terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Pode isso? Cadeirante se arrasta para embarcar em avião. A solução é obrigar presidentes de companhias aéreas e diretores da Anac a rastejar do 'check in' à poltrona...

Reprodução Internet
por Omelete
É isso mesmo que você está vendo. Uma cadeirante se arrasta pelas escadas para embarcar em uma avião da Gol. A cena chocante se deu em Foz do Iguaçu. A companhia aérea simplesmente não dispunha de uma stair trac, o equipamento que leva pessoas com necessidades especiais até o interior do avião. Segundo a passageira, até a tripulação ficou indignada com a situação. O fato é que as companhias aéreas têm demonstrado frequente desrespeito aos passageiros com mudanças inesperadas de vôos, falta de apoio em casos de cancelamentos de vôos, política aleatória de tarifas, falta de informações aos usuários. Esse aí já é um caso-limite, Dramaticamente, os brasileiros estão descobrindo que não basta privatizar aeroportos e é preciso que a Anac, uma dessas agências que parecem criadas apenas para defender as empresas, passe a ver o lado dos usuários. Um bom começo seria obrigar os diretores da Anac e os presidentes de companhias aéreas, a partir de agora, a subir escada de avião se arrastando.
A passageira é portadora de doença conhecida como "Ossos de Vidro". Segundo ela, em denúncia postada na internet, “o fato de ser carregada por qualquer pessoa, inclusive pelo meu marido em uma situação como essa (escada íngreme, com piso de alumínio e úmida devido ao sereno da madrugada), gera um risco". Ela explicou que subir sozinha lhe deu maior controle sobre os movimentos. A decisão, obviamente, foi uma consequência da falta de equipamento e não isenta a companhia da responsabilidade sobre o ocorrido. Ela garante que não pretende processar a Gol e que divulgou o fato para chamar atenção sobre a maneira como os cadeirantes são tratados. A empresa lamentou o ocorrido e admitiu que os equipamentos não estavam disponíveis. Diz que ofereceu "alternativas" à passageira "mas esta optou por seguir sem a ajuda dos colaboradores da companhia". O que ela explicou, acima, que fique claro. Segundo a Infraero, o embarque e desembarque de passageiros é de responsabilidade das empresas aéreas. Só a partir do ano que vem, caberá à administração de cada aeroporto fornecer os equipamentos necessários para os usuários com problemas de mobilidade. Pode ser que melhore, então, porque se deixar por conta das companhias...

Um comentário:

Ludmila disse...

É um grande absurdo, mas as companhias fazem o que querem. O mais triste é que a imprensa adorava denunciar o "caos" dos aeroporto e hoje se cala já que as companhias são anunciantes assim como os aeroporto privatizados. Quam viaja sabe os problemas que enfrentA.