segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Elon Musk, da Space X, privatizou os voos espaciais. Mas o Dr. No chegou antes



Dr. No, o primeiro empresário do espaço

Em "Com 007 Só Se vive duas Vezes", de 1967, o sequestro de uma nave espacial. 

por Ed Sá 
Ontem, uma nave privada, a SpaceX Crew Dragon, que havia decolado para a Estação Espacial Internacional em 30 de maio, concluiu sua missão e trouxe de volta à Terra os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken. Em 2018, uma nave também privada, da Virgin Galatic, realizou um curto voo espacial tripulado, mas sem a complexidade da tarefa da Dragon que transportou pela primeira vez astronautas da Nasa. 

O feito foi saudado como a efetiva privatização da atividade espacial. OK, mas o polêmico Elon Musk, o dono da Tesla e da Dragon, não é primeiro empresário espacial. 

O cinema chegou antes. 

Nos filmes do 007, a Spectre, uma organização privada, operava foguetes de satélites sofisticados. E no primeiro filme da série, "O Satânico Dr. No", o agente da Sua Majestade impedia a interceptação de naves lançadas do Cabo Canaveral. O Dr. Julius No atuava no lado escuro da lei mas era um cientista que comandava um grande complexo espacial. Já a Spectre (sigla em inglês Special Executive for Counter-Intelligence, Terrorism, Revenge and Extortion) instigava a Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética e usava tecnologia espacial, como uma rede de satélites, com o objetivo de dominar o mundo.

2 comentários:

J.A.Barros disse...

Todas as HQ de Flash Gordon, já contavam há mais de 60 anos as suas aventuras espaciais, com foguetes satélites e armas atômicas contra o Planeta Mongo e seu Imperador Ming.

Hans disse...

Boa dica. Foi o Dr. Zarkov quem criou os foguetes de Flash Gordon. Um cientista não ligado ao governo dos Estados Unidos. Era privado.