segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Além da escuridão...

por BQVManchete
Diz-se que o sujeito que sofre de pessimismo patológico não consegue nem atravessar a rua e sobreviver para chorar no meio-fio do lado oposto. Assim como também se diz que os otimistas são apenas gente mal informada. Existe uma crise mundial, claro, estão aí Estados Unidos (em fase bipolar, alternando números bons e ruins, um deles o do desemprego resistente), Japão, Rússia, Alemanha, Espanha, Itália, França, China e Grécia, entre outros, patinando mesmo com contas maquiadas: um regulamento da União Europeia aprovado há poucos meses permite que países da comunidade incluam no cálculo dos PIBs nacionais a renda estimada dos "setores produtivos" de prostituição, drogas e contrabando. Aliás, é regra da UE, tanto que a Itália, por exemplo, com razoável "mercado paralelo", teve que aprovar lei no Parlamento para seguir a manada. Economistas calculam que os três setores poderão fazer os PIBs europeus aumentarem entre 1% e 2% a partir de 2015.  Dilma, quem diria, foi até mais modesta nas suas maquiagens. Mas  o tema aqui é o pessimismo dos analistas. Ao contrário do que dizem, o mundo não vai acabar. Quer um exemplo? As vendas de Natal no varejo cresceram em 2014 apenas 3% em relação ao ano anterior, que havia crescido 5% ante 2012. A constatação rendeu títulos catastróficos de primeira página. Aos poucos, surgem números que mostram o exagero das análises alarmistas. Quase sempre, tais números estão lá diluídos nos textos como se houvesse até um empenho para que passem batidos para o leitor. Ou talvez não seja nada disso, apenas a pressa inerente aos fechamentos de fim de ano. Ou ainda, pode ser consequência do fato de o ano eleitoral, apesar das eleições concluídas e sacramentadas, não ter acabado para muito gente que ainda pensa em terceiro, quarto ou quinto turnos. Os números podem trazer alguma esperança de que em 2015 teremos chances, quem sabe, de não precisar pendurar os nossos pescoços no poste da esquina? Vamos lá: o varejo de rua, teria tido uma queda de 1,7% em relação a 2013; vendas em shoppings cresceram 3%; e as vendas on line cresceram 37% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso não caracteriza uma forte mudança nos hábitos dos consumidores? O que ficou faltando na maioria das matérias foi o total dos três setores, com valor médio de compra, crescimento em relação ao ano passado, aferir qual o impacto do aumento de vendas on line no somatório etc. Algo um pouco mais técnico e menos político. Outro exemplo? O aumento do dólar tem impacto na inflação, todo mundo sabe disso e a imprensa não nos deixa esquecer. Mas há um setor importantíssimo na economia que vai se beneficiar da cotação da moeda americana: os exportadores, que se tornam mais competitivos no mercado internacional. Alguns setores já registram um aumento de pedidos ou se sondagens de negócios para 2015 em mais de 10% desde outubro, o que significa menos dependência do mercado interno.
Melhor combinar que, em 2015, nem tanto ao otimismo, nem tanto ao pessimismo, mesmo com o desenho inacreditável do ministério que vem aí; menos jornalismo eleitoral, mais informação isenta; menos esperança nos políticos e mais confiança no povo (que volte às ruas quando necessário); mais cidadania, menos "deus mercado"; cadeia para corruptos e corruptores federais, estaduais, municipais, empresariais, policiais, judiciais, eclesiásticos, esportivos e comunitários. No mais, que o governo ouça a sociedade, que a oposição não ouça os que pedem a volta da ditadura. Bom 2015.


6 comentários:

J.A.Barros disse...

Esse movimento que pede a volta da ditadura é orquestrado e não é por grupos reacionários que a esquerdinha brasileira logo põem a culpa. São jogadas que interessam tumultuar os movimentos saudáveis reivindicatórios da sociedade brasileira diante dos escândalos da PTbras de conluio com determinados partidos políticos.
Caiu sim, o movimento de compras neste Natal. No dia 24 a TV registrou a rua quase vazia e o shoping de Madureira também vazio e algumas lojas fechadas.
A imprensa só registra os fatos, não os inventa. A fotografia não mente.
Mas, 2015 está chegando e então vamos ver o que vai acontecer. A começa pela nomeação de um ministro que tem ficha na polícia federal por ter sido preso em um aeroporto carregando caixas e malas cheias de dinheiro,
Como sen bastasse a corrupção da PTbras são nomeados ministros de ficha suja. O que será mais que vem por aí? Boa coisa não será.

Wilson disse...

O atraso da direita a direita do atraso, direita volver

Silvio disse...

Sou da oposição, quero que petistas se danem, votei em Aecio, quero militares de volta,exilio e tudo.

Dico disse...

Imbecil

J.A.Barros disse...

Será que é sabedor da origem dessa classificação política de "direita, centro e esquerda "? Não é muito difícil saber mas muitos poucos e muitos políticos desconhecem a origem dessas classificações.
Para se rotular alguma coiss, seja lá qual for, deve-se saber a sua origem, para não ficar falando besteira a toda hora.

J.A.Barros disse...

BQVManchete. Parece que a vaca tussiu. Em se tratando de bovinos é alguma coisa de inédito. UM milagre pode-se até dizer.