terça-feira, 30 de dezembro de 2014

A Coreia do Norte está na moda em função da polêmica em torno do filme "A entrevista". Aproveite a onda e conheça o site DPRK 360, de um fotógrafo que conseguiu mostrar cenas do cotidiano de um dos países mais fechados do mundo

FOTOS DE ARAM PAN/DPRK 360

A feira, com direito a balança de mão para pesar a mercadoria. Foto Aram Pan (link do site abaixo)

Cena da zona rural. Foto de Aram Pan (link do site abaixo)

Aeromoças da Air Koryo. O avião para rotas domésticas é um Ilyushin, modelo que voou pela primeira vez em 1957. Foto Aram Pan (link para site abaixo)

Lava a roupa todo dia... Foto Aran Pan (link para site abaixo)

Não está fácil pra ninguém... Foto Aran Pan (link para site abaixo)

Jogando uma conversa... Foto Aran Pan (link para o site abaixo)

Na moda... Foto Aran Pan (link para site abaixo)
por BQVManchete
O fotógrafo Aram Pan, que mora em Cingapura, montou um projeto independente com o objetivo de mostrar alguns aspectos do cotidiano da Coreia do Norte. Ele explica que tentou não abordar questões políticas. Quis simplesmente descobrir a vida no país, captar cenas comuns, mostrar o que raramente é mostrado. Quis ir além do que se vê normalmente e considera que é importante aproximar-se da população local. Fazer amizades com pessoas comuns. O projeto DPRK 360 é financiado por ele mesmo e alguns patrocinadores de fora da Coreia do Norte, principalmente agências de viagens. Pan pretende voltar ao país. Por isso, pede que seu trabalho não seja usado em artigos políticos, "o que pode prejudicar meu projeto', diz, no site. A propósito da questão politica, Aran Pan escreveu no seu site: "Desde que eu comecei este projeto, encontrei dois tipos extremos de pessoas. Aqueles que se opõem. porque acham que glorifica o socialismo, e aqueles que o aprovam, por achar que é um trabalho anti-capitalista. A última coisa que eu quero é que esse projeto se torne uma ferramenta para ambos os lados ou que seja usado como munição de um contra o outro. (...)  Tudo o que posso dizer é que o projeto RPDC 360 não é nada mais do que a minha própria jornada de descoberta. Eu publico o que vejo e experimento. O que você vê é o que eu vi na Coreia do Norte. Às vezes me perguntam porque as minhas fotos não mostram prisões ou pessoas com fome. Pense nisso. Quantos turistas vão para outro país para fotografar suas prisões? Então eu digo para os dois campos extremos ... Anti-socialistas amigos que lêem isso, vocês tem absolutamente direito às suas opiniões e eu não vou entrar em quaisquer argumentos com vocês. Nunca foi minha intenção ofendê-los com as minhas fotos, mas se elas fizerem isso, então, por favor, olhem para longe. Anticapitalistas amigos que lêem isso, não posso permitir que minhas fotos sejam utilizadas para gerar discussões com os seus adversários. Eu realmente sinto muito se você esperar esse projeto defenda sua causa. Agora, para todos os outros ... Obrigado por seguir minha jornada e olhar minhas fotos. Tenho certeza de que você é tão curioso sobre a Coreia do Norte como eu sou. Tem sido uma experiência e tanto e tem sido um prazer compartilhar tudo com você. A Coreia do Norte ainda tem muitos lugares inexplorados para visitar e eu estou no processo de planejamento minha próxima viagem. Tudo o que eu experimentar, vou compartilhar com você. Não há política, não há conflito. Basta apreciar as fotos, por favor.

VEJA MAIS FOTOS E VÍDEOS NO SITE DPRK 360, CLIQUE AQUI


3 comentários:

J.A.Barros disse...

É claro que é um país comum igual aos outros países da Ásia. Ninguém come criancinha e nenhum filho entrega seus pais. A única diferença é o sistema de governo que é ou parece ser o regime comunista. A vida que seus habitantes levam é igual a vida dos habitantes dos outros países orientais e ocidentais porque em princípio são seres humanos com suas virtudes e defeitos.
Politicamente é outra coisa e nada pode impedir que eles desenvolvam foguetes balísticos internacionais com ogivas atomicas desde que estejam preparados tecnologicamente para avançar nesses campos científicos.
Como já enfrentaram uma terrível guerra contra os EUA é natural que veja esse país como seu eterno inimigo. Olha, alguém mandou para mim, um dia desses, um vídeo com uma parada militar coreana. Fiquei por demais impressionado porque os batalhões que desfilavam eram de uma precisão e harmonia de tal ordem que parecia que cada batalhão era uma só pessoa marchando e havia batalhões só de mulheres. É isso aí. Ao norte tem a China, um poderoso país e ao sul a Coreia do sul, seu inimigo.

Bruninha disse...

Maravilhoso. Política à parte, gostei de conhecer visões que nunca tinha visto, concordo com o fotógrafo importante é as pessoas nãos os governos

Marluce disse...

Pouco sabemos desse país, é bom ver alguma coisa, são gente como a gente não o que a propaganda a favor ou contra mostra