quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Cuba, o passado que não passa (segundo registros de viagem do fotógrafo Marcelo Horn)

Cuba 2011. F\oto: Marcelo Horn

Cuba 2011. Foto: Marcelo Horn


Cuba 2011. Foto: Marcelo Horn

Cuba 2011. Foto: Marcelo Horn


Cuba 2011. Foto: Marcelo Horn

Cuba 2011. Foto: Marcelo Horn

Cuba 2011. Foto: Marcelo Horn

Cuba 2011. Foto: Marcelo Horn

Cuba 2011. Foto: Marcelo Horn

Cuba 2011. Foto: Marcelo Horn
por Gonça
O fotógrafo Marcelo Horn - que atuou na Manchete e em outras revistas da extinta Bloch - acaba de voltar de Cuba. Em férias do trabalho mas não da arte de fotografar, captou aspectos da vida e rotina da sociedade cubana. Muito além da simples visão do turista acidental - ele ressalta que, ao viajar, um dos seus maiores prazeres, além de fotografar, claro, é conversar com pessoas comuns, tentar aprofundar suas impressões sobre o lugar visitado diretamente com a população, afastando-se de um enfoque pré-concebido. Foi o que fez. Marcelo voltou impressionado com a pobreza em Cuba, com o que viu e ouviu sobre precárias condições de moradia, de trabalho, de opções de ascensão social. Este blog publica uma pequena parte desse material. Aqui, Marcelo capta cenas atuais que remetem a um filme rebobinado. Focaliza as mensagens revolucionárias que persistem em meio à tênue e incipiente abertura econômica empreendida por Raul Castro. Enquadra slogans políticos em contraponto a automóveis dos anos 50, (com as honrosas exceções de um Fusquinha, provavelmente mexicano, um Lada russo. um side-car retrô e um jipão com cara de novo, seria um Land Rover?). Antigos Ford. Oldsmobile, Bel-Air, Nash etc são "icones" da presença americana nos tempos do ditador Fulgêncio Batista. Na visão do fotógrafo, confrontados com os slogans, compõem a cena do passado que não passa.

6 comentários:

debarros disse...

Cuba, referência para os nosso "progressistas" – de Chicos Buarques a "drs. Honoris Causa" – senão é uma história dentro da história se tornou, hoje, uma comédia burlesca sem muita graça.

Ebert disse...

Mesmo com toda isenção, é complicado traçar um retrato de um país. Dependendo do olhar, é possível propagar qualquer visão. Respeito a opinião do fotógrqafo mas Cuba tem aspecto positivos.É só ver outros países capitqalistas do Caribe, Haiti, por exemplo, com forte presença americana, governos apoiados pelos Estados Unidos, inclusive os ditadores Papa Doc e Bany Doc e nem por isso são o paraíso na terra. Cuba sofre um injustificável bloqueio econômico há mais de 50 anos. A guerra fria acabou mas a cruel restrição ao desenvolvimento cubano permanece. Houve avanços, há problemas. Mas Cuba deu e dá exmplos ao mundo.

Ludmila disse...

composição simbólica, curti

debarros disse...

O primeiro carro me pareceu ser um "studebaker".

debarros disse...

Cuba, o país das frases feitas!

Wilson disse...

É possivel se ter uma imagem positiva ou negativa de qualquer país ou acontecimento. É só escolher o ângulo. Cuba não é o paraíso nem é o inferno. É um país pobre que pretendeu ditar seu rumo e é vitima de um forte bloqueio econômico. Antes, sob a ditadura de Batista, era território da máfia, de prostituição, de jogos, de drogas. Hoje sobrevive sem tem seu problemas ecômicos resolvidos. E nem sei se resolverá já que não tem recursos minerais, por exemplo. Mas o omentário acima, do Ebert, mostra que alguns países da região são miseráveis, oque mostra que o problema vai muito além.