quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Mídia: quando uma entrevista interessar mais ao entrevistado do que ao leitor, desconfie...




Pode ser o momento, a oportunidade, o contato, o interesse ou qualquer outra circunstância, até simples coincidência. Quando uma figura envolvida em escândalo de corrupção resolve que é hora de falar, "algo há", como dizia Brizola. 
Flávio Bolsonaro já deu várias entrevistas antes dessa exclusiva do Globo, publicada hoje. Todas foram concedidas em ambiente controlado e a canais, veículos ou jornalistas publicamente identificados com o governo. A novidade é ter o vulgo Zero tal concedido exclusiva ao Globo na hora em que decidiu concedê-la, e imagino depois negar numerosos pedidos. O Zero tal achou que devia falar coincidentemente no momento em que o STF retoma pautas incômodas - inclusive envolvendo o notório Queiroz -, e três dias depois de vazar no mesmo jornal um depoimento do mesmo Queiroz assumindo a culpa no caso das rachadinhas e tentando livrar a cara do amigo Zero tal. 
O jornal fez as devidas perguntas sobre os pontos polêmicos do escândalo das rachadinhas. Flávio responde obviamente inocentando-se. E a pergunta seguinte, na sequência da conversa (o Globo não informa se a entrevista foi presencial, por áudio ou whatsapp), parte para outra questão, sem contestar com evidências ou apurações as respostas do Zero tal. Não é um bom sinal. Essa técnica faz a entrevista correr o risco de se confundir com bola levantada.
Flávio falou e disse o que lhe interessou e o jornal compartilhou o conteúdo com os seus leitores.  Infelizmente, o saldo, tal qual a grana que Queiroz depositava da conta do Zero tal, parece favorável à indigitada figura.   

4 comentários:

Anônimo disse...

Ele passa inclusive sua nova estrategia de defesa para justificar o que não pode negar; admitir que Queiroz pagava suas contas.

Renan disse...

Não faz muito tempo uma repórter e um reporter contestaram Donald Trump durante entrevista coletiva, e apresentando fatos. O magnata foi encurralada. Aqui Bolsonaro, ministros, políticos falam as besterias e mentiras que querem, reporteres anotam e publicam e divulgam as besterias e mentiras.

J.A.Barros disse...

E de onde Queiroz tirava o dinheiro para pagar as contas do senador Flavio? Da sua própria renda? O Queiroz deveria ter uma renda muito boa, para pagar a troco de nada as contas do senador. Essa é uma história muito mal contada e ao que parece todos vão engulir essa história caladinhos, até porque o STF ou outro Supremo, manda suspender as investigações sobre o suspeito ou soltar de uma vez se estiver preso. Acho uma injustiça o que fazem com o Fernandinho Beira–Mar, mantendo – o preso, enquanto bandidos de colarinhos brancos com crimes piores que os deles, porque são crimes contra patrimônios públicos, são postos em liberdades se estiverem presos por culpas já formadas ou suspensas as investigações sobre poderosos suspeitos de crimes de lavagem de dinheiro ou de obstrução da Justiça. Mas, isso é cara do brasil de hoje herdada dos seus últimos governos

Norões disse...

O mesmo Globo publicou no dia seguinte matéria com novas releações sobre esse escândalo e que poderia motivar perguntas que não foram feitas nessa entrevista "promocional do elemento senador. Pena. Por isso ele deitou e rolou pra cima do Globo.