sábado, 27 de dezembro de 2014

Memória da redação: no fim da década de 70, a confraternização de fim de ano dos fotógrafos da Bloch...



por BQVManchete
A redação deste blog recebeu as duas fotos reproduzidas acima. Uma colorida e outra em p&b. Sobram versões da mesma imagem mas faltam informações sobre o evento. Por exemplo, onde aconteceu a confraternização? Há quem diga que é possível que tenha sido na Glória, em um restaurante chamado Westfalia. Não há certeza. E quando? Em 1979, como relembram alguns, ou em 1977? O fotógrafo Ricardo Beliel (de óculos, sentado, no centro da foto, copo na mão) diz que foi em fins de 1977 e ajudou a identificar alguns colegas. Roberto Muggiati, que dirigiu a Revista Manchete, e o fotógrafo Frederico Mendes, profissional que também fez história nas redações do Russell, contribuíram para as legendas, à mão, da maior parte da turma.
Mesmo assim, a relação não está completa. Mas ficam valendo os vestígios de uma época.
Entre outros, na fila do alto, Roberto Costa e Silva, José Moure, Ricardo Azouri, Aguinaldo Ramos, Alexandre Cavalcanti, João Silva, Márcia Ramalho, Ayrton Camargo, André Krajcsi.  Na segunda fila, em pé, Antonio d'Atoughia, Nicolau Drei, Nilton Ricardo, Carlos Humberto TDC, Sergio de Souza, Raimundo Costa, Juvenil de Souza, Paulo Arthur, Helio Santos, Paulo Reis e Paulo Xuxu. Sentados, Ricardo Beliel, Gervásio Baptista, Adir Mera, Delfim Freitas e Hermínio de Oliveira. Beliel acrescenta ainda que estão nas fotos João Poppe, Roberto da Costa e Silva, Marcos Vinícius e Pedro Soler.
Atualização - Veja comentário neste post, onde o fotógrafo Hermínio de Oliveira dá mais detalhes sobre as circunstâncias da já famosa foto.

9 comentários:

Esmeraldo disse...

Grande registro. Trabalhei com quase todos aí, mas especialmente com a turma que dava mais expediente na Fatos & Fotos, entre 1976 e 1980, por aí, como Alexandre, Beliel, Aguinaldo, Paulo Reis, Hermínio, João Silva e Adir Mera. Não identifico o lugar mas será que é o Wesfalia mesmo? Só estranho tanta Coca-cola na mesa.

Ricardo Beliel disse...

Amigos. Esse e encontro foi o jantar de fim de ano na passagem de 77 para 78 e aconteceu num restaurante na Usina. Acho que o nome era Gaivota, ou algo parecido. Saudades de todos.

J.A.Barros disse...

Isso aconteceu há mais de 30 anos. Belliel ainda era mocinho mas já usava óculos. Como era bom aqueles tempos mesmo vivendo sob o terror bloquiano de repente ser demitido por um dos Blocks, valia a pena trabalhar com tão bons amigos e camaradas, mas o tempo passou e apenas a saudade daqueles tempos ficou.

Anônimo disse...

bons tempos e grandes profissionais

Herminio Oliveira disse...

Meus caros, foi até com emoção, que soube deste Blog, e vi a foto dos colegas.A foto foi feita numa churrascaria no alto da Boa Vista, onde foi gravada parte da novela da Globo, O Astro, eu na época cobria as gravações, e certo dia falei com o dono, que fez o rodízio por metade do preço e deu o Chopp, depois de eu ter dito que conseguiria a publicação da foto, o que aconteceu.Foi em 1977, não lembro o mês, mas mando um abraço a todos.Hermínio Oliveira

Anônimo disse...

Olá! 1) Quem foram os fotógrafos da Manchete na final do Mundial 1981 entre Flamengo e Liverpool? Não possuem fotos a cores do Flamengo lado a lado? è que só publicam fotos em p&b.
2) Quem foram os fotógrafos da Manchete na final do Brasileiro de 1973, no dia 20FEV74 no jogo decisivo entre Palmeiras x São Paulo? É que não consigo achar fotos em cores dos times posados de Palmeiras e São Paulo nesse dia.

Att
SILVIO BASSANI

Redação BQVManchete disse...

Caro, talvez um dos fotógrafos aí retratados tenha uma informação mais precisa.
Algumas dicas: em 1973, na sucursal de São Paulo, quem cobria futebol normalmente eram os fotógrafos Sérgio Jorge e Mituo Shiguihara.
Quanto ao jogo do Flamengo, muito provavelmente a Manchete usou fotos de agências internacionais.
Se você mora em São Paulo, talvez seja mais fácil ir à Hemeroteca do Estadão, que tem a coleção da Manchete. Os arquivos fotográficos da revista, como a imprensa tem divulgado, estão desaparecidos após a falência da editora.

Silvio disse...

Tá difícil de achar a foto em cores do Palmeiras na final do Brasileiro de 1973 em 20FEV74. Nem historiadores do Verdão a possuem. Mandei msg para o sr Sérgio Jorge, vamos ver se ele tem. Obrigado por responder minha msg. Quanto a foto do Flamengo lado a lado em 81 em cores também não consegui encontrar, mas nesse Acervo Bloch deve ter, obrigado. SILVIO BASSANI

Silvio disse...

A Manchete publicou fotos históricas que até hoje na Internet a gente só vê em p&b. São algumas delas:
São Paulo campeão Brasileiro de 77 no Mineirão em cores, com poster também, show.
Corinthians campeão Paulista de 77, em cores, show.
Cruzeiro na final da Libertadores de 76 em Santiago. Em cores. Quaro parabenizar a Manchete por resgatar a memória do futebol brasileiro. A Placar publicava posters dos times campeões com fotos de dois ou três jogos antes da final e por causa disso nem fotos ela tem dos jogos finais e dos times..... Brasil de 58 e 62 a Placar só publica fotos em p&b.... Manchete muito melhor na minha opinião.