sexta-feira, 26 de julho de 2024

Rosa Magalhães (1947-2024), a marquesa da Sapucaí - Em dois momentos, a mesma paixão

A comemoração do primeiro título em 1982,
em parceria com Lícia Lacerda . Foto Manchete

Em 2000, com a faixa de campeã pela Imperatriz. Foto: Manchete

* Na imagem em p&b (*), Rosa Magalhães comemora na quadra da Imperatriz seu primeiro título no carnaval. Ao seu lado, Lícia Lacerda, parceira no desenvolvimento do enredo da escola. Naquele ano, a Imperatriz venceu com o histórico Bum Bum Praticumbum Progurundum, de Beto Sem Braço e Aluísio Machado. Rosa costumava dizer que carnaval era uma cachaça. "Mas daquela bem boa, lá de Paraty", completava, Ela ajudou a Imperatriz a conquistar cinco dos oito titulos da escola carioca de Ramos. 

* Na segunda foto (**), o orgulho ao posar com a faixa de campeã, em 2000, também pela Imperatriz. 

Seu último título aconteceu em 2013, quando levou a Vila Isabel a brilhar na avenida. No carnaval de 2023, sua derradeira participação. assinou o desfile da Paraíso de Tuiuti. Rosa Magalhães sofreu um infarto, hoje, aos 77 anos, no seu apartamento em Copacabana. 

A marquesa da Sapucaí deixa um legado nobre para as escolas: o respeito à cultura popular e o talento para contar a História. Assim, com H maiúsculo. 

(*) (**) -  Infelizmente não foi possível registrar a autoria das fotos, que a Manchete costuvava creditar à equipe escalada para a cobertura geral do carnaval.  

Um comentário:

Kátia disse...

Marquesa da Sapucaí, muito bom.Rosa Magalhães influenciou muitos carnavalescos. Que descanse em paz e alegre o céu.