhados em suas conchas. E ali se servia também nas madrugadas a melhor sopa de cebola do mundo, a do Pied de Cochon.


Trecho do romance Nadja que fala do City Hôtel e foto da praça [Reprodução]

O hotel ficava no gargalo da praça, que desembocava no Pont Neuf, na ponta da ilha, onde as águas do rio se bifurcavam. Só anos depois, ao ler Nadja, o romance revolucionário de 1928 do surrealista André Breton – que entremeia páginas de texto com páginas de fotos – fiquei sabendo da ligação de Breton com o City Hôtel:

“Esta Place Dauphine é um dos lugares mais profundamente retirados que conheço, um dos piores terrenos baldios que existem em Paris. Toda vez que estive lá, senti abandonar-me pouco a pouco o desejo de ir para outro lugar, precisei argumentar comigo mesmo para me livrar de certas amarras muito doces, agradáveis, insistentes e, no fundo, destruidoras. Além do mais, morei algum tempo num hotel nesta praça, “City Hôtel”, onde as idas e vindas a toda hora, para quem não se satisfaz com soluções simplistas, são suspeitas.”

Mon cher André, ficar sabendo que, 33 anos depois, morei no quartinho da mansarda do City Hôtel, com vista para o Louvre, dormindo as poucas horas que dormia no mesmo colchão em que você dormiu, me traz uma sensação muito forte de pertencer, de uma forma física, ao que de melhor a cultura do século 20 ofereceu. Só me resta arrematar com a frase final e definitiva de Nadja:

La beauté sera CONVULSIVE ou ne sera pas. (A beleza será CONVULSIVA ou não será nada.)

Lembro as águas do Sena – antes sequer de sonhar em morar na ilha – em minha primeira incursão, com amigos da Cité Universitaire, numa noite fria de janeiro na calçada que margeia o rio – Gene Kelly dançou ali com Leslie Caron em Sinfonia de Paris – e de repente uma cena bizarra nos arranca do nosso enlevo: uma mulher com vestido da belle époque se atira no rio do alto da ponte ao lado da catedral de Notre Dame. Só um ano depois, num cinema de São Paulo, fiquei sabendo que era uma dublê de Jeanne Moreau na filmagem de Jules e Jim.


Com Helena Costa nos buquinistas do Sena [Arquivo pessoal]

Lembro do Sena nos primeiros dias de fevereiro, morando já no City Hôtel, flanando pelos cais e vasculhando os buquinistas com Helena Costa, minha colega da Maison du Brésil, “máquina de morar” projetada por seu pai, Lúcio Costa, em parceria com Le Corbusier – Helena elegante e severa com sua capa de grife cinzenta. Parecia que o Brasil tinha se mudado para Paris, eu via sempre as meninas Kubitschek, Márcia e Maria Estela, nos concertos de jazz do Olympia. O país já desgovernado a partir de Brasília, depois do tresloucado gesto de Jânio, marcharia inexoravelmente para o desastre.

No início de fevereiro, de temperaturas historicamente amenas, parisienses acorriam para nadar nas águas do rio.

Lembro do Sena no início da primavera lambendo os galhos dos salgueiros chorões no Square du Vert-Galant, onde eu sentava num banco de madeira para ler os novos lançamentos dos autores beat da City Lights Bookshop de San Francisco, comprados ali perto, também às margens do Sena, diante da majestosa rosácea da Notre Dame, na livraria Le Mistral , hoje Shakespeare and Company . (É no Vert Galant que se passa o conto de Júlio Cortázar Las babas del diablo, inspiração do filme Blow-Up, que Antonioni ambientou na Swinging London. Bolsista em Paris em 1951, Cortázar rompeu com a ditadura argentina e ficou na França até morrer, em 1984.)

Lembro as águas do Sena, os beats estavam em Paris, num hotel decrépito na viela medieval Gît-le-Coeur, a poucos passos do rio. A viúva Rachou não tinha sequer um nome para sua espelunca, que virou Beat Hotel, sugestão do poeta Gregory Corso. William Burroughs ficava no quarto, afagando o gato e se drogando. Allen Ginsberg morava com o companheiro Peter Orlovsky, eu o abordei um dia – todo de preto, a gola da camiseta branca sobressalente lhe dava um ar de clérigo – esquivou-se e sumiu correndo.

Bombom Campos Malle no seu apartamento em Paris, anos 70 [Arquivo pessoal]

Lembro as águas do Sena naquele abril, eu tinha ouvido Thelonious Monk no Olympia com Bombom, Maria de Lourdes Campos. Lenda viva da côterie brasileira em Paris, Bombom é retratada por Danuza Leão na sua autobiografia Quase tudo: “Muito inteligente, Bombom entendeu logo que, sendo brasileira e baiana, para ser chique em Paris devia se vestir como uma inglesa e assim fez, até o fim da vida. E tinha os seios lindos, tão lindos que volta e meia, num restaurante, numa loja ou numa boate, sempre tinha alguém que dizia: ‘Bombom, mostra os peitos’. Com a maior tranquilidade ela levantava o suéter, mostrava, e a conversa continuava como se nada tivesse havido. Nesse período ela já namorava Bernard Malle, irmão de Louis. O namoro não ia nem para a frente nem para trás e uma noite eles brigaram feio. Bombom pegou todos os livros de Bernard – que era colecionador de livros antigos – jogou na rua e fez uma fogueira (e dizem que dançou nua em volta dela, em pleno inverno). No dia seguinte marcaram a data do casamento e ficaram juntos por mais de trinta anos.” 

A verdade do affaire Bombom-Bernard eu conheci bem mais de perto, na carne: Bombom decidiu ter um caso comigo só para enciumar o amante. Podres de rico, os Malle eram fornecedores de açúcar de beterraba do Imperador desde os tempos de Napoleão. Bombom deu o cheque-mate numa noitada comigo no New Jimmy’s, a discoteca da Régine. Bebemos o melhor champanhe e Bombom pendurou a despesa na conta de Bernard. Nunca mexa com o bolso de um francês. O plano de Bombom deu certo e ela já estava de casamento marcado com Bernard naquela tarde em que ouvimos de mãos dadas Monk tocar ao piano April in Paris, um solo genial de um minuto e quinze segundos, cada nota e cada silêncio perfeitos, a gravação sempre me reconduz àquele momento mágico. Bombom me abandonou como um traste velho sem deixar um traço, nem mesmo um pentimento do seu Chanel N° 5, e partiu para a Índia, onde o irmão trabalhava na embaixada do Brasil. Viciado naquela doce vida de sexo, vinho e jazz, vi meu mundo desabar. Bebi o dia inteiro e naquela noite caminhei até o Sena no local onde existia a Torre de Nesle, do alto da qual as devassas princesas de Borgonha – as irmãs Blanche, Marguerite e Jeanne de Navarra – mandavam jogar seus jovens amantes depois de uma noite de orgia. Desci os degraus até o rio e fiquei a mirar o reflexo do meu rosto nas águas poluídas. Fui arrancado do meu torpor pelo som de um saxofone acariciando a mais bela melodia do jazz, Round Midnight. Era Barney Wilen, meu vizinho, com as janelas abertas na noite abafada. Hipnotizado pela canção, dei meia-volta, marchei rumo ao boulevard Saint-Germain e fui repensar a vida. Sentei-me num restaurante de calçada diante de uma travessa de ostras frescas e uma taça de vinho branco gelado. O francês é sábio: não há chagrin d’amour que resista ao instinto do bon goûter e da joie de vivre. Meu projeto de suicídio foi adiado sine die com relativo sucesso. 

Lembro as águas do Sena na noite de 24 de abril, os generais de direita da Argélia articulavam um putsch para invadir Paris e tomar o poder. Voltando do lançamento do livro American Express, de Gregory Corso, encontrei todas as pontes que levavam à Île de la Cité bloqueadas por fileiras de ônibus, sucata dos anos pré-guerra, e centenas de gendarmes – com suas casquettes e pélerines antiquadas – fazendo a triagem de cada passante: “Vos papiers, s’il vous plaît?” Felizmente, naqueles tempos conturbados, eu andava sempre com o passaporte e a Carte de Séjour de bolsista, e pude dormir o sono dos justos no meu quartinho do City Hôtel.

Na noite de autógrafos do Gregory Corso conheci uma francesa de vinte anos, Jacqueline. No dia 1º de maio, passeávamos de mãos dadas pelos Champs Elysées, o feriado era conhecido também como o dia do Muguet de Mai. Era costume a namorada colocar na lapela do seu jules um buquezinho de muguet (lírio-do-vale). Jaqueline comprou um num dos quiosques que se alinhavam pela avenida e espetou na lapela da jaqueta de camurça do meu figurino existencialista. Com feromônios e testosterona a mil, seguimos em direção do palacete do embaixador Paulo Carneiro, que tinha as portas literalmente sempre abertas. Logo Jacqueline e eu nos pusemos à vontade e deitamos e rolamos nos sofás do salão rococó. 

A mulher de Paulo não quis morar em Paris quando ele foi nomeado embaixador do Brasil junto à Unesco. Vivendo assim em confortável solteirice, Paulo sabia muito bem os usos galantes que sua entourage fazia de sua casa, por isso – um perfeito gentleman – costumava chegar sempre assobiando alto para alertar os eventuais transgressores. Jacqueline e eu nos recompusemos a tempo e saudamos o dono da casa, que apenas sorriu de leve. 

Maria Lúcia Dahl [Arquivo pessoal]

Marília Carneiro [Arquivo pessoal]

Na Páscoa, os saraus du côté de chez Carneiro foram abrilhantados pela chegada das irmãs Pinto, Maria Lúcia (depois Dahl) e Marília (depois Carneiro), 20 e 23 anos. Maria Lúcia era a garota mais bonita do Rio de Janeiro e me apaixonei de cara por ela. Tinha um concorrente sério, o cineasta Joaquim Pedro de Andrade. Um trunfo a meu favor era convidar Maria Lúcia para concertos de jazz, graças a meu mágico talão de travelers. Depois de um show de Cannonbal Adderley no Olympia, Maria Lúcia e eu nos juntamos a uma turma dos saraus do embaixador no Harry’s New York Paris Bar, entre elas a Neusa Azambuja, que trabalhava na Unesco. Depois de muitas doses, tramamos uma travessura de repercussão internacional: sequestrar o monumento mais famoso de Bruxelas, o Manneken Piss, aquele anjinho que urina numa fonte. Entre umas e outras, discutíamos a estratégia da operação e as ferramentas necessárias. Neusa Azambuja tinha um carro, de Paris a Bruxelas eram três horas de estrada. Já raiava o dia quando o grupo se desfez depois que Neusa disse: “Mas eu não falei que meu carro estava na oficina?”

Caminhamos de mãos dadas às primeiras luzes daquele dia de primavera pelo Jardin des Tuileries, Joaquim Pedro e Maria Lúcia, eu e Marília, que casaria em breve com o filho do embaixador, Mário Carneiro, mas se sentia desculpada pelo noivo no outro hemisfério. 

Os três amigos no boulevard Saint-Germain: Olli Heikkinen,
Peter Jay Solomon e Roberto Muggiati [Arquivo pessoal]

Lembro as águas do Sena quando atravessava a ponte com meus amigos do City Hôtel, o finlandês e o nova-iorquino. Olli Heikkinen era filho de um operário numa fábrica de vidros nas lonjuras do Golfo da Finlândia, perto da fronteira soviética. Foi tentar a vida em Paris, mas não deu em nada, apenas esporádicas e suadas noites como carregador nos Halles. Era sustentado por uma mulher mais velha que morava no City, me levaram uma noite para ouvir o saxofonista Jackie McLean na boate Au Chat-Qui-Pêche. Peter Jay Solomon pertencia à notória família de banqueiros de Manhattan e estagiava num banco americano em Paris. Havia ainda uma Milady agregada a estes improváveis Três Mosqueteiros, uma sueca robusta e coxuda que tinha sido dançarina do Folies Bergères, Inger Margaretha Wegge. Lembro de uma tarde no hipódromo de Longchamps, deitados na grama, minha cabeça fazendo a barriga generosa da Inger de travesseiro. E uma noite memorável no estádio do Parc des Princes vendo o Santos de Pelé arrebatar o Torneio de Paris diante de 40 mil pessoas ao vencer o Racing por 5x4.

Foto com o jornal sobre a morte de Hemingway [Arquivo pessoal]

Lembro as águas tépidas do Sena naquele domingo de verão, 2 de julho. Sentado na amurada de pedra ao lado do Pont Neuf eu fumava uma erva tibetana com Ruth Fleming, ex-amante de Olli, que tinha voltado para a Finlândia. Na casa dos trinta, negra, professora primária em Nova York, cultora dos beats, Ruth era abusada. Não hesitou em abordar o ator Farley Granger no intervalo de uma peça e assim conversei com um de meus atores favoritos, o mocinho do Pacto Sinistro de Hitchcock. Só Ruth para descolar um baseado ungido por um lama do Tibet. Com a mente esvaziada, tudo zen, contemplávamos o sol que mergulhava em câmera lenta no rio. Só muito tempo depois nos demos conta de que estávamos imersos na mais absoluta escuridão. Compartilhamos sonhos tibetanos no hotel de Ruth, o Scandinavia, com sua temática medieval de elmos, armaduras, paredes caiadas e vigas expostas. De manhã, ao pisar na calçada, fui agredido pelas manchetes dos jornais: HEMINGWAY DEAD. Enquanto fumávamos nosso cigarro exótico às margens do Sena, na distante Ketchum, em Idaho, estourava os miolos com uma espingarda de cano duplo o escritor que mais amara e cantara a cidade de Paris. Busquei de alguma forma registrar o momento. Com um exemplar do Daily Mail improvisei uma pré-selfie na cabine automática de fotos de identidade.  As imagens mostram exatamente o que eu sentia naquela manhã da primeira segunda-feira de julho de 1961. 

Em meus seis meses de City Hôtel, por contingências monetárias, ocupei vários quartos. O melhor foi uma mansarda no quinto andar com vista para o Sena e o Museu do Louvre. Na última etapa, acabei relegado a um cubículo de 4×4 metros, sem janelas, com um piso de lajotas de argila hexagonais. (Ironicamente, a França é conhecida como Hexágono, pela forma do seu mapa.) Numa tarde de verão, dublê de cinéfilo e jazzófilo, decidi ir a um cineminha do Boul’Mich’ assistir ao filme do fotógrafo da revista Life Bert Stern, Jazz on a Summer’s Day, a mãe de todos os rockumentários sobre os festivais do final dos anos 60, como Monterey Pop, Woodstock e Altamont. Filmado durante o Festival de Jazz de Newport de 1958, entrelaçava as apresentações musicais com detalhes pitorescos da plateia e cenas do cotidiano da pacata ilha, que protagonizava nos dias do grande evento. Antes de sair do quarto, dei os últimos repasses na pia, onde lavava meias e cuecas com sabão em pó – uma operação de rotina que batizei de “a espuma dos dias” – mil perdões, Boris Vian, pelo uso tão banal do título de seu belo romance.

Apesar de sua sordidez, o City Hôtel mantinha no térreo um simpático Salon de Thé Le Rigaudon, no lugar do que deveria ser a portaria. Era cuidado por três vieilles dames, assistidas por Monsieur Marcel, seu pau-para-toda-obra, em todos os sentidos.  Acolheram-me com chacotas. Tinha acontecido o pior: eu deixara a torneira da pia aberta. O chão do meu pequeno bunker alagou e a água infiltrou para o quarto inferior, caindo nas malas de uma turista sobre um armário. O estrago só não foi pior porque a inquilina estava no quarto.

Alors, mon jeune homme, on fabrique du papier mâché dans sa chambre? – perguntou uma das garces num tom de deboche. A alusão era à pilha de jornais entulhados num canto do quartinho e que ficaram totalmente encharcados. Explico: meu pai, apesar do orgulho de ter um filho bolsista em Paris, receava que eu perdesse as “raízes” curitibanas, e me abastecia regularmente pelo correio com exemplares da Gazeta do Povo, o jornal onde eu trabalhara durante seis anos, antes de embarcar para Paris. Aqueles tentáculos bairristas me perseguiriam nos dois anos de residência na França e nos três anos seguintes em que trabalhei no Serviço Brasileiro da BBC de Londres.

Esqueci rápido meu vexame, cooptando a frase majestática de Luís 15, “Après moi le déluge!” (“Depois de mim o dilúvio!”). Eu tinha pela frente as férias de verão, o Grand Tour nórdico, Holanda, Escandinávia e Finlândia do sol-da-meia-noite (onde vivi um domingo inesquecível na ilha de Kaunisaari) e o Grand Tour mediterrâneo, o sul da França e a Itália de cabo a rabo, incluindo a Sicília. 

Grafito numa ponte do Sena: “Aqui afogamos os argelinos” [Reprodução]

Lembro das águas do Sena ensanguentadas pelo Massacre de 17 de Outubro de 1961, quando mais de 200 operários argelinos morreram afogados. Desarmados, eles marchavam da periferia para o centro de Paris em protesto contra o toque de recolher que só atingia “franceses muçulmanos da Argélia”. Os policiais surraram os manifestantes e os jogaram agonizantes nas águas gélidas do rio. Numa das pontes os assassinos rabiscaram acintosamente ICI ON NOIE LES ALGÉRIENS. Naquele dia eu estava a quase mil quilômetros de Paris, namorando uma italianinha na saída de um curso de inglês diante do túmulo de Dante Alighieri em Ravena, o poeta morreu e foi enterrado no exílio. Só fiquei sabendo da chacina dos argelinos quando voltei a Paris em novembro. O terrorismo de direita prosseguia com violência, mas não conseguiu impedir a independência da Argélia, proclamada em 5 de julho de 1962. 

Meu último momento mágico em Paris foi em 19 de novembro de 1961, um sábado, quando assisti ao quarteto de John Coltrane, acrescido do saxofonista, clarinetista e flautista Eric Dolphy, na sua primeira turnê europeia. Era a nova fase de Coltrane, experimentando a sonoridade diferente do sax soprano e improvisando por mais de meia hora sobre o tema My Favorite Things, do musical da Broadway The Sound of Music. 

Tive a sorte naquela noite de presenciar um espetáculo extramusical no intervalo dos shows. Numa épicerie ao lado do Olympia, num smoking bem cortado, Coltrane exercitava os dedos e os dentes num ovo duro. Do lado de fora, uma pequena multidão se comprimia para assistir ao espetáculo – os fãs mais açodados com o nariz colado à vitrina. Flagrar o ídolo numa atividade banal é um privilégio raro. Guardo com carinho a lembrança daquela noite, principalmente porque os dois gênios se foram cedo: Dolphy em 1964, aos 36 anos; Coltrane em 1967, aos 40.

Ao voltar, encontrei o horizonte brasileiro sobrecarregado com as nuvens do golpe militar iminente. Ainda guardava, intensas em mim, as memórias de Paris e daqueles tempos tumultuados, mas felizes, em que as águas do Sena assistiam a tudo impassíveis e soberanas. Ninguém descreveu o rio lendário melhor do que o poeta Jacques Prévert, nascido em Neuilly-sur-Seine: “La Seine n’a pas de soucis/Elle se la coule douce/Le jour comme la nuit/Et s’en va vers le Havre/Et s’en va vers la mer/En passant comme un rêve/Au milieu des mystères/Des misères de Paris". Em tradução literal: “O Sena não tem apreensões/ Ele corre docemente/De dia e de noite/E segue rumo ao Havre/E segue rumo ao mar/Passando como um sonho/Em meio aos mistérios/Às misérias de Paris.”


quarta-feira, 24 de julho de 2024

Orelha de Donald Trump vira fetiche para seus eleitores e peça de marketing da campanha.

Trump com novo
modelo de curativo.
Reprodução CNN
por José Esmeraldo Gonçalves 

Donald Trump é o candidato mais velho a concorrer a presidente dos Estados Unidos. É, também, o primeiro condenado pela justiça a tentar a Casa Branca. E poderá ser o primeiro a usar um esparadrapo na orelha durante mais tempo. Ferido de raspão por um lunático tipo um "Adélio gringo" (a polícia americana ainda não encontrou motivação política no atentado), ele tem caprichado na visibilidade do  esparadrapo sempre branco e que virou peça de marketing de campanha.  O "gado" (cattle) trumpista passou a usar curativos em solidariedade ao magnata.

Trump parece tão apegado ao esparadrapo que estreou um novo modelito de formato quadrado, como a CNN mostrou. Seu staff não anuncia uma data para a orelha subir no palanque sem o curativo. 

Os republicanos andam insatisfeitos porque o atentado já não é destaque na mídia e foi superado pela desistência de Biden e indicação de Kamala Harris. Se depender dos eleitores Trump usará o acessório até novembro e irá votar portando a peça que lembra o tiro. Definitivamente, a orelha tornou-se uma entidade política. 

A crise dos uniformes. A Olimpíada não começou mas o COB já ganhou medalha de lata

por Pedro Juan Bettencourt

Uma Olimpíada não acontece de surpresa. Certo? Para o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) parece que só receberam o aviso sobre os jogos de Paris ontem. No momento em que deviam estar concentrados apenas nos treinos e na adaptação aos locais de competição, clima, fuso horário e na alimentação adequada os atletas estao às voltas com kit insuficiente de uniformes. Os fabricantes jogam a responsabilidade para o COB. E o COB bota a culpa nas federações de cada modalidade. Trata-se incompetência dos dirigentes e uma tremenda falta de respeito do COB (afinal, a entidade brasileira máxima e privada encarregada de supervisionar toda a preparação, acima das federações) com os atletas. A irresponsabilidade se soma ao escândalo estético que é o estilo dos uniformes criados pela grife bolsonarista Riachuelo para o desfile inaugural da Olimpíada. De extremo mau gosto, ultrapassados, parecem desenhados por um fundamentalista fanático. O troço não combina coisa com coisa. Um das versões incorpora algo como um babador triangular gigante. Outro é um estranho conjunto de saia da vovó e jaqueta de guardador de carro, sem ofensa. O ápice é calçar os atletas com sandálias Havaianas. 

As meninas do vôlei não vão participar do desfile de aberto no Sena. Alegam que pode ser cansativo, passarão muito tempo em pé e nesse momento toda energia é necessária. Sorte delas: não viverão o vexame de vestir o uniforme mais grotesco, para dizer o mínimo, entre todas as delegações. Para poupar os leitores não mostro fotos das esquisitices. Este blog mesmo já mostrou e as imagens estão nas redes sociais recebendo uma montanha de crítica. 

terça-feira, 23 de julho de 2024

Paris 2024 - É fake que a Vila Olímpica tem camas antissexo. A modalidade mais antiga da humanidade está liberada

Reprodução Instagram 

Reprodução Instagram 

por Ed Sá 
Segundo os atletas, o que acontece na Vila Olímpica fica na Vila Olímpica. São muitas as histórias que os limites da Vila guardam desde a antiga Grécia. No Brasil, em 2016 aconteceram dois casos que vieram a público. Uma espécie de pacto olímpico decreta sigilo dos nomes de que eventualmente sobem nesse pódio íntimo. Foi esse retrospecto que fez circular um boato de que as camas da Vila, feitas de papelão e colchão de polietileno, seriam intencionalmente frágeis e teriam a função de inibir atividades não esportivas. Preocupados, quem sabe, alguns atletas resolveram submeter as camas a teste de força, trepidação, efeitos sonoro se estabilidade. Todos respiraram aliviados: as camas são sustentáveis, no sentido ecológico e resistem a qualquer tipo de clima, microclima,  onda de calor ou movimentação. Tanto que o COI está distribuindo mais de 300 mil camisinhas. 

Fotografia: a era dos paparazzi chegou ao fim? Sabia que a Manchete flagrou Sartre e Simone de Beauvoir flanando em Copacabana?

Rio, 1960: Sartre e Simone de Beauvoir.
Foto de Gil Pinheiro/Manchete



Simone de Beauvoir não gostou de ser flagrada.
Foto de Gil Pinheiro/Manchete

por José Esmeraldo Gonçalves

Em 1960 o fotógrafo Gil Pinheiro, da Manchete, foi escalado para seguir os passos de Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, no Rio. Depois de algumas horas de plantão no hotel, Gil acompanhou o casal em direção à orla de Copacabana. Sartre havia visitado o parque gráfico da Bloch, em Parada de Lucas, onde foi fotografado em ambiente interior e entrevistado pelo diretor da revista, Justino Martins. Apesar disso, a Manchete precisava - para uma segunda reportagem, de Paulo Mendes Campos - de imagens  externas em um cartão postal carioca. Avessos a fotos, eles não toparam. Daí, a solução foi partir para um paparazzo, digamos, culto, dos escritores. A revista não era muito adepta do gênero, preferia fotos mais trabalhadas, em cores. Mesmo assim, se fosse preciso, adotava o recurso de fazer flagrantes, geralmente de atrizes, em visita ao Rio. Naquela década, publicou fotos de, entre outras estrelas, Mylène Demongeot, o então monumento francês, na praia. Claudia Cardinale e Brigitte Bardot também foram seguidas e retratadas, mas nunca um filósofo havia merecido a atenção de um fotógrafo ao estilo paparazzo. O fotojornalista Gil Pinheiro cumpriu a missão, clicou o casal, que saiu do hotel duas vezes, mas não conseguiu trabalhar com discrição, como a redação lhe pediu. Foi descoberto por Simone de Beauvoir. Em uma das fotos acima, vê-se que a escritora não escondeu sua irritação.           

A internet é indispensável, mas não há como negar que deixa terra arrasada em costumes, comportamentos, funções, instrumentos, empregos, equipamentos e métodos. Uma das vítimas é o paparazzo. Câmeras de rua e celulares captam milhões de imagens e, com frequência registram cenas jornalísticas. Celebridades - que eram um alvo preferencial dos paparazzi - agora fazem seus próprios "flagras" e poses íntimas que postam em seus canais nas redes sociais. 

Para os fotojornalistas sobram os fatos e a capacidade de registrá-los com talento como fez o fotógrafo Evan Vucci, da Associated Press, autor da foto icônica e histórica de Donald Trump de punho fechado, bandeira tremulando e traços de sangue no rosto logo após tomar um tiro na orelha. A foto de Vucci ilustrou praticamente todos os veículos do mundo, do New York Times ao Times, da Tribuna de Anta Gorda ao Voiz du Burundi, mas não foi obra de um paparazzo e sim uma clássica foto de oportunidade onde a agilidade e a intuição do fotojornalista, além da sensibilidade para captar a imagem tecnicamente perfeita, foram elementos decisivos. Claro que ele disparou o obturador dezenas de vezes, mas o que há de extraordinário naquela foto é o enquadramento exato de todos os elementos que passaram a mensagem essencial do atentado. 

Já o paparazzo, aquele que se especializou em fazer plantão por horas e dias à espera do seu alvo, entrou em processo de extinção. Por dois motivos principais: as mudanças radicais no mercado jornalístico, que abalam o consumo e a cotação de fotos do tipo e a mediocridade do alvos atuais que são influenciadores, modelos fitness, sobreviventes de reality show e subcelebridades em geral. 

Se Sartre e Simone de Beauvoir caminhassem no calçadão do Leblon, hoje, correriam muito mais o risco de serem assaltados do que encontrar um paparazzo que os incomodassem. 

P.S- Quer saber mais sobre a era de ouro dos paparazzi, os guerrilheiros da imagem? Leia matéria publicada neste blog. Basta clicar no link abaixo. 

 https://paniscumovum.blogspot.com/2015/04/guerrilheiros-de-imagens-nos-55-anos-do.html

  

Mídia: o Brasil inventou o meme patrocinado?

O esforço do ministro da Fazenda Fernando Haddad para tentar taxar milionários e privilegiados que não pagam impostos provocou uma onda de memes que viralizaram na internet. E é essa ação coordenada viral que levanta a suspeita de que os memes foram financiados e impulsionadas por setores acostumados a sonegar impostos ou, no mínimo, praticar a chamada "contabilidade criativa" que dribla a legislação.

Se comprovado que os memes são conteúdo publicitário e foram viraluzados por robôs contratados, o Brasil pode reivindicar o pioneirismo de utilizar uma prática das redes sociais - geralmente espontânea e bem-humorada - como conteúdo publicitário, a chamada matéria paga. 

Ministério do Esporte desmente fake news sobre uniformes olímpicos

Circulou nas redes sociais e sites a informação de que os uniformes da delegação brasileira para Paris foram fornecidos pelo Ministério do Esporte. O governo federal desmente. Leia a nota oficial.

 


"É falsa a informação que o Ministério do Esporte seja responsável por confeccionar e fornecer kits de uniforme e equipamentos para a delegação brasileira que irá competir nos Jogos Olímpicos de Paris. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) provê as roupas de viagens, desfile, cerimônia de abertura e dia a dia na Vila Olímpica para todos os atletas brasileiros. O COB também oferece os uniformes de treinos e competições das delegações de boxe, remo, levantamento de peso, tiro com arco, pentatlo moderno e canoagem. Já as vestimentas das demais modalidades ficam a cargo das confederações de cada esporte. O apoio do Mesp se dá por meio do Bolsa Atleta, um programa contínuo de apoio financeiro mensal, que nesta edição das olimpíadas, contempla 88% dos 276 atletas classificados. Somente em 2024, são mais de 9 mil esportistas beneficiados pelo Governo Federal.O Bolsa Atleta, considerado o maior programa de incentivo esportivo do mundo, acaba de completar 20 anos e neste mês, passou por reajuste de 10,86%, depois de 14 anos com valores congelados. Desde sua criação o programa já investiu mais de R$ 1,5 bilhão em mais de 37 mil atletas nacionais. As categorias partem de Atleta Base até Atleta Pódio, com bolsa de até R$ 16 mil por mês.O Ministério reitera que se mantém comprometido em apoiar e promover o desenvolvimento esportivo e a participação dos atletas brasileiros, concentrando suas principais ações em áreas diretamente ligadas ao incentivo e ao suporte ao esporte nacional."

Paris 2024 - "Manda brasa, Brasil": o marketing do passado. ""É isso aí, bicho"!

Nostálgico da Jovem Guarda, o COB ressuscita como slogan
uma gíria dos 1960.



Uma das opções do uniforme da delegação é, segundo as redes sociais, o look "evangélico". Foto: COB/Divulgação/Reprodução 


por Ed Sá

Por algum motivo, a agência WMCCANN, que criou o slogan da campanha do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), embarcaou em uma trip nostálgica. "Manda Brasa Brasil" dá a impressão de que a qualquer momento Roberto Carlos vai aparecer nas peças institucionais no palco do programa Jovem Guarda dos distantes anos 1960. A opção pelo tempo da vovó também está presente no figurino dos uniformes da delegação, especialmente no look das atletas, uma saia fashion-evangélica que, vai saber, deve homenagear os 100 anos da Olimpíada de Paris de 1924. As meninas parecem estar a caminho do culto ou voltando de um piquenique da turma da igreja. O COB não divulgou o nome de quem criou a estranho modelo. As redes sociais atribuem o look às lojas Riachuelo, empresa cujo controlador é ligado ao bolsonarismo ultra conservador . Outro detalhe: a delegação desfilará no Sena usando sandálias Havaianas. Será demostração de despojamento e humildade? Aviso: atleta humilde demais não ganha medalha.

Ainda como parte do pacote promocional da participação do Brasil no Jogos, o COB escolheu Sabrina Sato como uma das "madrinhas" da delegação. O "cargo" não existe formalmente, mas alguns comitê costumam levar atletas detentores de medalhas de ouro como recurso para aconselhar e motivar estreantes nos ciclos olímpicos. Como Sabrina não é medalhista nem pratica esporte, a motivação é comercial. Ela "concorre' na modalidade merchandising de havaianas. Talvez uma vinculação com algum patrocinador. Segundo o site Terra Sabrina embarcou com 20 malas. Resta torcer para que essa bagagem traga quilos de medalhas olímpicas.

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Joe Biden não é G.I Joe


Biden não usou os canais da mídia e optou por anunciar o fim da  candidatura com uma mensagem no X. Em seguida foi fotografado ao lado de Kamala Harris, sua indicada para a tarefa de derrotar Donald Trump. Foto The White House/ Reprodução X

Joe Biden jogou a toalha. Pressionado por lideranças democratas, o presidente desistiu da candidatura à reeleição. O tiro que acertou a orelha de Donald Trump estilhaçou sua campanha já cambaleante. Biden se viu no espelho da Casa Branca e finalmente confirmou que não é um herói americano. Agora caberá à Vice-Presidente Kamala Harris, indicada por Biden, ir à convenção democrata com a expectativa de oficializar sua candidatura. Aparentemente há pouca resistência ao nome de Kamala nos bastidores do partido embora alguns nomes de peso ainda esteja de olho nas próximas pesquisas.