por Gonça
Segundo o site Meio&Mensagem, caiu em 2009 a circulação dos jornais brasileiros. Dos 20 maiores, 11 perderam leitores. Apenas seis melhoraram o desempenho de acordo com os números do IVC (Instituto Verificador de Circulalção): Daqui (31%), Expresso da Informação (15,7%), Lance (10%), Correio Braziliense (6,7%), Agora São Paulo (4,8%) e Zero Hora (2%). Onze jornais perderam posições: O Dia (-31,7%) e Meia Hora (-19,8%), Diário de S. Paulo (-18,6%), Jornal da Tarde (-17,6%), Extra (-13,7%), O Estado de S. Paulo (-13,5%), Diário Gaúcho (-12%), O Globo (-8,6%), Folha de S. Paulo (-5%), Super Notícia (-4,5) e Estado de Minas (-2%).
No ano passado, o posto de mais vendido ficou com a Folha de S. Paulo (média diária de 295 mil exemplares), seguida por Super Notícia (289 mil), O Globo (257 mil) e Extra (248 mil). Em quinto lugar está O Estado de S. Paulo (213 mil), à frente do Meia Hora (186 mil) e dos gaúchos Zero Hora (183 mil), Correio do Povo (155 mil) e Diário Gaúcho (147 mil) e do Lance (125 mil).
Um comentário:
Acredito que isso já é um certo efeito do atual mercado de informação. Sou apenas um leitor mas acesso a internet, leio sites de notícias, e vejo que os jornais trazem pouco coisa inédita. A velocidade com que a informação circula é espantosa. Às vezes, assisto ao Jornal Nacional, por exemplo, é duas ou três horas depois, me atualizo na internet. Às vezes, há acontecimentos andamento que outros meios já não conseguem acompanhar com a mesa eficiência da internet.
Postar um comentário