terça-feira, 4 de outubro de 2022

Mídia: os teclados dos jornalistas da mídia neoliberal do Brasil não agregam à direita as letras u-l-t-r-a nem e-x-t-r-e-m-a

Os principais jornais da Europa e dos Estados Unidos classificam Bolsonaro e suas milícias como de extrema direita, de ultradireita ou de direita radical.

 Foram os termos usados para noticiar a eleição agora de muitos parlamentares da far right no Brasil. É, também, como a imprensa democrática rotula a "federação" representada por Hungria, Polônia, Itália, Brasil, a seita republicana liderada por Trump e os movimentos racistas franceses, alemães, austríacos, suecos, entre outros da Europa. 

O rótulo de fascista é cada vez mais associado internacionalmente a Bolsonaro. 

É curioso que, talvez por ter afinidade com princípios do governo atual nas áreas econômicas, financeiras, social -  parte desses veículos neoliberais também pregam ou toleram a contaminação do Estado pelo fundamentalismo religioso - e na prevalência das corporações sobre o cidadãos, os grupos de mídia brasileira têm certa ojeriza aos termos e não os relacionam com as facções bolsonaristas. 

Ou, quem sabe, os aplicativos de texto que usam, especialmente o corretor ortográfico, estão programados para  aceitar, no máximo, as palavras direita e centro- direita quando relacionadas comm o bolsonarismo organizado. 

Nenhum comentário: