sábado, 9 de janeiro de 2010

O idioma mais difícil do mundo? Deu Amazônia na cabeça

por JJcomunic
Segundo The Economist, em artigo que analisa os idiomas mais complexos do mundo, o primeiro lugar em grau de dificuldade vai para uma das línguas faladas pelo indios da Amazônia: o Tuyuca. Trata-se de um sistema verbal que usa muitas consoantes e poucas vogais. Lembra o turco e há muita aglutinação de palavras, tal qual o alemão. Por exemplo. apenas um vocábulo - "hóabãsiriga" - significa algo como “eu não sei como se escreve isso". Há, segundo The Economist, variações sutis e complicadíssimas. "Diga ape-wi" significa aproximadamente "o menino joga bola (eu sei porque eu vi); Já a expressão "Diga ape-hiyi" quer dizer "o menino joga bola (eu suponho)". Mesmo assim, deve ser mais fácil do que o idioma usado pelos economistas brasileiros. (Imagem Nasa)

Um comentário:

debarrros disse...

Acho que o idioma mais dificil do mundo é de um certo homem público, que mal sabe falar a sua lingua natal. É mentira, Terta?