terça-feira, 4 de agosto de 2020

Juan Carlos: o "Queiroz" espanhol

por José Bálsamo
"Vou ali e já volto". O ex-rei da Espanha deu um perdido na justiça. Virou uma espécie de Queiroz galego. Especula-se que está na República Dominicana, mas esse não é seu destino final. Deve ir para Portugal. 
O pinote do ex-rei deve-se à acusação de ter recebido um mega propina em transações com a Arábia Saudita. Os jornais o chamam de "rei emérito".  Emérito o cacete. Um dos significados da palavra é "prestigiado", o que não é o caso do sujeito no momento. Rei Demérito deverá ser o apelido com o qual entrará para a história diante de tantas evidências do jabaculê real.

A família real da Espanha, que tem outros integrantes enrolados com a lei, foi retrofitada pelo ditador fascista Francisco Franco. É uma das heranças da sua cruel e longa temporada no comando do país.

 Juan Carlos I foge de graves denúncias de corrupção. Em 2014, ele renunciou ao trono já por conta de transações suspeitas. Recentemente, foram descobertas em contas secretas na Suíça, coisa de quase 70 milhões de euros vindos das Arábias.  

O Queiroz espanhol em versão euros dificilmente irá em cana. Só se os investigadores encontrarem crime cometido após a renúncia. Um dispositivo primitivo, que chega a ser até uma ofensa aos cidadãos honestos e não monarquistas, deu imunidade ao rei enquanto no trono, quando as tramoias aconteceram..  

5 comentários:

Corrêa disse...

Não há nada mais grotesco do que monarquias. No Oriente Médio tem um monte de reis e princesas que foram inventados pelo ingleses. Um ditador inventou esses Juans. Os demais "reis" são párias e mamam no dinheiro público. E ainda tem uns babacas brasileiro que querem a volta dessa excrescência em pleno século 21.

J.A.Barros disse...

A corrupção da realeza. Reis e Príncipes, corruptos dominaram a idade média e sob a tolerância e benção dos Papas. Famílias Imperiais, que são muito bem relatadas por Shakspeare, principalmente no seu Ricardo III, que assassina e extermina todo tronco dos Plantagenetas, que reinava sobre a Inglaterra.

J.A.Barros disse...

Por que chamar de "babacas ", brasileiros que idealizam um modelo de governo como as monarquias .? Não são "babacas", são criaturas que tem opinião formada e devem ser respeitadas. Assim como aqueles que apoiam a democracia, aqueles que admitem as ditaduras, aqueles que são republicanos e são respeitadas as sua escolhas de forma de regimes de governo. Existem muitos que preferem o regime miilitar fantasiado de democracia, mas suas opiniões devem ser respeitadas também. Se você quiser ser respeitado, respeite as opiniões de terceiros e vamos viver muito melhor em harmonia com com tudo e com todos.

Corrêa disse...

Tá certo J.A.Barros não são babacas, são débeis mentais idiotas e imbecis

J.A.Barros disse...

É cara, estamos naquela situação: "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come". Estamos numa situação muito triste e não sei se sairemos dela tão cedo agravado agora com essa pandemia.