sexta-feira, 2 de julho de 2021
quinta-feira, 1 de julho de 2021
Januário Garcia (1943-2021): o adeus de um militante da imagem
| Reprodução Instagram |
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O Pipoquinha está bombando! • Por Roberto Muggiati
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| Michael Pipoquinha - Foto: Divulgação\Reprodução YouTube |
Limoeiro, Letônia, qualquer lugar vale para uma boa cepa do jazz. Este vídeo mostra o baixista brasileiro Michael Pipoquinha em ação vibrante com a Big Band da Rádio da Letônia tocando Teen Town, composição do baixista do Weather Report, Jaco Pastorius.
Nascido há 25 anos em Limoeiro
do Norte, no Ceará,
Michael Pipoquinha começou no violão aos dez anos, mas, filho de contrabaixista, logo se apaixonou pelo instrumento. Mergulhou nos estudos, ganhou bolsas e conheceu seu ídolo, Arthur Maia – aos doze anos já estudava e tocava com ele. Aos treze anos, apresentando-se no quadro “De olho nele” no Domingão do Faustão, chamou a atenção do país em rede nacional. Já então Pipoquinha ganhava espaço com seus vídeos caseiros no YouTube e não parou mais – seus vídeos na internet chegam a milhões de visualizações.
Já na época, ao ouvi-lo pela primeira vez, um crítico exultou: “Pipoquinha é Pastorius puro!”, referindo-se ao gênio trágico do baixo, surrado até morrer, aos 35 anos, numa briga de bar na Flórida. Pipoquinha nunca escondeu sua admiração por Pastorius. “Uma gravação que realmente me marcou é Jaco tocando ‘Havona’ com o Weather Report. Tenho muitos heróis: na área do baixo seriam Jaco, Arthur Maia, Sergio Groove, Thiago do Espírito Santo, Victor Wooten, Nico Assumpção, John Patitucci e o grande Luizão Maia.”
Além dos milhares de ouvintes cativos da internet, Michael Pipoquinha tem conquistado fãs em apresentações ao vivo na Europa, África e América do Sul. Tocando o baixo elétrico com a velocidade de um cavaquinho, “Little Popcorn” fez uma feliz fusão das raízes nordestinas com o jazz, mais precisamente, com o bebop – um som que poderíamos chamar de forrop. “Minha maior alegria é comover as pessoas e leva-las à sensação de que realmente a música cura a alma”.
OUÇA MAIS: PIPOQUINHA NO XODÓ
https://www.youtube.com/watch?v=nfr7-f3Cr_8
quarta-feira, 30 de junho de 2021
Chupa, Melania. Jill Biden é capa da Vogue
Sobrou para o vinho
Pô, aí já ‘tão de sacanagem com os enófilos: depois de batizarem mutações do vírus de ‘cepas’, agora inventaram os ‘sommeliers’ de vacinas...”
terça-feira, 29 de junho de 2021
segunda-feira, 28 de junho de 2021
Fotojornalismo - Manchete na Passeata dos Cem Mil: Hasselblad e cores numa hora dessas?
Fotos Manchete

A igreja católica representada na manifestação: padres e...

...freiras contra a ditadura. 
Artistas desafiam a opressão: na extremidade dessa ala vê-se Tonia Carrero e Domingos de Oliveira...

e Grande Otelo. Fotos Manchete
por José Esmeraldo Gonçalves
Os jornais eram em preto e branco, a TV idem, os cinejornais e documentários que registravam cenas dos protestos, também. A Veja não existia, O Cruzeiro estava falido e decadente.
Em junho de 1968, mês de intensas manifestações contra a ditadura, fotojornalistas cariocas captaram cenas memoráveis com suas Nikon F e Pentax. As lendárias Rolleiflex que pontificaram na Manchete nos anos 1950 e até inicio da década de 1960 estavam aposentadas.
Nas mochilas, quase todos os profissionais, incluída a equipe da Fatos & Fotos, carregavam "cargas" de filmes em p&b.
Menos a Manchete, que reservava páginas coloridas para a cobertura das passeatas. E, com um detalhe, alguns fotógrafos da Bloch trabalhavam com a pesada Hasselblad, pouco adequada para ocasiões como aquela. Normalmente, esse tipo de câmera tinha um visor próprio para ser utilizado à altura da cintura, mas havia um adaptador que possibilitava ser operada acima, ao nível do olhar do fotógrafo. Havia uma explicação para a Hasselblad, muito usada em estúdio, ir para as ruas; Adolpho Bloch preferia abrir as tradicionais páginas duplas da revista a partir de cromos 6X6, o formato ampliado da famosa câmera de origem sueca. Gráfico por excelência e rigoroso quanto ao padrão de qualidade de impressão, o criador da Manchete confiava nos bons resultados do formato 6X6. Por isso, havia sempre um fotógrafo equipado com Hasselblad em meio aos protestos no centro do Rio reprimidos com violência e balas reais naquele ano especialmente conturbado. Claro que os outros três ou quatro que completavam as equipes trabalhavam com câmeras 35mm que lhes davam muito mais agilidade.
Curiosamente, a maior parte da cobertura jornalística de Maio de 68, em Paris, também foi feita em P&B. Coube à revista ilustrada Paris Match registrar algumas manifestações em cores.
Em 6X6 ou 35mm, o fato é que os fotógrafos da Bloch produziram um vasto e importante material colorido das manifestações de 1968. Pena que tais cromos estejam virtualmente desaparecidos desde que foram leiloados pela Massa Falida da Bloch Editores.
É grande a possibilidade da memória em escala cromática da luta da Geração 1968 contra a ditadura tenha apodrecido em uma "galinheiro" do interior do Estado do Rio de Janeiro.
domingo, 27 de junho de 2021
O LGBTQIAP+ e o novo Contrato Sexual • Por Roberto Muggiati
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| Rio de Janeiro, 2018. Foto Agência Brasil |
Resumindo: notadamente a partir da segunda metade do século 19, amenizados os conflitos básicos de igualdade social, entrou em pauta uma questão mais delicada, tendo a ver com a “distribuição do desejo” e com a eliminação de todo tipo de repressão na área comportamental.
Resultante das lutas pelos direitos civis e pelo combate ao racismo, e das reivindicações dos movimentos feministas e gays no século 20, o movimento LGBTQIAP+ traz ao século 21 o que poderíamos chamar de assinatura de um Contrato Sexual (ainda não vi o termo usado em lugar algum, mas define perfeitamente a situação).
Para uma visão mais detalhada do rico fenômeno de diversidade que estamos vivendo, à margem de distopias e pandemias, tomei a liberdade de transcrever esta postagem do site Orientando:
- O que significa LGBTQIAPN+?
LGBTQIAPN+ é uma sigla que abrange pessoas que são Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero, Pan/Poli, Não-binárias e mais. Lésbicas e pessoas gays são pessoas que sentem atração pelo mesmo gênero, e por pessoas que consideram seus gêneros parecidos. Lésbicas são sempre mulheres, ou pessoas não-binárias que se alinham com o gênero mulher de alguma forma. Gays historicamente eram homens, mas hoje em dia, é também aceito que mulheres ou pessoas não binárias utilizem a palavra gay para se identificarem como pessoas que sentem atração pelo mesmo gênero e por pessoas que se consideram de gêneros parecidos. Pessoas bi são pessoas que sentem atração por dois ou mais gêneros. Pessoas transgênero, ou trans, são pessoas cujo gênero designado ao nascimento é diferente do gênero que possuem. Mesmo assim, nem todas as pessoas que se encaixam nesta definição se identificam como trans; como é o caso de certas travestis, de certas pessoas não-binárias e de certas pessoas que não vivem em culturas onde só existem dois gêneros. De qualquer modo, a maioria das pessoas que não são cis – neste caso, qualquer pessoa cujo gênero designado ao nascimento é parcialmente ou completamente diferente do gênero que possui, ou cujo gênero não pode ser traduzido adequadamente para o modelo de gênero eurocêntrico como homem ou como mulher – é bem-vinda na comunidade trans.
No Brasil, muitas vezes se colocam as identidades travesty ou travesti e transexual também na letra T (como termos separados de transgênero). Travesty geralmente é um termo usado por pessoas que poderiam se dizer transfemininas e que é marcado por resistência e inconformidade em relação ao padrão cis sobre o que uma pessoa trans “aceitável” deveria ser. Transexual é um termo geralmente associado com pessoas trans que querem fazer um ou mais tipos de transição corporal, embora nem todas as pessoas que se definam como transexuais façam ou queiram fazer isso.
A bandeira queer, que representa todes que se identificam como queer. Existem também variações desta bandeira para representar pessoas queer com identidades específicas.
Queer é um termo vago, que muitas vezes foi e ainda é utilizado como termo pejorativo em países de língua inglesa. Significa, basicamente, “estranhe”. Algumas pessoas definem sua orientação como queer, por não quererem/saberem defini-la e ao mesmo tempo não serem hétero; algumas pessoas definem seu gênero como queer, ou como genderqueer (“gênero queer”), por não quererem/saberem defini-lo além de “nem homem, nem mulher”, ou por desafiarem as normas de ser homem ou mulher.
Mas queer também pode ser um termo que abrange qualquer pessoa fora das normas de gênero, sexo e relacionamentos, e muitas pessoas que se consideram da comunidade queer também usam outros rótulos para suas orientações e/ou para sua identidade de gênero.
Em algumas ocasiões, genderqueer é um termo citado como parte do G, mas é mais comum que esteja dentro do Q de queer.
Questionando significa que a pessoa não sabe qual é sua identidade.
A pessoa pode estar questionando sobre alguma(s) identidade(s) específica(s): uma mulher pode estar questionando entre bi e lésbica, não sabendo se realmente sente atração por gêneros além de mulher, enquanto outra pessoa diz que está questionando ser bi porque não tem certeza se é mas é a única coisa que parece encaixar no momento. A pessoa pode também simplesmente definir seu gênero ou orientação como questionando, porque não faz ideia de onde se encaixa.
Pessoas intersexo são pessoas que, congenitamente, não se encaixam no binário conhecido como sexo feminino e sexo masculino, em questões de hormônios, genitais, cromossomos, e/ou outras características biológicas.
Pessoas assexuais são pessoas que nunca, ou que raramente, sentem atração sexual. Pessoas arromânticas são pessoas que nunca, ou que raramente, se apaixonam.
O A na sigla inclui tanto estas orientações como todas as do espectro assexual e as do espectro arromântico, que incluem orientações como quoissexual (alguém para quem o conceito de atração sexual não faz sentido), akoirromântique (alguém que não consegue continuar apaixonade uma vez que a outra pessoa também está apaixonada pela pessoa akoirromântica), e grayssexual (alguém que sente atração sexual de forma fraca, vaga e/ou rara).
Estes espectros estão inclusos no termo a-espectral, que também pode ser ocasionalmente usado para explicar que orientações fazem parte da letra A da sigla.
Pessoas agênero não possuem gênero, ou ao menos se sentem mais ou menos contempladas por esta definição. Algumas pessoas agênero não se consideram trans ou não-binárias, embora possam usar tais termos também.
Pessoas pan sentem atração por todos os gêneros, ou independentemente do gênero. Pessoas poli sentem atração por muitos gêneros. (Falo aqui de pessoas polissexuais/polirromânticas; não confundir com poliamor, que é ter mais de ume parceire num relacionamento compromissado.) A inclusão do P ajuda a ressaltar que pessoas multi que não se consideram bi também estão inclusas na comunidade.
Pessoas não-binárias são as que não são somente, completamente e sempre homens ou somente, completamente e sempre mulheres. Engloba pessoas sem gênero, com vários gêneros, com gêneros separados de homem e mulher, com gêneros parecidos com homem ou mulher, entre outras. Pessoas não-binárias podem se dizer trans, mas algumas não se consideram trans. Além disso, a inclusão separada da letra N ajuda a ressaltar que pessoas não-binárias estão inclusas na comunidade, e não só pessoas trans binárias.
O + está ali para pessoas não-cis que não se consideram trans (ou não-binárias, ou agênero), e por todas as outras orientações que não são hétero. Por exemplo, pessoas cetero/medisso são pessoas não-binárias que só sentem atração por outras pessoas não-binárias, pessoas omni sentem atração por todos os gêneros (algumas pessoas se dizem omni e pan; outras utilizam omni para evitar a conotação de “atração independentemente de gênero”), e pessoas abro possuem atração que muda constantemente (uma pessoa abrossexual pode ser gay em alguns momentos, assexual em outros, e pansexual em outros, por exemplo). Existem múltiplas possibilidades de orientações, e não é prático incluir cada uma na sigla.
Mesmo assim, dependendo do grupo ou da pessoa, é possível que retirem algumas letras, ou que adicionem outras, como O de omni e/ou D de demi.
Como nem todas as pessoas contam pessoas assexuais, arromânticas, intersexo, pan ou poli como “reais” ou como “marginalizadas o suficiente para serem LGBT”, é bom deixar explícito que aqui estas identidades são aceitas; por isso que não resumimos a sigla em LGBT ou em LGBT+.
Alternativas inclusivas:
Algumas pessoas utilizam o termo comunidade queer. No entanto, como queer é uma palavra que já foi muito usada com conotação pejorativa e isso pode deixar pessoas traumatizadas com o termo desconfortáveis, não é uma expressão mundialmente aceita. Além disso, o termo é vago, o que faz com que fique fácil de excluir pessoas intersexo, assexuais e arromânticas da comunidade.
Bandeira NHINCQ+, pronúncia “nhin-que mais”, significa Não-Hétero, Intersexo, Não-Cis, Queer e mais identidades relacionadas. Esta sigla tem o objetivo de ser o mais inclusiva possível, mas sem depender da adição de novas letras. O problema principal, além da falta de popularização, seria a centralização em características que as comunidades não são (cis, hétero) ao invés do que são (lésbicas, assexuais, trans, etc). A sigla tenta contornar isso pelo uso de queer (uma identidade que centraliza o que alguém é) e pelo +, mas muitas pessoas podem não ficar contentes com isso. Caso alguém queira saber mais, existem os links desta página.
Bandeira MOGAI, que também pode ser usada para quem usa IMOGA
PITOM (Pessoas Intersexo, Trans, e/ou de Orientações Marginalizadas) pode ser uma alternativa. Esta é uma adaptação melhorada de MOGAI (Marginalized Orientations, Gender Alignments and Intersex, ou, em português, Orientações Marginalizadas, Alinhamentos de Gênero e Intersexo); algumas das reclamações em relação a MOGAI são que intersexo não parece encaixar bem com os outros termos utilizados, e que Alinhamentos de Gênero pode não ser a melhor expressão para incluir pessoas trans e não-binárias. PITOM cobre estes problemas, sua única falha é não incluir bem pessoas que não são cis, mas que não querem se chamar de trans. Também existem pessoas que não querem focar a sigla na marginalização.
Algumas pessoas usam IMOGA ao invés de MOGAI, para resolver o pleonasmo de “pessoa marginalizada intersexo”. Já MOGMI é uma alternativa a MOGAI que usa modalidades de gênero (gender modalities) ao invés de alinhamentos de gênero.
O termo variante pode ser usado para pessoas que não se conformam aos ideais sociais e culturais de gênero, sexo, orientação, sexualidade, relacionamentos, expressões e de outras formas de autoidentificação. Este termo tem a intenção de ser amplo e inclui inconformidade de gênero, não-monogamia, altersexo e fetiches (desde que responsáveis/consentidos), além de pessoas intersexo, heterodissidentes e cisdissidentes.
Outros termos acabam sendo vagos demais, ou exclusionários; SAGA (Sexuality And Gender Acceptance; Aceitação de Sexualidade e de Gênero) não inclui pessoas intersexo, não deixa explícito que só estamos falando de um grupo oprimido, e não inclui pessoas que poderiam ser oprimidas por orientações românticas. GSRM (Gender, Sexuality and Romantic Minorities; Minorias de Gênero, Sexuais e Românticas) foi uma sigla originalmente feita por alguém que queria incluir parafilias (como pedofilia e necrofilia) em “minorias sexuais”, fora que exclui pessoas intersexo e não deixa explícito quem conta como minoria de gênero.
Por fim, temos Q(U)ILTBAG, uma alternativa pronunciável a LGBTQIA+ (o P não está presente, e o U é de enfeite ou com o significado de undecided; alguém que não decidiu sua identidade). É um termo ok, especialmente se considerar que é raro alguém realmente excluir pessoas pan/poli da comunidade se não excluem pessoas bi, mas é desconhecido demais e algumas pessoas reclamam da falta de espaço para outras letras.
O homem da nota de 50 libras • Por Roberto Muggiati
Começou a circular a nova nota de 50 libras no dia 23 de junho, data do aniversário de Alan Turing, homenageado com sua foto na nota. Nascido em 1912, Turing é considerado o pai da computação moderna e da inteligência artificial.
Durante a Segunda Guerra, ele criou uma máquina que ajudou a decifrar mensagens codificadas nazistas, levando os Aliados a derrotar a Alemanha. Sua intervenção abreviou em mais de dois anos o fim da Guerra na Europa e poupou mais de 14 milhões de vidas.
Nada disso lhe valeu em 1952, quando Turing foi flagrado como homossexual e obrigado a submeter-se a castração química para não ser encarcerado. O trauma que sofreu o levou a suicidar-se dois anos depois, aos 41 anos, comendo uma maçã envenenada com cianureto.
Só em 2009, pressionado por uma campanha pela internet, o governo britânico pediu perdão “pela maneira terrível como Turing foi tratado”; e, em 2013, a Rainha Elizabeth II lhe concedeu o perdão oficial, 60 anos após sua morte.
A lei retrógrada que fazia do homossexualismo um crime na Inglaterra e no País de Gales – mesmo em relações consentidas entre adultos – gerou uma indústria criminosa da chantagem, através da ameaça de delação às autoridades. Só a pressão de uma campanha popular levaria à abolição da lei em 1967. Um papel importante foi desempenhado pelo filme Victim/Meu passado me condena – estrelado por Dick Bogarde, e o primeiro na Inglaterra a usar a palavra “homossexual”.
Turing se tornou mais conhecido do grande público em 2014 graças ao filme O jogo da Imitação, que recebeu oito indicações ao Oscar, uma delas de melhor ator para Benedict Cumberbatch, que interpreta Turing. Uma série da BBC-TV em 2019 elegeu Alan Turing como a pessoa mais importante do século 20.
sábado, 26 de junho de 2021
sexta-feira, 25 de junho de 2021
quinta-feira, 24 de junho de 2021
De Jean Marc van der Weid, hoje, na Folha: "O contexto em que a Geração 1968 volta a se manifestar é dramático"
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| Folha de São Paulo - 24-6-2021 - Clique na imagem para ampliar |
Líder estudantil, ativista da Ação Popular e preso político durante a ditadura, Jean Marc van der Weid escreve hoje na Folha de São Paulo sobre a Geração 1968, que volta a se manifestar diante da ameaça de uma nova ditadura. A pandemia limitou manifestações e a vacina devolve agora às ruas, de cabelos brancos e coração valente, a antiga resistência. As barricadas ganham um forte símbolo em um momento dramático do Brasil. Como diz van der Weid, "uma coisa nos unia e nos une até hoje; ansiávamos e ansiamos por liberdade e por justiça social. Sonhávamos por aquilo que faltava a nosso povo: liberdade de opinião, de organização e de manifestação, reforma agrária, direitos trabalhistas, independência e autonomia frente a potências estrangeiras. E nos envolvíamos também em muitas outras batalhas: nos costumes, nas relações de gênero, no questionamento ao machismo e ao patriarcalismo, na promoção da música popular, do novo cinema nacional, das artes plásticas, do teatro".
Nas ruas, os "velhinhos" de 1968 se juntam aos cordões das novas gerações a quem cabe levar a luta adiante. É bom que as duas pontas da história se conheçam e dividam lições.
quarta-feira, 23 de junho de 2021
Quem tem medo do cringe? • Por Roberto Muggiati
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| Manual lançado em 2018 já fazia uma compilação das situações "cringe' |
Em vez de apelar para a peça de Albee, eu podia ter usado outro título-clichê dos sixties, “A hora e a vez (sic)...”, do conto do velho Rosa. Pois é, finalmente pintou no pedaço o grande mico pandêmico, a discussão ontológica entre zennials (nascidos entre meados dos nineties e começo da década 000) e os millennials (nascidos entre 1981 e 1996). Cringe lembra o igualmente rascante grunge, da geração Nirvana – alguém lembra ainda dessa velharia?
Resumindo: os zennials acusam os millennials de serem cafonas, com seu abuso de emojis e risinhos nas mensagens de texto (rsrsrs, kkkk), suas calças skinnies, seu apego a Friends e a Harry Potter. No mundo maluco em que vivemos, essa guerra generacional tem tudo para se transformar de repente numa guerra de gangues sanguinária como aquela entre os Sharks e os Jets em West Side Story; ou numa carnificina entre as torcidas organizadas de Botafogo e Flamengo com hora marcada pelas redes antissociais.
Enquanto guapo sobrevivente da geração pré-Segunda Guerra Mundial, não estou nem aí pra essa zorra toda cheirando a Pampers e Huggies. Como diria o colunista Ancelmo Gois, baby boomer de Frei Paulo, Sergipe: “Cringe é o cacete!”
terça-feira, 22 de junho de 2021
No Reino Unido, startup revoluciona a faxina em tempo de Covid-19
por Jean-Paul Lagarride
Não tenho mais dúvida de que se houvesse internet em Nazaré, Jesus divulgaria sua fé através de uma startup. Seria inevitável. Há startups para tudo. Nesse ponto, a imaginação da Velha Albion não tem limites.
Uma empresa de Manchester oferece um serviço de profissionais para limpeza, higienização de ambientes, faxinas em geral. O cliente acessa o instagram ou o site da prestadora de serviço e solicita uma especialista. A inovação está no uniforme da faxineira. Ela desveste uma tênue lingerie. Que os conservadores não reclamem. Hoje, enquanto escrevo, a temperatura do verão londrino é amena, em torno de 17°C, mas virão dias de quase 30°C. Admita-se então a leveza. O cérebro ou o corpo que idealizou a startup pertencem à loura Nikki Belton, de Kent. As faxineiras passam aspirador, tiram o pó dos móveis e demais superfícies, dão uma geral em banheiros e cobram £ 75 por hora, pouco mais de R$ 500. Algumas profissionais podem optar por trabalhar apenas usando luvas e máscaras. No caso, o preço é especial: £ 95, quase R$ 700 por hora. Regra número um da Naked Cleaning Company: os clientes são avisados de que devem manter uma distância de dois metros da profissional contratada. O tempo todo. Embora admita que um diferencial do serviço é a sexualização, Nikki informa que em tempo de Covid-19, usar pouca roupa durante a faxina é até recomendável. E alerta que clientes e faxineiras fazem antes testes para verificação de contaminação com o SARS-CoV-2. A empresária planeja expandir a startup para outros países.
segunda-feira, 21 de junho de 2021
Adonai, Adoniram! • Por Roberto Muggiati
O velho ítalo-paulistano João Rubinato (1912-82) há muito tempo não precisa que botem azeitona na sua empada, mas esta – que circula agora nas redes sociais – é especial, pois é kosher: o Trem das Onze/Afilu Daka, cantado em hebraico pelo coral feminino da Sharsheret, organização norte-americana de apoio a mulheres judias com câncer de mama e de ovário. A música tem tudo a ver, principalmente por sua conexão direta com os arquétipos Mamma e Iídiche mame. A versão em hebraico é seguida pela letra em português, com direito a uma apropriação dos xiboletes bixiguenses dos Demônios da Garoa:
Quais, quais, quais, quais, quais, quais
Quaiscalingudum
Quaiscalingudum
Quaiscalingudum
Quais, quais, quais, quais, quais, quais
Quaiscalingudum
Claro, as garotas americanas se contentam com um scat mais bem comportado:
La la la ia la la, tu tu ru ru ru, tu tu ru ru ru, tu tu ru ru ru
La la la ia la la, tu tu ru ru ru, tu tu ru ru ru, tu tu ru ru ru
Seja como for, Rubinato vive.
Shalom Adoniram!
O Brasil reage e a geração 68 volta às ruas
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As passeatas de sábado também registraram a volta da geração 68 às ruas. Vacinados, os jovens que reagiram à ditadura reapareceram de cabelos brancos e com o mesmo espírito de luta. Um deles se transformou em uma espécie de símbolo do giro do tempo e ouviu, no Centro do Rio, algumas pessoas cantarem parabéns pelos seus 77 anos.
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| Reprodução Twitter. Chico Buarque no Rio, no sábado, 19 e... |
| ...em 1967, aos 23 anos, em foto da Manchete, ao lado de Arduíno Colassante, em passeata contra a ditadura. |
domingo, 20 de junho de 2021
... E Araraquara disse quaquaraquaquá! • Por Roberto Muggiati
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| 1960: Simone de Beauvoir, Sartre, Jorge Amado e intelectuais anfitriões: flanando nas ruas de Araraquara. Foto: Acervo da Fundação Fausto Castilho |
O negacionista-mor, com a grossura tóxica de sempre, vituperou na última quinta-feira contra a cidade de Araraquara por ter adotado um lockdown rigoroso para conter o avanço da pandemia. Araraquara falou grosso e deu o troco. A cidade tem moral para isso.
Foi lá que, em 1960, o filósofo francês Jean-Paul Sartre pronunciou a famosa Conferência de Araraquara. A exemplo do resto do mundo, o Brasil vivia então um intenso debate ideológico. Durante a turnê brasileira de Sartre e de Simone de Beauvoir pelo país, o filósofo paranaense Fausto Castilho fez no Recife uma pergunta tão rica em implicações – sobre a relação entre o existencialismo e o marxismo – que Sartre resolveu responde-la numa conferência à parte, realizada em 4 de setembro na faculdade de filosofia da Unesp, em Araraquara, dirigida por Castilho.
Fausto era mesmo brilhante: aos 18 anos foi cursar filosofia na Sorbonne, em Paris. De volta ao Brasil, nos anos 50, foi professor na Universidade Federal do Paraná e diretor da Biblioteca Pública de Curitiba. Tive o privilégio de ser seu aluno num curso de extensão universitária. Publicado em livro, o pronunciamento de Sartre teria repercussão mundial e se tornaria um momento-chave na carreira do filósofo. Por isso, Araraquara tem todos os motivos para deitar e rolar e dizer, como na canção de Baden e Paulo César Pinheiro consagrada por Elis,
E agora cadê, cadê você?
Cadê que eu não vejo mais, cadê?
Pois é, quem te viu e quem te vê
Quaquaraquaquá, quem riu?
Quaquaraquaquá, fui eu

















