domingo, 24 de janeiro de 2010

Deu no Globo: assombração no prédio da Manchete

por Gonça

O Globo de hoje publica matéria com três jovens cariocas, Adem Ibrovic, Adriano Rodrigues e Valdinéia Silva, que saem a campo com máquinas digitais e filmadoras (funcionam como uma espécie de "sensores de energia") para comprovar ou não fenômenos sobrenaturais. Prédios com o Castelinho do Flamengo, antigas residências ou locais onde aconteceram tragédias, são os alvos da turma. Entre estes, o prédio da Manchete, na Rua do Russell, atualmente fechado. Segundo a reportagem de Laura Antunes, "há relatos de vigilantes de que, à noite, são ouvidos barulhos no andar onde ficava a sala do falecido empresário Adolpho Bloch". Se é verdade, no lo creo pero que los hay, Adolpho deve companhia nos corredores das antigas redações. O prédio foi inaugurado no fim dos anos 60 e, de lá para cá, muitos se foram. A propósito, que sina é essa de antigas sede de impérios jornalísticos se transformarem em prédios abandonados, não? O Correio da Manhã, em quase ruinas, ali na Gomes Freire, ainda guarda velhas cadeiras, divisórias e quadros de aviso dos plantões da redação; o prédio do JB na Av.Brasil foi abandonado e depredado (agora é reformado para receber um hospital); a Última Hora jaz perto da rodoviária; o antigo prédio da Bloch, na Frei Caneca, foi invadido pos dezenas de sem-teto. Todos, certamente, com suas bravas equipes de fantasmas.

5 comentários:

deBarros disse...

Gente, os corredores do prédio da Manchete, ainda em plena atividade, já causavam medo, aos que tinham que fechar um caderno, de uma revista, umas duas ou tres vezes por semana. .Esse medo aumentava quando se viam obrigados a passar por eles, nem que fosse para ir ao banheiro. Como eram 3 prédios germinados dá pra imaginar o tamanho desses corredores, só iluminado pela luz que vinha de um módulo, às vezes da redação da revista Manchete, que ficava no meio dessa extensão ou da Ele & Ela, que ficava no fim desse corredor. Na época já corriam histórias de assombraçào contadas por coleguinha que ficavam até de madrugada, sózinhos, trabalhando no fechamento de revistas ou em plantões em ocasiões especiais. Quando se apagava a luz de uma redação o único lugar iluminado era o hall dos elevadores. Ninguem queria ficar por último e só saiam em grupos. Como dizia o velho seu Anastácio; 'Quem tem.. tem medo"

Eliane Furtado disse...

Achei esta matéria muito curiosa. Estava na pauta do Haroldinho de Andrade ontem na Tupi.
Adoro fantasma. Na nossa Manchete devem ter muitos vagando por lá. De saudade.

Anônimo disse...

Querem saber de uma história de verdade? Bem...lá vai. Sou advogada, trabalho em um escritório no centro do Rio, e precisei atender um cliente em seu trabalho, em um prédio muito antigo...A secretária que me atendeu assim que lá cheguei, muito educada, disse-me que eu precisaria aguardar, por conta de um contratempo. Me acomodou em uma sala em que havia apenas duas antigas poltronas e cortinas nas janelas, explicando-me que era uma sala sem uso. Estranhei, mas ela apenas me disse que ali ficaria mais à vontade para esperar. Me acomodei em uma das poltronas, dessas de couro, com encosto alto e braços. Minutos depois, um senhor alto e magro, vestindo terno cinza, entra rapidamente, chegando à bater a porta contra a parede. Levei um susto, mas o cumprimentei. Ele limitou-se a me olhar, um olhar fixo e vazio, e dirigiu-se à janela, parando um pouco antes, como se ali houvesse um obstáculo. Em seguida, uma mulher vestindo saia e casaco justo (estranhei o penteado, estava preso, como um coque antigo) entra pela sala, vai em direção ao homem, quando se olham, ambos desaparecem, na minha frente. Fiquei pasma, não sabia o que pensar, eram figuras sólidas, não transparentes, ou etéreas...Como explicar isso? O que terá acontecido? Só sei que jamais contei isso a ninguém.

Unknown disse...

Ola venho agradecer o carinho de ter postado sobre nosso grupo em seu blog muito obrigada! e qualquer informação que queira obter, só entrar em contato pelo Blog do PROJETO NEBLINA www.projetoneblina.blogspot.com


Projeto Neblina

Anônimo disse...

Que bom ver um trabalho sério desses endo divulkgado...
Tomara que eles façam logo a investigação na rede manchete.
e que a entrevista do fantastico saia logo e que vire serie...
abraços,