Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
segunda-feira, 31 de março de 2014
Um dia de silêncio em homenagem às vítimas da ditadura
Na últimas semanas, a mídia produziu uma grande quantidade de reportagens, entrevistas e publicou ou republicou fotos e recorreu a filmes que ajudam a contar a história do golpe de 1964. Foram anos de chumbo e sangue a partir do fatídico 31 de março de 1964, há 50 anos. Muito se contou e muito há o que revelar. Um pesado tapete ainda encobre o lixo histórico deixado por personagens civis e militares que se apoderaram do país. Este blog silencia por 24 horas em memória das vítimas dos assassinos de 1964. Naquele dia, não foi apenas a democracia que sucumbiu. No mesmo instante em que instituições da República foram ocupadas, uma pena de morte coletiva, que seria cumprida ao longo das décadas seguintes, selava o destino de centenas de brasileiros, talvez milhares de jovens, em casos que arquivos destruídos esconderam da História ao fim da ditadura civil-militar. Que as próximas gerações transformem a data de hoje em uma dia de agradecimento aos brasileiros que deram suas vidas e sacrificaram sua juventude e suas famílias pela Liberdade. Aos que foram perseguidos, exilados, presos e torturados, ao que pereceram na luta, a nossa homenagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
12 comentários:
Que os brasileiros conheçam bem essa história nas escolas para que não se repita.
Um papel das escolas e dos historiadores, eu mesmo sou um professor e tento fazer isso, é motivas os alunos a estudar essa fase da História, sem paixões, e entendam a importância da democracia. Algumas manifestações dos jovens de hoje me parecem autoritárias demais. Congresso, partidos políticos, são importantes. O combate à corrupção deve valorizar e não excluir essas instituições. Cabe a nós, povo, votar melhor. A democracia, com todos os defeitos, é o melhor dos regimes. Abaixo a intolerância política, racial, religiosa, classista,dogmática, cultural.
Quando vão mudar todos os nomes de ruas, viadutos e cidades que tem nome de ditadores e torturadores?
O BRASIL ESTAVA À BEIRA DE SER DOMINADO PELO COMUNISMO, ISSO NINGUÉM FALA
Já raiou a liberdade mas criminosos, torturadores e corruptos da ditadura ficaram sem punição
A ditadura atrasou o Brasil socialmente e politicamente. Deixou distribuição de renda horrivel.
Mas, os autores do golpe militar ficaram impunes e nenhuma pena lhes foi imposta como nenhum crime tivessem cometido. Nessa impunidade ficou a raiz de milhares e milhares de impunidades se sucederam e se tornaram "jurisprudência"
Eu sempre me pergunto a cada dia em que se comenta o golpe militar de 1964: "Por que na Argentina, os 'generais ' que tomaram o poder através de um golpe – como no Brasil – foram presos, julgados e condenados e aqui nada aconteceu aos nossos 'generais ' golpistas" ?
Amigos, parabéns!
Justíssima homenagem aos que deram suas vidas pela liberdade do Brasil.
Abs, JC
Brasileiros que jamais deverão ser esquecidos. Falta um monumento aos nosso herois de uma época
Bolsonaro pra presidente!!!!!
Infelizmente o Brasil nao puniu os torturadores e corruptos da ditadura, criminosos que se livraram dos seus crimes de 21 anos.
A maior homenagem que o Brasil poderia prestar aqueles morreram torturados ou fuzilados em plena rua seria a prisão dos torturadores que ainda estão vivos e execrarem e apagarem da memória da história brasileira os nomes daqueles que causaram a ditadura e a tortura .
Postar um comentário