por Gonça
Sabe a boa causa? Aquela que todo mundo apoia e os políticos se aproveitam exatamente disso para se apropriar do pretexto e disparar "contrabandos em nome do mais variados interesses? Pois é, Copa, Olimpíada, revitalização da Lapa, do Porto do Rio, são projetos oportunos para a cidade, sob aplausos gerais. E, por isso, ótimos pretextos para uso e abuso de que quer comprometer ainda mais a qualidade de vida da cidade.
Ligue o sinal vermelho e pisca-alerta para:
1) Lapa - a prefeitura e os vereadores do Rio aprovaram uma lei que o Globo define como "sob encomenda" da Eletrobrás (que, por sua vez, tem na agulha uma construtora interessada) aprovando a construção de um espigão em plena Lapa. Primeiro, é uma agressão à arquitetura do lugar, a prefeitura vai lá e tenta destruir um região que o carioca recuperou para seu lazer e como atração turística; segundo, aumenta o adensamento da circulação de carros em uma região que não mais suporta isso. A prefeitura está tão interessada em revitalizar a Zona Portuária, por que não leva prá lá o mostrengo da Eletrobrás?
2) Há alguns anos, a prefeitura tentou construir um túnel que sairia no Leblon, sob o morro Dois Irmãos, e traria trânsito de caminhões pesados para a Delfim Moreira, Vieira Souto e Avenida Atlântica. Ou seja, enquanto São Paulo constroi um anel rodoviário para se livrar dos caminhões e carretas, o Rio queria traze-los para uma zona residencial. As reações foram muitas e o projeto foi arquivado. Sob a "boa causa" de criar rotas para deslocamento de atletas, dirigentes e jornalistas que virão para as Olimpíadas, Eduardo Paes quer retomar a idéia, agora duplicando a Niemeyer. Sob as asas da "boa causa", os Jogos, um perverso "contrabando" para destruir a cidade que supostamente deveria preservar.
3) Que o Rio e o Brasil não se transformem respectivamente na primeira cidade e no primeiro país cujas populações tenha que se arrepender amargamente do dia em que conquistaram o direito de sediar uma Copa e uma Olimpíada.
Um comentário:
Nos jogos Pan Americanos foi a mesma empolgação dos governos. Prometeram até Metro indo até a Barra que só hoje conseguiu chegar na Praça General Osório, mesmo assim para atender o casal EsmeraldoxJussara, que mora na Barão da Torre, perto da Praça.
Tem um que está prometendo estação na PUC. Vamos esperar ver em que vai dar toda essa euforia.
Postar um comentário