Pesquisa CNT/MDA divulgada na semana passada mostrou que a Justiça está sendo levada em condução coercitiva para a impopularidade. Nada menos do 89,3% não confiam na atuação do Poder Judiciário e e 90,3% afirmam que a "dama vendada", que nada tem de cega, não trata todos de maneira igual. A percepção da população faz sentido e vai muito além da Lava Jato e sua intensa divulgação pela mídia. Trata-se da realidade das prisões abarrotadas de detentos sem julgamento, de outras centenas que têm seus processos parados e muitas vezes já deviam estar soltos, da impunidades, da influência daqueles que podem contratar bancas milionárias de advogados e até de bandidos violentos que mesmo quando condenados passam pouco tempo na cadeia, são liberados e voltam a chefiar organizações criminosas, sem falar nos privilégios do tipo auxílio-moradia, paletó, transporte, educação, saúde etc. O povo vê tudo isso, mesmo que a grande mídia nem sempre mostre.
Para tentar tirar a imagem do atoleiro, o Poder Judiciário recorre a Mônica e Cebolinha. A presidente do STF encomendou ao empresário Mauricio de Souza 400 mil exemplares de um revista em quadrinhos onde Mônica, Cebolinha e turma mostram como funciona a corte suprema.
Na mesma pesquisa, as Forças Armadas são bem avaliadas pelos brasileiros, têm credibilidade. A preocupação dos militares é outra: valorizar a indústria da Defesa.
A crise e a Lava Jato, que enquadrou verbas e empresas, praticamente travaram projetos importantes. Daí, a solução encontrada pelos marqueteiros foi recorrer a Mônica e Cebolinha. Almanaque da turma de Maurício de Souza, com tiragem de 200 mil exemplares,focaliza a indústria da Defesa e o papel das Forças Armadas.
Se essa ofensiva de marketing vai funcionar, só futuras pesquisas de imagem dirão.
Por enquanto, como se vê nas capas, Mônica e Cebolinha estão sorrindo à toa.
2 comentários:
Galera se dando bem com o governo gopista
Cebolinha tá fechado com o plesidentle tlemer? O que grana não faz
Postar um comentário