por Eli Halfoun
Se alguém perguntar quem é João Rubinato provavelmente você se engasgará com a resposta, mas craques em música como Sergio Cabral, João Máximo e Ruy Castro responderão de primeira: Adoniran Barbosa. João Rubinato, que nasceu em Valinhos em 1912, virou Adoniran Barbosa, uma das maiores expressões da música brasileira, pegou o “Trem das Onze” e fez sua música viajar por todo o Brasil sempre acompanhado do “Arnesto” que mora no Brás. Aliás, foi Adoniran que deu um certeiro “Tiro ao Álvaro” (samba gravado por Elis Regina) que popularizou o bairro paulista. A história conta que Adoniran nasceu na cidade de Valinhos, São Paulo, em 1912, mas aos 10 anos deu um “jeitinho” na certidão de nascimento para poder, ainda menino, trabalhar. Como seu registro diz que ele nasceu no dia 6 de agosto de 1910, este ano ele estaria completando 100 anos de idade. A data certamente será motivo para muitas homenagens musicais, principalmente em São Paulo, para onde se mudou ainda criança depois de ter vivido alguns anos no interior, mais precisamente em Jundiaí. Boêmio de carterinha, Adoniran iniciou sua carreira depois de vencer um concurso de calouros, o que lhe possibilitou o primeiro contrato com a Rádio Cruzeiro. Antes de ter seu talento musical reconhecido e reverenciado, Adoniran foi entregador de marmitas, vendedor, pintor e varredor. Ganhar dinheiro nunca foi o objetivo de sua música e por isso viveu e morreu pobre. Pobre, mas feliz porque sempre fez o que realmente gostou: os sambas que todos nós cantamos - e cantamos com prazer - até hoje.
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Homens como Adoniram Barbosa é que deveriam receber prêmios nacionais e internacionais. Esses homems, que realmente vieram do nada sem nunca terem feito mal, por razões política, a qualquer pessoa. Veja o passado de Adoniram e confiram com as profissões mais humildes que exerceu, de entregador de marmitas – um pobre marmiteiro no jargão do Brigadeiro Eduardo Gomes – a pintor de paredes até a chegar a ter o seu talento musical reconhecido. Vica homens como Adoniram Barbosa que com o seu talento musical enriqueceu a MPB. amém!
Postar um comentário