quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

O golpe do trigo podre...

deBarros
No auge da cultura do café, o Brasil era o seu maior exportador para o mundo e como resultado tinha o saldo positivo da balança exportadora. De repente, parou de ser o rei do café e outros países tomaram a frente nesse rico mercado. O que aconteceu? Importadores descobriram que o exportador brasileiro, para que o peso da saca correspondesse ao padrão exigido, misturava o café com pedras e outros elementos impuros desqualificando a qualidade do produto.
Na era da borracha que enriqueceu muitos comerciantes, e Manaus é a prova dessa riqueza com seu Teatro Municipal quase todo importado com material europeu, além das casas construídas com madeira importada, exportando para o mundo o látex de borracha, as chamadas “bolas “ extraídas, pelos pobres – na maioria cearenses – extrativistas das seringueiras espalhadas pela selva amazônica, com o risco de suas próprias vidas. Mas o importadores descobriram que nas “bolas “de látex de borracha pedras eram  introduzidas para completar o peso exigido pelo mercado. Resultado: o importador veio ao Brasil, precisamente na Amazônia e recolheu sementes da seringueira e levou para a Ásia, onde, depois de cultivar grandes plantações de seringueiras, abandonou as importações brasileiras e a era de ouro da borracha do Brasil se acabou deixando muitos exportadores na miséria além do pobre extrativista, que perdeu o seu ganha pão.
Estou lendo nos jornais dos últimos dias que o Brasil está exportando para países da Ásia e da África trigo podre que provoca náuseas e vômitos e não serve nem para animais. Essa substância do trigo podre chama-se “vomitoxina “que é um fungo que produz essa toxina.

“Esperto demais se atrapalha” como diz o bom ditado popular. E o que podemos esperar de mais um ato de “esperteza” dos nossos comerciantes senão a perda de credibilidade e o aval das nações que comercializam ainda com o Brasil? E não vamos culpar o governo porque nesse caso é o que menos culpa tem.

6 comentários:

Adelson disse...

é de lascar, isso, os países não têm obrigação de atestar a qualidade dos produtos exportados, só os importados, mas deveriam ser rigoroso já que isso prejudica imagem de todos não apenas do que fazem essa tramoia.

Wilson disse...

São exportadores gaúchos que estão fazendo essa merda. Gaúchos, todo mundo lembras, são aqueles manés que queriam se separar do Brasil. Vão viver de quê/ Só têm trigo podre para exportar.

Vanessa disse...


Estudo agronomia, esse tema foi discutido por nós. Esperamos que a ética seja permanente nas futuras geraçoes de profissionais. Estão vendendo veneno com aval de agronômos. Queria ver esse empresários gaúchos criminosos servirem esse trigo para suas famílias e para a maezinha deles

Anônimo disse...

O Brasil já impediu que a China mandasse brinquedo tóxico.

Anônimo disse...

e a Europa já mandou até navio com lixo e calcinha manchada de cocô, o carregamento foi parar no Rio Grande do Sul. A fiscalização brasileira felizmente funcionou nesse caso

J.A.Barros disse...

No fim de tudo é o homem, esse grande predador e depredador , que no fim é na verdade um crápula e desonesto. O objetivo é um só ganhar dinheiro nem que seja às custa da miséria humana.