domingo, 18 de julho de 2021
sábado, 17 de julho de 2021
A olimpíada do vírus: medalhas no álcool gel
A Veja levanta a polêmica da realização da Olímpiada em plena pandemia. Já se sabe que a "bolha" não funciona. Já há casos em hotéis e até na cidade olímpica.
E o Brasil deu sua contribuição para o risco sanitário. Parte da delegação brasileira se recusou a se vacinas. O COB calcula que 25% dos atletas apostaram no risco, outros, outros tomaram apernas a primeira dose.
Tremenda falta de consciência social. O esporte não pode estar acima da responsabilidade cidadã.
Com aparência de brinquedo, essa pistola mata
| Reprodução Instagram Culter Precision |
A empresa norte-americana Culper Precision desenvolveu um arma letal com aparência de brinquedo. Por força do poderoso lobby da NFA (National Rifle Association) muitas pessoas nos Estados Unidos talvez não se choquem tanto com o produto, mas o design da peça sinistra, com aparência de lego, é atraente para crianças. Criticada, a empresa diz que sua intenção foi prestigiar os esportes de tiro.
O Brasil vive a era do liberou geral das armas de fogo. Inundado de pistolas e até armas de guerra, o país já constata os efeitos mortais das nova legislação nas recentes estatísticas. Parte dessas armas, a polícia alerta sobre isso, vai parar nas mãos de assaltante ou elementos do tráfico e da milícia.
Aqui, há casos de assaltantes desmonetizados que usam réplicas de armas. A polícia também aconselha ao cidadão não reagir nunca, mesmo diante da duvida se a arma é de brinquedo ou de verdade. Então, vale o aviso: se a arma parecer de brinquedo, não reaja. Pode ser a irresponsável pistola da Culter. O "brinquedo" dispara balas fatais.
Publimemória: quando a Varig era top, passageiro não passava fome e a Manchete pegava carona...
Anos 1960. O Boeing 707 da Varig voava absoluto para os principais destinos do mundo. O passageiro da empresa brasileira, que tinha à disposição o "diner a la carte", jamais imaginou que um dia empresas aéreas ofereceriam jejum a bordo ou amendoim ressecado como primeiro "prato" seguido de barra de cereal.
No tempo das fotos analógicas em que o material dos fotógrafos era despachado por avião, a Varig era grande parceira da Manchete. Solícitos, pilotos e tripulantes traziam os envelopes com filmes para fechamento do material internacional das edições. Quando não era possível alcançar a tripulação antes do embarque, a solução era apelar para um passageiro. Com base na descrição que chegava por telex ou telefone - "homem alto, de óculos, cabelo reco" ou "mulher loura, magra, de blusa verde e minissaia", alguém da equipe dos Serviços Editoriais, da redação carioca, recebia o portador no velho Galeão. O jargão interno para despachar e receber fotos era "fazer um passageiro".
Hoje, com tanta segurança, seria bem difícil um passageiro abordado no aeroporto topar carregar um envelope entregue por um desconhecido.
Outra resultante da parceria Manchete-Varig era a disponibilidade da edição semanal da revista para os passageiros de todos os voos da companhia. No anúncio reproduzido acima uma aeromoça - atualmente o correto é comissária de bordo - no seu beliche de descanso lê uma revista.
A ilustração acima foi enviada ao blog pelo colega Nilton Muniz que trabalhou nos Serviços Editoriais da Bloch, precisamente o setor que durante décadas, até a chegada do digital, era encarregado de resgatar nos aeroportos filmes e fotos que a Varig transportava por cortesia e as redações das revistas aguardavam com ansiedade para fechar páginas abertas. Sem atrasar a happy hour no Novo Mundo. (José Esmeraldo Gonçalves)
sexta-feira, 16 de julho de 2021
Estilo: a moda do colarinho branco resiste
quinta-feira, 15 de julho de 2021
Caparam o Capão, ou Aqui Jazz • Por Roberto Muggiati*
![]() |
| Festival de Jazz do Capão. Foto Divulgação |
Os regimes totalitários odeiam o jazz, vejam o nazismo e o estalinismo. As facções racistas e reacionárias odeiam o jazz, vejam a quantidade de músicos norte-americanos que preferiu morar e tocar na Europa.
Agora – retardado como sempre – o “Brasil oficial” adere à onda de ódio ao jazz, uma das manifestações de arte mais libertárias da nossa época, ao lado do cinema. A Funarte acaba de vetar apoio da Lei Rouanet à nona edição do Festival de Jazz do Capão, na Chapada Diamantina, Bahia. O motivo do veto foi que o evento se declarou “antifascista e pela democracia” – como se isso fosse algo nocivo à sociedade brasileira. Mais um vexame para nossa cultura aos olhos do mundo. Para Tiago Tao, o produtor do evento, a não aprovação tem viés ideológico: “Não houve um parecer técnico, nenhuma avaliação do programa. O governo usa argumentos que beiram a bizarrice. Aliás, o governo não foi citado, mas vestiu a carapuça.”
![]() |
| Raul de Souza. Foto Emmanuelle Nemoz/rauldesouza.net |
Realizado há dez anos, o Festival do Capão já reuniu Hermeto Pascoal, Raul de Souza, Ivan Lins, Naná Vasconcelos, Toninho Horta, Orquestra Rumpilezz, Egberto Gismonti e outros nomes de relevo internacional.
... E o Mago tirou um Coelho da cartola
![]() |
| Paulo Coelho e Christina Oiticica. Foto paulocoelhoblog.com |
• O jazz já foi chamado “o som da surpresa”. Enquanto essa matéria ia para nossas prensas digitais, foi anunciado que o escritor Paulo Coelho e sua mulher, a pintora Christina Oiticica, se ofereciam para bancar os custos do Festival de Jazz do Capão. (“Única condição: que seja antifascista e pela democracia”.) Como diria Shakespeare, bem está o que bem acaba... Bela notícia para um 14 de julho em que se comemoram os 232 anos da Queda da Bastilha.
*Roberto Muggiati é autor dos livros O que é jazz, New Jazz: de volta para o futuro e Improvisando Soluções.
quarta-feira, 14 de julho de 2021
O país do enema
terça-feira, 13 de julho de 2021
A seleção triste...
por José Esmeraldo Gonçalves
A seleção conseguiu o que parecia impossível: tornar triste o futebol brasileiro.
A CBF e alguns jogadores fizeram a escolha de levar a política para o campo ao se associarem ao desgoverno Bolsonaro. Foi uma tomada de posição, okey, como diria o "mito" deles. Mas no momento em que o prevaricador se desgasta junto à maioria dos brasileiros é claro que ia sobrar para a popularidade da seleção.
Apesar disso, esqueçamos aqui a política. Independentemente da adesão à figura cujo negacionismo e suspeitas de corrupção foram responsáveis pela morte de um número absurdo de pessoas - um recorde mundial de vítimas por habitante - a seleção tem outros ângulos desfavoráveis. Empatia não é o forte do time. Ao contrário, exala amargura, no que parece ter sido contaminado por Neymar, eternamente contra o mundo.
O jogador do PSG critica a mídia por noticiar seu comportamento extracampo, quando se trata apenas disso: noticiar fatos. Fatos que são frequentemente gerados por ele mesmo. Reconhecidamente um craque, Neymar parece estar com o modo revoltoso em on por ultimamente acumular derrotas. As frustrações do PSG na busca do Santo Graal, a Champions; a perda do título regional francês; os problemas pessoais; as questões com o fisco. Talvez tudo isso junto explique porque ele, em campo, também parece em guerra contra adversários invisíveis e visíveis. Estes sabem que o brasileiro é sempre um alvo a desestabilizar. E conseguem neutralizá-lo, muitas vezes com deslealdade.
Reparem, a seleção é desgostosa, a bola rola com melancolia.
Já se vão quase vinte anos do última Copa de 2002, a do penta. O futebol mudou. O drible já não é tão festejado. Os narradores parecem vibrar mais com as estatísticas, a posse de bola, o jogo de posições, a marcação alta. Não sei se Pelé, Garrincha, Rivelino, Gérson, Romário, Bebeto, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo Fenômeno, entre outros, teriam liberdade nos campos de hoje. Se seriam convocados para a marcação alta ou baixa, na maior parte do tempo afastando-se da "zona do agrião", como definia João Saldanha as proximidades da grande área. (N.R. o terreno próprio para cultivo do agrião é quase um lamaçal, retém muita água, se bobear o sujeito que caminha por ali vai ao chão).
Para os treinadores europeus, que influenciam o mundo, o passe dá velocidade ao jogo - e vimos na Eurocopa como as seleções são bem treinadas na troca de passes - já o drible é jogada de contato, se não é bem-sucedido implica em interrupção da sequência de ataque, coloca em risco a festejada posse de bola, interrompe a fluência do jogo. Por isso, a firula está em em crise. Sobrevive à custa do talento de poucos jogadores, um deles Neymar.
Em entrevistas Tite valoriza o craque resistente, aquele que faz diferença, mas o treinador costuma descrever o modo de jogar da seleção brasileira como se estivesse no centro de controle da Nasa comandando uma viagem espacial e a complexidade de um pouso em Marte. O povão quer papo fácil e bola no filó.
Tite é vitorioso, não se negue. Tem poucas derrotas na seleção. Pena que duas delas fundamentais: diante da Bélgica, que tirou o Brasil da Copa da Rússia, e contra a Argentina de Messi, que nos relegou a vice na Copa América.
Para se reconciliar com o torcedor, a seleção precisa jogar bola e dar um cartão vermelho pro prevaricador.
Em suma, o time tem 16 meses, antes da Copa do Catar, para mostrar que ainda gosta do jogo e é solidário com o Brasil que sofre.
domingo, 11 de julho de 2021
sábado, 10 de julho de 2021
Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo protesta contra ataques à repórter Juliana Dal Piva
Na tarde de 09.jul.2021, Frederick Wassef, que se apresenta como advogado do presidente Jair Bolsonaro, atacou Juliana Dal Piva, uma das jornalistas investigativas mais consagradas do país. A colunista do UOL foi xingada com rótulos pejorativos e recebeu ameaças veladas.
Demonstrando desprezo à liberdade de imprensa e sem temer possíveis punições, o advogado recomendou que a jornalista mudasse para a China: "Faça lá o que você faz aqui no seu trabalho, para ver o que o maravilhoso sistema político que você tanto ama faria com você. Lá na China você desapareceria e não iriam nem encontrar o seu corpo".
Há anos, Juliana Dal Piva investiga o esquema das rachadinhas envolvendo os filhos de Jair Bolsonaro. No início da semana, foi além. Revelou, por meio de áudios e de uma apuração minuciosa, conexões diretas do presidente com a apropriação de salário de servidores na Câmara dos Deputados.
A Abraji não reproduzirá aqui as hostilidades proferidas por Wassef por se tratar de afirmações toscas e ultrajantes. O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, disse que vai pedir à corregedoria do órgão que apure o fato e tome as medidas necessárias.
Defendemos a liberdade de imprensa como direito garantido pela Constituição e pilar do Estado Democrático de Direito. Todo o apoio a Dal Piva, ao UOL e a todos os veículos e profissionais de imprensa que vêm sendo atacados sistematicamente desde que o governo Bolsonaro assumiu o poder, em janeiro de 2019.
Exigimos que sejam tomadas as medidas legais cabíveis contra Wassef e todos os que vilipendiam o trabalho essencial da imprensa de levar à sociedade assuntos de interesse público. Esperamos que as instituições que defendem a democracia façam seu papel e resistam à destruição do espaço cívico promovida pelos autoritários de plantão e seus militantes.
Diretoria da Abraji, 10 de julho de 2021.
sexta-feira, 9 de julho de 2021
Itália X Inglaterra: quem vai decidir esse jogo? O VAR ou a rainha?
| Ingleses erguem os braços comemorando o gol e a Copa de 1966. O mesmo gesto dos alemães é de revolta e indignação. Foto Manchete |
Em 1986, nos meses que antecederam a Copa do México, Manchete publicou a série Brasil de 12 Copas, assinada por Roberto Muggiati. Um dos capítulos focalizava a Copa de 1966, na Inglaterra. Naquele ano, o torneio foi marcado por três fatos. A desclassificação do Brasil, com a dramática contusão de Pelé, caçado em campo; o roubo da Taça Jules Rimet, depois localizada; e a bola que não entrou no gol da Alemanha, mesmo assim validado pelo árbitro. A irregularidade foi decisiva para o título da Inglaterra no lendário Wembley e na final mais discutida de todas as copas..
Depois de amanhã, domingo, Inglaterra e Itália decidem a Eurocopa. No mesmo estádio, agora reformado mas sempre mítico. Os ingleses se classificaram(2X1) para a final com a ajuda de um pênalti polêmico que despachou a Dinamarca, marcado também na prorrogação quando o atacante Sterling teria simulado uma falta.
A indignação dos dinamarqueses em campo lembrou a revolta do alemães em 1966. Naquele final, o jogo acabou em 2X2, no tempo normal. Veio a prorrogação e, aos 11 minutos, o inglês Hurst chutou de fora da área, a bola bateu no travessão e caiu à frente da linha de gol. O suiço Gottifried Dienst validou o lance. A Alemanha perdeu o gás e os ingleses fizeram mais um gol, fechando o placar em 4X2 e ganhando a Copa.
A Itália confia que, dessa vez, o árbitro não vai repetir a patriotada que vitimou a Alemanha há 55 anos e a Dinamarca, na última quarta-feira. Mesmo assim, a Azurra teme que, em possível dúvida, Sua Senhoria despreze o VAR e consulte a rainha.
Cem anos esta noite • Por Roberto Muggiati
![]() |
| O filósofo e escritor nas filmagens de Edgar Morin, chronique d’un regard. Foto Reprodução @edgarmorinparis |
| Morin na Casa da Suíça, no Rio, em 1972. Foto Arquivo Nacional. |
Em 1963 fez sucesso o filme de Louis Malle Trinta anos esta noite: ao completar essa idade, o protagonista – sem rumo existencial e sem nenhum apego à vida, se mata com um tiro no coração. Bem o oposto tem sido a postura do parisiense Edgar Morin, que chegou aos cem anos neste 8 de julho.
Não vou enumerar aqui as múltiplas manifestações do seu brilho intelectual, nem sua cultura humanista, que marcaram nossa época. Antropólogo, sociólogo e filósofo, Morin soube se valer de sua admirável longevidade para embarcar num ambicioso projeto de estudos, conhecido como o “pensamento complexo” ou “paradigma da complexidade”. Dos mais de trinta livros que publicou, seis se concentram no âmago da sua filosofia, reunidos no título geral O método, entre eles Introdução ao pensamento complexo e Ciência com consciência.
O que mais me fascina em Morin é como ele conseguiu aliar o homem de reflexão ao homem de ação, participando ativamente dos embates político-ideológicos do nosso tempo. Filho único de pais judeus sefaraditas não praticantes, nasceu na época em que era fundado o Partido Comunista Chinês, fato que persistiu durante décadas como um dos segredos mais bem guardados da História. Concebido em Moscou, a sete mil quilômetros de distância, o PCC foi criado por treze homens – nenhum operário ou camponês – e seu discurso de abertura foi em inglês, porque os chineses não falavam russo e os russos não falavam mandarim.
Em 1936, aos quinze anos, no seu primeiro ato político, durante a Guerra Civil espanhola, Morin adere a uma organização libertária, a Solidariedade Internacional Antifascista.
Aos vinte anos, filia-se ao Partido Comunista Francês, como “uma força capaz de resistir à Alemanha nazista”. Na pátria ocupada, entra para a resistência e se torna tenente das forças combatentes francesas. Na época, Edgar Nahoum adotou o codinome Morin; na verdade, optou pelo nome do personagem Manin, do romance de André Malraux A condição humana, mas um mal-entendido transformou Manin em Morin e assim ficou. No pós-guerra, divergindo do autoritarismo estalinista, desliga-se do Partido Comunista.
Assiste ao esvaziamento do império colonial francês, marcado pela humilhante derrota militar em Dien Bien Phu, na Indochina, que se torna problema norte-americano com o nome de Vietnã. Empenha-se pessoalmente no embate final da descolonização, a libertação da Argélia, que acaba ocorrendo em 1962.
Mais recentemente, Edgar Morin se envolveu com a questão israelense-palestina, mostrando-se crítico da política adotada pelo governo de Israel. Lamentou que um povo perseguido e oprimido ao longo de séculos tenha assumido o papel de opressor em relação aos palestinos. O artigo em que expressou essa opinião, publicado em 2002 no jornal Le Monde, lhe valeu um processo por difamação racial e apologia de atos de terrorismo, movido pela Associação França-Israel. O processo provocou protestos, inclusive de outras entidades judaicas. Morin acabou sendo inocentado pela Corte de Cassação, a mais alta instância judiciária francesa.
Como no poema Uivo de Allen Ginsberg, Morin viu algumas das melhores cabeças da sua geração destruídas de maneira trágica. Viu Louis Althusser, o maior teórico do marxismo, estrangular a mulher enquanto massageava seu pescoço. Viu Roland Barthes, abalado pela morte da mãe, atravessar distraído o bulevar e ser atropelado por um ridículo furgão de tinturaria. Viu Michel Foucault ter seu nome conspurcado ao se tornar a primeira celebridade francesa morta de AIDS. Na ressaca midiática de Maio de 68, Morin ficou sabiamente ao largo da fogueira das vaidades de estruturalistas e “nouveaux philosophes”.
Teve tempo para viver o que Graciliano chama “uma sucessão de estados monogâmicos”. Casou aos 25 anos com a filósofa Violette Chapellaubeau, com quem teve duas filhas, Irène Nahoum e Véronique. Em 1970, casou com Johanne Harelle. Em 1982, com Edwige Lannegrace, da qual enviuvou em 2008. É casado desde 2012 com a socióloga Sabah Abouessalam, com quem escreveu o livro L'homme est faible devant la femme/O homem é fraco diante da mulher (2013) e, em 2020, Changeons de voie - Les leçons du coronavirus/Mudemos de rumo – as lições do coronavirus.
Diante de uma biografia dessas, só podemos tomar fôlego e desejar: longa vida para Edgar Morin.
quinta-feira, 8 de julho de 2021
FOTOS ABANDONADAS NOS ANTIGOS ESTÚDIOS DA REDE MANCHETE. VIDEOMAKER LANÇA DOC SOBRE O COMPLEXO FANTASMA DE ÁGUA GRANDE
| Cromos largados nos estúdios abandonados de Rede Manchete - Reprodução Vouglar |
| Abandonados: o que resta dos antigos estúdios da Rede Manchete em Água Grande. Reprodução Vlougar |
| Rafael Ramos |
quarta-feira, 7 de julho de 2021
Rita, perdoe o rango! • Por Roberto Muggiati
| Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sergio Dias. Foto de Antonio Trindade/Manchete |
Em março de 1968 troquei o Rio por São Paulo para trabalhar no projeto da revista Veja, que seria lançada em setembro. Editar um newsmagazine nos moldes da americana Time era o sonho dourado de Victor Civita, tão importante que ele aposentou sua galinha dos ovos de ouro – a revista mensal de reportagens Realidade, o maior sucesso da Abril – para concentrar todas suas forças e finanças na semanal de atualidade.
Numa estratégia equivocada, o velho VeeCee, 61 anos, adotou a grade funcional da Time, copiando seu expediente, preenchendo centenas de empregos com os melhores jornalistas do Brasil. O êxodo das redações cariocas para a Pauliceia somava algumas dezenas de editores, redatores e repórteres. Acontece que a Time – iniciada com um punhado de bravos em 1923 – evoluiu palmo a palmo até sua configuração de 1968, ao longo de cinco décadas, num cenário sociocultural específico, atravessando os crazy twenties, o crack da Bolsa, a Depressão, a Segunda Guerra, o boom dos anos 50, a Guerra Fria e os swinging sixties, ou seja, um cenário tipicamente norte-americano.
Ainda: a campanha publicitária dava a impressão de que a Veja seria a Manchete da Abril. Esse erro foi bombasticamente reforçado na véspera do lançamento: transmitido pela TV em cadeia nacional às 20 horas de domingo 8 de setembro (a revista saía às segundas com a data de capa de quarta), um documentário de Jean Manzon mostrava a Veja cobrindo todas as frentes de guerra do mundo, que não eram poucas na época. A Abril se deu conta da imagem truncada ainda na fase dos “números zero” e – pior a emenda que o soneto – acrescentou ao veja do logotipo as palavras e leia. Fez ainda uma maciça distribuição de brindes para meio Brasil: uma lupa num estojo com a logomarca veja e leia.
| A "Árvore" no topo da antiga sede da Abril, na Marginal Tietê |
Record acompanhando Gilberto Gil em Domingo no Parque; no ano seguinte fizeram história na final paulista do FIC, cantando sob vaias o polêmico É proibido proibir de Caetano Veloso.
O recente anúncio da doença de Rita Lee me fez voltar àqueles tempos e me sentir, de certa forma, culpado. Não havia nenhum espaço decente na Abril para receber celebridades. Tinham de comer no horroroso galpão de madeira comunal dos jornalistas e demais empregados, que ficava num anexo ao lado do prédio da editora – quando chovia, e amiúde chovia grosso, todo mundo se encharcava. Senti-me vexado ao receber os garotos – Rita e Arnaldo tinham 20 anos, Sérgio 18. Ainda não tinha aflorado ao sangue da ruivinha a rebeldia sulista de seus antepassados que lutaram na Guerra da Secessão – as irmãs, Mary Lee e Virginia Lee também foram nomeadas em homenagem ao general confederado Robert E. Lee – mas cheguei a recear, da parte de uma Rita Lee afrontada, algum protesto, como batucar numa panela, igual à matriarca dos filmes de faroeste, e chamar os caubóis para o rancho: “Come and get it!”
No ano e meio que passei na Veja em São Paulo só uma vez fui convocado por Seu Victor para receber um convidado VIP, Abelardo Barbosa, o Chacrinha, recém-consagrado “Velho Guerreiro” por Gilberto Gil em Aquele abraço, o hino de despedida do baiano ao partir para o exílio em Londres. Foi um almocinho tacanho naquele pequeno anexo na cobertura do prédio encimado pela árvore da Abril. Um cardápio tão banal que não guardo a menor lembrança do que foi servido. Não podia haver maior disparidade de temperamento entre o Civita e o Chacrinha, o motivo do encontro era um negócio, os dois iam ganhar muito dinheiro à custa do outro. Chacrinha era tão genial que tinha resumido toda a teoria do Marshall McLuhan num bordão: “Quem não se comunica, se trumbica.”
![]() |
| Glauber Rocha na capa da Veja, 1969 |
Recebi ainda outra celebridade, sem o menor aviso: uma tarde Glauber Rocha adentra meu cubículo de editor, avisado de que a Veja preparava uma grande matéria sobre seu “cordel Western” O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, que concorria ao Festival de Cannes de 1969. Além da alma de cineasta, Glauber tinha feeling de marqueteiro e faro de repórter e me encheu de mil detalhes sobre o making of do filme: por exemplo, como uma pesada câmera foi perigosamente içada por meio de cordas a uma escarpada montanha no sertão baiano. Glauber ganhou o prêmio de melhor direção em Cannes, ganhou também a capa de Veja, a única que assinei, enriquecida pelas informações de cocheira do cineasta. Nem um cafezinho morno lhe foi oferecido no prédio da Abril.
![]() |
| Na Veja, em 1968. Foto Acervo Pessoal |
Guardo da época uma única foto, um melancólico instantâneo, de paletó e gravata, no cubículo que dava para a terra devastada do Tietê. Rita Lee, em troca, era a glória, com seu olhar safado debaixo das franjinhas, rosto sardento, margaridas nos cabelos, bochechas rechonchudas, um fininho entre os dentes.
Pouco depois, eu voltava ao “balneário da república” para dirigir a Fatos&Fotos, na empresa que Adolpho Bloch definia como “um grande restaurante que, por acaso, imprimia revistas”. Em breve, aguardem no Panis Cum Ovum – até o título do nosso blog é uma referência culinária – um suculento relato sobre o Império Gastronômico da Manchete.
segunda-feira, 5 de julho de 2021
Há 50 anos Jim Morrison morria em Paris • Por Roberto Muggiati
![]() |
| Jim Morrison, 1967. A famosa foto de Joel-Brodsky. Reprodução San Francisco Art Exchange (link) |
| O túmulo no Cemitério Père Lachaise. Reprodução Facebook |
| E afluência dos fãs no 50ª aniversário da morte do artista. Reprodução You Tube |
No curto período de dez meses e meio, o mundo do rock – o mundo, enfim – foi abalado pela morte da Santíssima Trindade dos Js: Jimi Hendrix, sufocado no próprio vômito, em Londres, 18 de setembro de 1970; Janis Joplin, overdose de heroína em Los Angeles, 4 de outubro; e Jim Morrison, de parada cardíaca, em Paris, 3 de julho de 1971. Entraram todos para o Clube 27, a confraria dos músicos mortos com aquela idade.
(Veja matéria recente no Panis:
https://paniscumovum.blogspot.com/search?q=CLUBE+27+ROBERTO+MUGGIATI)
Em meados dos anos 70, o editor de Manchete, Justino Martins – embora próximo dos sessenta anos, portanto duplamente “careta”, segundo a máxima da contracultura “não confie em ninguém acima dos trinta” – se mostrou particularmente sensível ao “poder jovem” e pediu-me que escrevesse uma série na revista, Os jovens que sacudiram o coreto. A série acabou virando livro, pela L&PM, em 1984, Rock: do sonho ao pesadelo.
Eram 15 perfis, o de Jim Morrison, o vocalista-poeta de The Doors, intitulado Arrombando as portas da percepção. Cito aqui a parte relativa ao seu estranho fim:
“Cansado do rock, das gravações e dos concertos, esgotado e desiludido após uma série de processos – no principal deles acusado de obscenidade durante um concerto em Miami – ele embarcou para Paris com Pamela no começo de março de 1971. No dia 3 de julho foi encontrado morto na banheira do seu apartamento, perto da Place des Vosges. Sua morte continua um mistério até hoje. Não foi feita nenhuma autópsia, não se encontrou o médico que assinou o atestado de óbito. O empresário de The Doors, Bill Siddons, foi chamado de Los Angeles e, ao chegar em Paris, encontrou um caixão lacrado e o atestado de óbito. Só seis dias após a morte do cantor, Siddons divulgou uma notícia à imprensa:
“Jim foi enterrado numa cerimônia simples, na presença de poucos amigos íntimos. Guardamos silêncio em torno do acontecimento porque aqueles que o conheciam e amavam queriam evitar a badalação e a atmosfera circense que cercaram as mortes de outras personalidades do rock como Janis Joplin e Jimi Hendrix. Jim morreu serenamente de causas naturais – ele estava em Paris desde março, com sua mulher, Pamela. Tinha consultado um médico em Paris para tratar de um problema respiratório no sábado – o dia de sua morte.”
Pamela, a única testemunha da morte de Jim, nada esclareceu. E acabou morrendo de uma overdose de heroína em maio de 1974. Jim foi enterrado no cemitério do Père Lachaise, em Paris, o mesmo que abriga os corpos de músicos e escritores famosos como Edith Piaf, Chopin, Bizet, Balzac, Oscar Wilde e outros. Seu túmulo, sempre coberto de graffiti, é até hoje o centro de uma peregrinação interminável de jovens. Outros preferem acreditar que tudo não passou de uma farsa, que Jim Morrison ainda vive numa fazenda qualquer do Texas ou num buraco gelado do Alasca.”
Neste ano do cinquentenário – 3 de julho caiu num sábado – por conta da pandemia apenas cem fãs foram autorizados a visitar o túmulo, atrás de barreiras e vigiados por dois policiais. Vindos de todos os cantos do mundo, alguns deles têm a certeza de que o túmulo está vazio. Vieram apenas para homenagear o ídolo que, no vigor dos 77 anos, apascenta suas cabras e ovelhas em algum lugar remoto da terra, ou nem isso: dedica-se simplesmente a cultivar a nobre arte do dolce far niente...




















