Adhemar Ferreira da Silva. Claudio Kano. Aída dos Santos. Maria Lenk. Seleção brasileira feminina de voleibol de 1996. Nomes e equipes que fizeram a história do esporte nacional serão agora imortalizados em documentários produzidos com recursos do programa Petrobras Esporte & Cidadania, por meio do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, realizado em parceria com a ESPN Brasil. As nove produções selecionadas pelo projeto foram anunciadas hoje (28/10), após a avaliação de 24 propostas escolhidas via seleção pública. Os filmes, que terão aproximadamente 25 minutos, além de contribuir para o desenvolvimento de um acervo audiovisual sobre o esporte, terão como objetivo difundir e estimular a prática esportiva. A partir de agora, as equipes envolvidas na produção dos nove documentários finalistas participarão de oficinas de captação de áudio, imagem, roteiro, edição e seleção de conteúdo.
Entre os atletas homenageados pelos documentários também estão o velejador Reinaldo Conrad, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Montreal (1976); Servílio de Oliveira, único medalhista brasileiro do boxe, nos Jogos do México (1968); José Teles da Conceição, bronze no salto em altura nas Olimpíadas de Helsinque (1952); e a seleção brasileira de tiro que disputou os Jogos da Antuérpia, em 1920, ganhando a primeira medalha de ouro olímpica brasileira.
Além dos documentários, será produzido um longa-metragem de 52 minutos, que abrirá a mostra realizada ao final do projeto. O filme será dirigido pelo cineasta Ugo Giorgetti, convidado especial do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro.
O programa Petrobras Esporte & Cidadania é a mais abrangente iniciativa de apoio ao esporte olímpico lançada no país e inclui ainda o Esporte de Rendimento (por meio do apoio às confederações de boxe, esgrima, taekwondo, remo e levantamento de peso), Esporte Educacional (que apoia projetos esportivos voltados para a inclusão social) e Esporte de Participação (por meio do qual a Petrobras apoia iniciativas desportivas em todo o país, voltadas para o bem-estar e interação social da população).
Documentários selecionados:
1 - "O Salto de Adhemar" (Bossa Nova Films Criações e Produções)
2 - "Reinaldo Conrad: a origem do iatismo vencedor" (Cinema Brasil Digital - Escritório de Planejamento em Empreendimentos Audiovisuais Ltda.)
3 - "Do Méier para Helsinque: a história de um salto" (DIG Promoções e Produções Ltda.)
4 - "Aída, uma História de Garra" (Digimídia Recursos Digitais Ltda.)
5 - "Ouro, prata, bronze e. chumbo" (GW São Paulo Comunicação S.A.)
6 - "Maria Lenk - a essência do espírito olímpico" (Pavirada filmes e Produções Ltda.)
7 - "Claudio Kano, o Atleta do Detalhe" (Dreamonoid Brasil Ltda.)
8 - "A Luta Continua - um documentário em 12 rounds" (Debasé Filmes Ltda.)
9 - "Doze Brasileiras" (Acere Produção Artística e Cultural Ltda.)
Fonte: Petrobras/Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional
Mais informações podem ser obtidas no site www.memoriadoesporte.org.br.
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário