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domingo, 26 de fevereiro de 2012
Deu na Folha. "O bloco de Bloch: a Quarta-Feira de Cinzas não é a mesma sem a Manchete"
por Álvaro Costa e Silva (para a Folha de São Paulo)
Tradição carnavalesca na segunda metade do século 20, a edição da revista Manchete especial de Carnaval era um "tour de force" do publisher Adolpho Bloch e de sua equipe. Ex-editores e colaboradores como Ruy Castro, Carlos Heitor Cony e Roberto Muggiati relembram a operação de guerrilha para fechar a revista.
Era o sábado da semana anterior ao Carnaval. Renato Sérgio não via a hora de largar seu posto de redator da revista Manchete e ir confraternizar com a turma da Banda de Ipanema: o comandante Albino Pinheiro, com dragonas douradas; o escrivão juramentado Hugo Bidet e seu Corcel branco; o ator Joseph Guerreiro; o artesão Caio Mourão; Ronald de Chevalier, o encrenqueiro Roniquito.
Àquela altura -três da tarde- todos já deviam estar esquentando os motores na praça General Osório, e ele, ali, preso na redação. Foi quando o pior aconteceu: o diretor Justino Martins lhe entregou meia dúzia de leiautes, com fotos do baile Noite do Havaí, para que escrevesse o texto e as legendas.
Adeus, Banda de Ipanema -não fosse a intervenção do cronista José Carlos Oliveira, que se levantou da mesa ao lado, brandindo o leiaute feito uma arma apontada para o chefe. Carlinhos espalhou as fotografias, aos brados: "Eu faço essa bosta. Mas libera ele, pô!".
Leia mais no blog Conteúdo Livre. Clique AQUI
Tradição carnavalesca na segunda metade do século 20, a edição da revista Manchete especial de Carnaval era um "tour de force" do publisher Adolpho Bloch e de sua equipe. Ex-editores e colaboradores como Ruy Castro, Carlos Heitor Cony e Roberto Muggiati relembram a operação de guerrilha para fechar a revista.
Era o sábado da semana anterior ao Carnaval. Renato Sérgio não via a hora de largar seu posto de redator da revista Manchete e ir confraternizar com a turma da Banda de Ipanema: o comandante Albino Pinheiro, com dragonas douradas; o escrivão juramentado Hugo Bidet e seu Corcel branco; o ator Joseph Guerreiro; o artesão Caio Mourão; Ronald de Chevalier, o encrenqueiro Roniquito.
Àquela altura -três da tarde- todos já deviam estar esquentando os motores na praça General Osório, e ele, ali, preso na redação. Foi quando o pior aconteceu: o diretor Justino Martins lhe entregou meia dúzia de leiautes, com fotos do baile Noite do Havaí, para que escrevesse o texto e as legendas.
Adeus, Banda de Ipanema -não fosse a intervenção do cronista José Carlos Oliveira, que se levantou da mesa ao lado, brandindo o leiaute feito uma arma apontada para o chefe. Carlinhos espalhou as fotografias, aos brados: "Eu faço essa bosta. Mas libera ele, pô!".
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Paulo Barros quer ser vereador para mudar o carnaval
por Eli Halfoun
A política brasileira tem sido historicamente um grande e animado carnaval sempre com o mesmo enredo: o da corrupção e interesses pessoais. Talvez seja a intimidade com o carnaval e sem dúvida a popularidade que conquistou através da nossa festa maior que tenha animado o criativo carnavalesco Paulo Barros a decidir candidatar-se já na próxima eleição a uma vaga de vereador do Rio. Paulo Barros filiou-se ao PSDB (azar o dele) e se eleito for (provavelmente será) quer (e vai) ficar longe da corrupção, mas não do carnaval político: como vereador promete lutar para implementar um novo esquema para o desfile das escolas de samba. Difícil será convencê-las a se livrarem definitivamente do “samba do bicheiro doido”. (Eli Halfoun)
A política brasileira tem sido historicamente um grande e animado carnaval sempre com o mesmo enredo: o da corrupção e interesses pessoais. Talvez seja a intimidade com o carnaval e sem dúvida a popularidade que conquistou através da nossa festa maior que tenha animado o criativo carnavalesco Paulo Barros a decidir candidatar-se já na próxima eleição a uma vaga de vereador do Rio. Paulo Barros filiou-se ao PSDB (azar o dele) e se eleito for (provavelmente será) quer (e vai) ficar longe da corrupção, mas não do carnaval político: como vereador promete lutar para implementar um novo esquema para o desfile das escolas de samba. Difícil será convencê-las a se livrarem definitivamente do “samba do bicheiro doido”. (Eli Halfoun)
Perguntar nunca fez mal a ninguém
por Eli Halfoun
Perguntar não ofende. Então me digam:
1 – Não é realmente fantástico que o “Fantástico” tenha conseguido chegar aos dois mil programas?
2- O lançamento de um novo jornal inglês (o “News of the World” bancado pelo poderoso da comunicação Rupert Murdoch) não é um claro sinal de que a mídia impressa ainda levará muito tempo para ser massacrada prelo mídia virtual?
Perguntar não ofende. Então me digam:
1 – Não é realmente fantástico que o “Fantástico” tenha conseguido chegar aos dois mil programas?
2- O lançamento de um novo jornal inglês (o “News of the World” bancado pelo poderoso da comunicação Rupert Murdoch) não é um claro sinal de que a mídia impressa ainda levará muito tempo para ser massacrada prelo mídia virtual?
Preservação do planeta: ganhar menos agora significa lucrar mais no futuro.
por Eli Halfoun
Empresários e comerciantes são extremamente gananciosos na hora de lucrar em cima dos consumidores. Essa é uma prática antiga que felizmente pode acabar ou pelo menos diminuir muito. A ordem agora é fazer com que comércio e empresas tomem consciência da fundamental luta que é preciso travar para a preservação do planeta. Mas o que é que o comércio tem a ver com isso, você deve estar se perguntando. Tem sim e muito: quanto menos produtos forem vendidos, menos lixo iremos produzir e o lixo é uma das maiores ameaças no mundo. O novo caminho comercial de ajuda à preservação do planeta começou nos Estados Unidos onde a cadeia de lojas de roupas Patagônia lançou um novo método para a conquista de consumidores e um moderno estilo de campanha publicitária, através da qual está sugerindo que seus clientes pensem antes de comprar um produto novo. As lojas estão colocando à disposição de sua clientela a possibilidade de consertar ou reciclar roupas velhas e sugere que compras sejam feitas através de leilões e sites especializados na venda de coisas antigas. A Patagônia está consciente de que pode lucrar financeiramente menos agora, mas terá um grande lucro no futuro com a qualidade de vida. Por isso mesmo empresas inovadoras estão merecendo especial atenção e a revista “Fast Company” acaba de listar as 50 empresas mais inovadoras. Além da Patagônia a revistas cita: Apple, Facebook, Google, Amazon e o Twitter. Entre nessa luta de preservação: o futuro do planeta está em nossas mãos. (Eli Halfoun)
Empresários e comerciantes são extremamente gananciosos na hora de lucrar em cima dos consumidores. Essa é uma prática antiga que felizmente pode acabar ou pelo menos diminuir muito. A ordem agora é fazer com que comércio e empresas tomem consciência da fundamental luta que é preciso travar para a preservação do planeta. Mas o que é que o comércio tem a ver com isso, você deve estar se perguntando. Tem sim e muito: quanto menos produtos forem vendidos, menos lixo iremos produzir e o lixo é uma das maiores ameaças no mundo. O novo caminho comercial de ajuda à preservação do planeta começou nos Estados Unidos onde a cadeia de lojas de roupas Patagônia lançou um novo método para a conquista de consumidores e um moderno estilo de campanha publicitária, através da qual está sugerindo que seus clientes pensem antes de comprar um produto novo. As lojas estão colocando à disposição de sua clientela a possibilidade de consertar ou reciclar roupas velhas e sugere que compras sejam feitas através de leilões e sites especializados na venda de coisas antigas. A Patagônia está consciente de que pode lucrar financeiramente menos agora, mas terá um grande lucro no futuro com a qualidade de vida. Por isso mesmo empresas inovadoras estão merecendo especial atenção e a revista “Fast Company” acaba de listar as 50 empresas mais inovadoras. Além da Patagônia a revistas cita: Apple, Facebook, Google, Amazon e o Twitter. Entre nessa luta de preservação: o futuro do planeta está em nossas mãos. (Eli Halfoun)
sábado, 25 de fevereiro de 2012
Londres tem novo jornal em substituição ao News Of The World que fechou após o escândalo das escutas telefônicas
Chega às bancas amanhã, em Londres, o jornal The Sun on Sunday. Trata-se da nova publicação do grupo de mídia do polêmico Rupert Murdoch, também é dono dos canais Fox, esses que estão desembarcando no Brasil. O TSOS nasce para substituir o tabloide News of the World, fechado no ano passado depois de um escândalo de escutas ilegais e de pagar suborno a autoridades. O jornal de Murdoch montou uma rede de grampos para espionar celebridades em busca de matéria exclusivas. A prática resultou em processos judiciais. O novo jornal sai com uma tiragem de 3 milhões de exemplares. Espera estabilizar em 2 milhões. Dessa vez, sem grampos.
Observatório da Imprensa: artigo de Mauro Malin analisa portais
Conhece o lema dos tucanos, o famoso "esqueçam o povão"?
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Pery Ribeiro foi e será para sempre a voz do bom gosto musical
por Eli Halfoun
Pery Ribeiro nunca chegou a ser um artista de muito sucesso popular e, portanto, um grande vendedor de discos e um prato cheio para a mídia. Por isso mesmo, poucos se darão conta que. com sua morte. a Música Popular Brasileira perde um de seus mais importantes artistas. Ele foi, acima de tudo, um perfeito selecionador de repertório, que inclui a primeira gravação de "Garota de Ipanema". Pery Ribeiro foi um apaixonado por música (e nem poderia ser diferente com os pais que tinha) e dedicava para a música e para sua carreira mais do que respeito uma verdadeira idolatria. Fez como quase todos os artistas no Brasil uma carreira com altos e baixos, mas nunca deixou de ser um cantor correto com suas escolhas musicais e com o público ao qual dedicava uma sempre especial atenção. Acompanhei de perto alguns dos momentos (quantos lindos duetos o ouvi fazer com Leny Andrade com Claudete Soares e também com Eliana Pittman em um show que dirigi na boate Porão 73) da carreira desse cantor de voz tão doce quanto doce era lidar com ele, sempre educado, sempre sorridente. Tinha sim mágoas pessoais e artísticas, mas preferia deixá-las apertadas no coração: jamais reclamou de nada. Jamais quis mais do que conquistou, mas sem dúvida merecia ter conquistado mais. Talvez agora ele seja reconhecido como o importante artista que ajudou a escrever alguns dos melhores momentos musicais desse país da Bossa Nova. (Eli Halfoun)
Laisa Portela, do BBB12, posa para o Paparazzo
Tempos modernos: vem aí um carro de papel. É coisa nossa
por Eli Halfoun
Lembra que na infância você, eu e quase todos nós construíamos barquinhos de papel para fazê-los navegar na banheira? Banheiras quase não existem mais e os barquinhos de papel de hoje só navegam em nossa memória, mas talvez tenha sido justamente essa memória infantil a inspiração do urbanista Jaime Lerner, ex-governador de Curitiba, para a criação de, acredite, um carro de papel. O projeto não é brincadeira de criança: Lerner acredita que o carro de papel pode resolver problemas de transporte (e engarrafamento) em todos os grandes centros urbanos do país. O carro de papel é o menor do mundo e totalmente reciclável. Segundo seu criador o carro de papel pode virar uma realidade de um futuro não muito distante já que várias empresas têm demonstrado interesse em desenvolver o projeto de forma industrial. Outra vantagem do carro de papel será de baixo custo, baixo consumo e sustentabilidade. O meio-ambiente agradece (Eli Halfoun)
Twitter já tem 500 milhões de usuários. Cuidado com o que você vai postar
por Eli Halfoun
Ainda tem muita gente (eu, por exemplo) que não se entusiasma com a utilização do Twitter, mas ninguém pode negar que essa é hoje a mais democrática e ágil forma de comunicação do planeta. Recente pesquisa realizada pela Twopchantes, empresa especializada em análises de dados do microblog revela que existem atualmente no mundo 500 milhões de tuiteiros registrados e que nas últimas 24 horas o Twitter registrou a entrada de mais 960 mil pessoas. De abril do ano passado até agora os registros contam 300 milhões de usuários. A informação da pesquisa não é confirmada pelo Twitter que em seu site diz ter 100 milhões de usuários ativos e 250 milhões de tuítes por dia. Portanto, é cada vez mais importante pensar diretinho o que (e como) você fará uma postagem. O Twitter deixou de ser apenas uma divertida brincadeira ou um mural de anúncios pessoais. (Eli Halfoun)
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Deu no jornal francês Libération
...Michel Teló lidera as paradas na França com o "Ai se eu te pego". Conclusão? A França não será mais a mesma... É demais para Europa. Crise econômica ao som de Teló.
Novidades na Globo News e no Jornal das Dez
A partir de abril, haverá mudanças na Globo News. André Trigueiro, que há 15 anos comanda o Jornal das Dez, passará a se dedicar exclusivamente à reportagem na Rede Globo, preferencialmente no ‘Jornal Nacional’, e a uma coluna sobre sustentabilidade, sua especialidade, no ‘Jornal da Globo’.
O jornalista também continuará a apresentar o programa ‘Cidades e Soluções’, da Globo News. “Há 15 anos Trigueiro brilha no Jornal das Dez, período em que foi peça fundamental para consolidar o telejornal como o de maior prestígio em toda a TV por assinatura, diz Carlos Henrique Schroder, diretor-geral de Jornalismo e Esporte. ”
Em suas novas funções, Trigueiro terá também um papel de destaque na cobertura da Rio+20, graças à sua grande experiência em sustentabilidade. “Há alguns meses, estimulado pelas muitas alterações na DGJE, com mudanças de âncoras no SP TV, no Bom Dia Brasil e no Jornal Nacional, além de modificações nas equipes de edição do JG e Bom Dia Brasil, nas chefias de redação de Rio e São Paulo, na direção de jornalismo de Brasília e na estrutura das diretorias-executivas da CGJ, André Trigueiro me procurou e ao Ali inquieto também para mudar”, contou Schroder num e-mail que enviou a toda a redação. “Nossas conversas foram freqüentes, porque não é fácil aceitar mudar o que está dando certo. No fim, porém, percebi que essa vontade dele, com a garra que ele tem, só poderia render bons frutos”, concluiu Schroder no email.Para o lugar de Trigueiro, Mariana Godoy, que já ancorava as notícias de São Paulo no próprio ‘Jornal das Dez’, assume a apresentação. “Mariana dispensa apresentações: por onde passou – jornalismo local e de rede em São Paulo – sempre superou todas as expectativas. À frente do Jornal das Dez, não será diferente, mostrando a jornalista preparada, bem informada e carismática que é”, afirma Schroder Renata Lo Prete, comentarista de política também do 'Jornal das Dez', passa a integrar exclusivamente os quadros da Globo News, em São Paulo, dedicando-se ao jornal e outros projetos do canal. “Quando veio se juntar ao time de comentaristas da Globo News, impressionou pela adaptação rápida ao novo veículo. Em pouco tempo, demonstrou que estava tão preparada para o vídeo como, antes, para o jornal impresso. Nas novas funções, com certeza vai brilhar também”, avalia Schroder.O atual editor-chefe do ‘Jornal das Dez’, Marcelo Lins, passa a integrar a área de programas da Globo News. “Lins é um profissional que prima pelo acabamento e pelo faro para a notícia. Tenho certeza de que será um reforço enorme à equipe de programas”, afirmou Schroder. Em seu lugar, assume David Butter. Butter já foi editor do próprio ‘Jornal das Dez’, editor de internacional do ‘Jornal da Globo’ e implantou com grande sucesso o G1 São Paulo. Sua carreira o habilita a assumir o desafio de unir duas mídias irmãs: a televisão “all news” e um portal de notícias de internet. “Nessa nova missão, tenho certeza de que fará com que o Jornal das Dez continue inovando em formatos e conteúdos, como fez desde que entrou no ar pela primeira vez, concluiu Schroder.
Fonte: Central Globo de Comunicação - Rio de Janeiro
O jornalista também continuará a apresentar o programa ‘Cidades e Soluções’, da Globo News. “Há 15 anos Trigueiro brilha no Jornal das Dez, período em que foi peça fundamental para consolidar o telejornal como o de maior prestígio em toda a TV por assinatura, diz Carlos Henrique Schroder, diretor-geral de Jornalismo e Esporte. ”
Em suas novas funções, Trigueiro terá também um papel de destaque na cobertura da Rio+20, graças à sua grande experiência em sustentabilidade. “Há alguns meses, estimulado pelas muitas alterações na DGJE, com mudanças de âncoras no SP TV, no Bom Dia Brasil e no Jornal Nacional, além de modificações nas equipes de edição do JG e Bom Dia Brasil, nas chefias de redação de Rio e São Paulo, na direção de jornalismo de Brasília e na estrutura das diretorias-executivas da CGJ, André Trigueiro me procurou e ao Ali inquieto também para mudar”, contou Schroder num e-mail que enviou a toda a redação. “Nossas conversas foram freqüentes, porque não é fácil aceitar mudar o que está dando certo. No fim, porém, percebi que essa vontade dele, com a garra que ele tem, só poderia render bons frutos”, concluiu Schroder no email.Para o lugar de Trigueiro, Mariana Godoy, que já ancorava as notícias de São Paulo no próprio ‘Jornal das Dez’, assume a apresentação. “Mariana dispensa apresentações: por onde passou – jornalismo local e de rede em São Paulo – sempre superou todas as expectativas. À frente do Jornal das Dez, não será diferente, mostrando a jornalista preparada, bem informada e carismática que é”, afirma Schroder Renata Lo Prete, comentarista de política também do 'Jornal das Dez', passa a integrar exclusivamente os quadros da Globo News, em São Paulo, dedicando-se ao jornal e outros projetos do canal. “Quando veio se juntar ao time de comentaristas da Globo News, impressionou pela adaptação rápida ao novo veículo. Em pouco tempo, demonstrou que estava tão preparada para o vídeo como, antes, para o jornal impresso. Nas novas funções, com certeza vai brilhar também”, avalia Schroder.O atual editor-chefe do ‘Jornal das Dez’, Marcelo Lins, passa a integrar a área de programas da Globo News. “Lins é um profissional que prima pelo acabamento e pelo faro para a notícia. Tenho certeza de que será um reforço enorme à equipe de programas”, afirmou Schroder. Em seu lugar, assume David Butter. Butter já foi editor do próprio ‘Jornal das Dez’, editor de internacional do ‘Jornal da Globo’ e implantou com grande sucesso o G1 São Paulo. Sua carreira o habilita a assumir o desafio de unir duas mídias irmãs: a televisão “all news” e um portal de notícias de internet. “Nessa nova missão, tenho certeza de que fará com que o Jornal das Dez continue inovando em formatos e conteúdos, como fez desde que entrou no ar pela primeira vez, concluiu Schroder.
Fonte: Central Globo de Comunicação - Rio de Janeiro
O lado bem humorado do carnaval que passou
por Eli Halfoun
Está começando tudo outra vez: o carnaval de 2012 sai de cena e o de 2013 pede passagem. A festa que acabou deixa entre muitas outras coisas,o bom humor.
1 - O silicone foi sem dúvida a presença mais abundante e marcante do carnaval, especialmente no desfile das escolas de samba. Se todo o gel ali reunido derramasse era bem capaz de alguém morrer afogado. É claro que diante de tantos redondos holofotes femininos, o Sambódromo passou a ser chamado pelos foliões de ”Vale do Silicone”, uma referência ao "Vale do Silício". É muito mais do que um vale: é um mar de silicone, que se retirado durante o desfile deixaria muitos peitos e bundas órfãos e espalhados no meio da pista.
2 - A disputa, às vezes até financeira, para ocupar o hoje importante e cobiçado posto de madrinha de bateria de uma escola de samba já é um dos quesitos (vai acabar valendo pontuação) mais comentados do carnaval, mas pouca gente sabe ou lembra que essa história de madrinha de bateria tem uma pioneira: é Monique Evans que inaugurou o posto em 1985 na Mangueira. Outra pioneira do carnaval é Enoli Lara, primeira modelo-passista a fazer nu frontal durante o desfile. Foi em 1989 na União da Ilha. Hoje, embora todas e todos estejam quase nus o nu frontal em escola de samba é proibido. Pelo menos durante o desfile.
3 - O bom humor é importante tempero para fazer mais alegre o carnaval. É claro que o bem-humorado folião foi, como sempre, uma presença constante em muitos blocos. No bloco pernambucano Quanta Ladeira, o bom humor se fez presente com paródias musicais, que são uma das características do bloco. Esse ano a brincadeira mais cantada foi a paródia de “Aquele Abraço”, de Gilberto Gil. A música ganhou letra brincalhona (mas nem tanto) com destaque para esse verso: “Alô Vítor Fasano/Aquele é macho/ Alô Maria Gadú/ Aquela é macho/ Alô Fafá de Belém/ Essa quer macho”. Ao que se saiba até agora nenhum dos digamos homenageados se sentiu ofendido com a versão musical. Afinal, era carnaval e tudo pode e deve ser levado na brincadeira. (Eli Halfoun)
Está começando tudo outra vez: o carnaval de 2012 sai de cena e o de 2013 pede passagem. A festa que acabou deixa entre muitas outras coisas,o bom humor.
1 - O silicone foi sem dúvida a presença mais abundante e marcante do carnaval, especialmente no desfile das escolas de samba. Se todo o gel ali reunido derramasse era bem capaz de alguém morrer afogado. É claro que diante de tantos redondos holofotes femininos, o Sambódromo passou a ser chamado pelos foliões de ”Vale do Silicone”, uma referência ao "Vale do Silício". É muito mais do que um vale: é um mar de silicone, que se retirado durante o desfile deixaria muitos peitos e bundas órfãos e espalhados no meio da pista.
2 - A disputa, às vezes até financeira, para ocupar o hoje importante e cobiçado posto de madrinha de bateria de uma escola de samba já é um dos quesitos (vai acabar valendo pontuação) mais comentados do carnaval, mas pouca gente sabe ou lembra que essa história de madrinha de bateria tem uma pioneira: é Monique Evans que inaugurou o posto em 1985 na Mangueira. Outra pioneira do carnaval é Enoli Lara, primeira modelo-passista a fazer nu frontal durante o desfile. Foi em 1989 na União da Ilha. Hoje, embora todas e todos estejam quase nus o nu frontal em escola de samba é proibido. Pelo menos durante o desfile.
3 - O bom humor é importante tempero para fazer mais alegre o carnaval. É claro que o bem-humorado folião foi, como sempre, uma presença constante em muitos blocos. No bloco pernambucano Quanta Ladeira, o bom humor se fez presente com paródias musicais, que são uma das características do bloco. Esse ano a brincadeira mais cantada foi a paródia de “Aquele Abraço”, de Gilberto Gil. A música ganhou letra brincalhona (mas nem tanto) com destaque para esse verso: “Alô Vítor Fasano/Aquele é macho/ Alô Maria Gadú/ Aquela é macho/ Alô Fafá de Belém/ Essa quer macho”. Ao que se saiba até agora nenhum dos digamos homenageados se sentiu ofendido com a versão musical. Afinal, era carnaval e tudo pode e deve ser levado na brincadeira. (Eli Halfoun)
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Campeã Unidos da Tijuca mostra a força de um bairro que soube aprender as boas lições do subúrbio
por Eli Halfoun
Inevitável: muita gente irá contestar ao campeonato da Unidos da Tijuca, mas será o tal de “reclamar só por reclamar”: a vitória da Unidos da Tijuca é merecida, resultado de um desfile incontestável em beleza e criatividade que, aliás, tem sido a marca registrada do carnavalesco Paulo Barros que se impõe em renovação como o novo Joãosinho Trinta da nova e ótima geração de carnavalescos. Outro ponto positivo para a Unidos da Tijuca é que a escola consegue a simpatia de torcedores de todas as outras escolas. Se fosse no futebol poderíamos dizer tranquilamente que a Unidos da Tijuca é o segundo time de todo mundo, como o América tem sido no futebol. Detalhe importante que chama atenção no resultado desse ano é que três escolas praticamente vizinhas (Unidos da Tijuca, Salgueiro e Vila Isabel) brilharam de ponta a ponta. Parece que ficou para trás a velha lenda de que escola boa é a que nasce e vive no subúrbio. É verdade que foram elas, as escolas do subúrbio, que nos ensinaram muito (quase tudo) e o bairro Tijuca (incluindo o vizinho de porta Vila Isabel) aprendeu as lições com louvor. Agora a Tijuca é que está ensinando. (Eli Halfoun
Inevitável: muita gente irá contestar ao campeonato da Unidos da Tijuca, mas será o tal de “reclamar só por reclamar”: a vitória da Unidos da Tijuca é merecida, resultado de um desfile incontestável em beleza e criatividade que, aliás, tem sido a marca registrada do carnavalesco Paulo Barros que se impõe em renovação como o novo Joãosinho Trinta da nova e ótima geração de carnavalescos. Outro ponto positivo para a Unidos da Tijuca é que a escola consegue a simpatia de torcedores de todas as outras escolas. Se fosse no futebol poderíamos dizer tranquilamente que a Unidos da Tijuca é o segundo time de todo mundo, como o América tem sido no futebol. Detalhe importante que chama atenção no resultado desse ano é que três escolas praticamente vizinhas (Unidos da Tijuca, Salgueiro e Vila Isabel) brilharam de ponta a ponta. Parece que ficou para trás a velha lenda de que escola boa é a que nasce e vive no subúrbio. É verdade que foram elas, as escolas do subúrbio, que nos ensinaram muito (quase tudo) e o bairro Tijuca (incluindo o vizinho de porta Vila Isabel) aprendeu as lições com louvor. Agora a Tijuca é que está ensinando. (Eli Halfoun
São Paulo: o triste fim de uma festa alegre e bonita
por Eli Halfoun
Eu poderia dizer, como disseram todos, que foi lamentável o tumulto que fez um carnaval de violência e vandalismo a apuração do desfile das escolas de samba de São Paulo. Prefiro dizer que foi uma pena um único torcedor (não se pode chamar aquilo de sambista e nem de torcedor) ter jogado praticamente no lixo todo o esforço de milhares de pessoas que deram aos paulistas um desfile luxuoso e que pretendia acabar com a lenda de que “São Paulo é o túmulo do samba”. Parece que voltará ser e não só do samba, mas de um vandalismo, como se viu nas imagens ao vivo da TV Globo, inconsequente, absurdo e até assassino. O mais triste é que uma única pessoa tenha conseguido incitar centenas de pessoas a praticarem atos que nada tem a ver com a alegria do carnaval. A polícia paulista identificou o torcedor exaltado que deve ser repudiado por todos os paulistas que há anos tentam fazer grandes desfiles para também colocar São Paulo no mapa turístico do carnaval brasileiro. (Eli Halfoun)
Eu poderia dizer, como disseram todos, que foi lamentável o tumulto que fez um carnaval de violência e vandalismo a apuração do desfile das escolas de samba de São Paulo. Prefiro dizer que foi uma pena um único torcedor (não se pode chamar aquilo de sambista e nem de torcedor) ter jogado praticamente no lixo todo o esforço de milhares de pessoas que deram aos paulistas um desfile luxuoso e que pretendia acabar com a lenda de que “São Paulo é o túmulo do samba”. Parece que voltará ser e não só do samba, mas de um vandalismo, como se viu nas imagens ao vivo da TV Globo, inconsequente, absurdo e até assassino. O mais triste é que uma única pessoa tenha conseguido incitar centenas de pessoas a praticarem atos que nada tem a ver com a alegria do carnaval. A polícia paulista identificou o torcedor exaltado que deve ser repudiado por todos os paulistas que há anos tentam fazer grandes desfiles para também colocar São Paulo no mapa turístico do carnaval brasileiro. (Eli Halfoun)
Jennifer Lopez azedou a cerveja do camarote da Brahma
por Eli Halfoun
É possível acreditar em um produto quando quem o anuncia diz clara e repetidamente que não curte o que está anunciando, ou seja, a qualidade que não conhece? A presença de Jennifer Lopez que recebeu cachê de 2 milhões de dólares para dar pinta no camarote da Brahma e ensinar rebolando o verbo “sapucar” pode ter rendido boas fotos com o nome do produto atrás de seu sorriso, mas seu testemunho foi dinheiro jogado fora. Sincera (e certamente já com o dinheiro na conta, a atriz e cantora repetiu em todas as entrevistas que “não é de beber cerveja”. Além de um desrespeito com o anunciante que bancou seu milionário cachê foi um desrespeito com sua própria imagem e com o público: se não é “de beber cerveja” porque aceitou fazer justamente anúncio de uma cerveja? Dinheiro é importante, mas trabalhar com pelo menos um mínimo de verdade é muito mais. Resumindo: ela nos faz de trouxas. Se quiser a Brahma pode mostrar que de trouxas não temos nada: basta fazê-la gravar um comercial dizendo: “não sou de beber cerveja, mas quando bebo escolho a melhor”. Cabe também anúncio impresso com o recorte das declarações e a frase Jennifer Lopez não é de beber cerveja, mas quando bebe escolhe a melhor. (Eli Halfoun)
É possível acreditar em um produto quando quem o anuncia diz clara e repetidamente que não curte o que está anunciando, ou seja, a qualidade que não conhece? A presença de Jennifer Lopez que recebeu cachê de 2 milhões de dólares para dar pinta no camarote da Brahma e ensinar rebolando o verbo “sapucar” pode ter rendido boas fotos com o nome do produto atrás de seu sorriso, mas seu testemunho foi dinheiro jogado fora. Sincera (e certamente já com o dinheiro na conta, a atriz e cantora repetiu em todas as entrevistas que “não é de beber cerveja”. Além de um desrespeito com o anunciante que bancou seu milionário cachê foi um desrespeito com sua própria imagem e com o público: se não é “de beber cerveja” porque aceitou fazer justamente anúncio de uma cerveja? Dinheiro é importante, mas trabalhar com pelo menos um mínimo de verdade é muito mais. Resumindo: ela nos faz de trouxas. Se quiser a Brahma pode mostrar que de trouxas não temos nada: basta fazê-la gravar um comercial dizendo: “não sou de beber cerveja, mas quando bebo escolho a melhor”. Cabe também anúncio impresso com o recorte das declarações e a frase Jennifer Lopez não é de beber cerveja, mas quando bebe escolhe a melhor. (Eli Halfoun)
Uma manhã sem fim na Rede TV que está no fim
por Eli Halfoun
É preciso reconhecer e fazer justiça com a Rede TV: não há (nunca houve) nenhum programa na televisão brasileira (e até mundial) que seja mais fiel ao seu título do que o “Manhã Maior” que Daniela Albuquerque e Regina Volpato apresentam na caloteira emissora de Amilcare Dallevo. Não é exatamente a maior, mas é sem dúvida a mais longa manhã do mundo: o programa começa a ser exibido pela manhã e é reprisado várias vezes ao dia, até porque ao que tudo indica não demora muito será o único programa da emissora já que uma de suas apresentadoras pode perfeitamente ficar com os salários atrasados e até abrir mão dele. Sem trabalhar e sem sair de casa ela receberá muito mais, mas certamente não dispensará a oportunidade de aparecer em quase todos os programas da emissora. (Eli Halfoun)
É preciso reconhecer e fazer justiça com a Rede TV: não há (nunca houve) nenhum programa na televisão brasileira (e até mundial) que seja mais fiel ao seu título do que o “Manhã Maior” que Daniela Albuquerque e Regina Volpato apresentam na caloteira emissora de Amilcare Dallevo. Não é exatamente a maior, mas é sem dúvida a mais longa manhã do mundo: o programa começa a ser exibido pela manhã e é reprisado várias vezes ao dia, até porque ao que tudo indica não demora muito será o único programa da emissora já que uma de suas apresentadoras pode perfeitamente ficar com os salários atrasados e até abrir mão dele. Sem trabalhar e sem sair de casa ela receberá muito mais, mas certamente não dispensará a oportunidade de aparecer em quase todos os programas da emissora. (Eli Halfoun)
Deu Unidos da Tijuca. Olha só o placar final
Aqui ninguém rasga notas de jurados: o jornal Globo fica com o estandarte da melhor cobertura do Carnaval carioca
Não é novidade. No ano passado, neste mesmo espaço, citei a edição de Carnaval do Globo como a melhor na passarela da mídia. Disparada. À impressionante agilidade dos cadernos que vão para as bancas na segunda e na terça, soma-se este, de quarta-feira de Cinzas, no qual, sem prejuízo da velocidade, o equlíbrio entre informação, análise e fotos é um ponto forte. Basta dar uma olhada no expediente e verificar a equipe que trabalhou no carnaval para entender que as páginas não são obra do acaso. A ala de fotógrafos, editores e repórteres é experiente, é do ramo. Cesar Tartaglia, Aydano André Motta, Antonio Werneck, Carter Anderson, Vera Araújo, Claudio Nogueira, Jorge Antonio Barros, Mauro Ventura, Cláudia Amorim, os fotógrafos Gabriel de Paiva, Ana Branco, Marcelo Theobald, Custódio Coimbra, Guilherme Pinto, Marcelo Carnaval, Simone Marinho, Ivo Gonzalez, entre outros, mandaram bem. Em um tempo em que o marketing parece pautar muitas coberturas (vi jornais que publicaram apenas ou preferencialmente os blocos cariocas patrocinados por uma cervejaria), o Globo não tirou o foco da atração principal, o fator que leva milhares de cariocas e turistas à Marquês de Sapucaí: as escolas de samba. Que, a propósito, chegaram antes dos marqueteiros e promoters. A Portela nasceu em 1923 e passou na avenida este ano comemorando seus 89 aninhos; a Mangueira é de 1928; a Unidos da Tijuca, com o retrofit da modernidade de Paulo Barros, é de 1931; mesmo a Beija-Flor, saudada como novidade nos anos 70, quando ganhou o título pela primeira vez, é de 1948. Respeito, portanto, elas têm estrada. O que não impede de incorporar à cobertura, sem que uma coisa exclua a outra, as celebridades e até as sub-celebridades sanzonais que transitam na Sapucaí. Já fazem parte do espetáculo. E estão lá devidamente registradas com ou sem camisetas promocionais, em um "cercadinho vip", à parte, na coluna Gente Boa, de Joaquim Ferreira dos Santos, que se transfere durante do Carnaval do Segundo Cadermo para o bloco das edições especiais. Por falar em bloco, o carnaval de rua mereceu três páginas na edição desta quarta e muitas outras mais nos cadernos anteriores do Globo. São o novo fenômeno do carnaval carioca. Blocos como 2,3 milhões de foliões, como o recordista mundial Cordão da Bola Preta, sem os tais abadás baianos de privatização das ruas, (e que assim permaneçam), ou ou mais de cem mil do Simpatia em cada um dos seus dois desfiles; irreverência e animação para todos os gostos no Carmelitas, Boitatá, Empolga às Nove, Banda de Ipanema, Imprensa Que Eu Gamo, Monobloco e centenas de outros. Quer mais? É incalculável a multidão levada às ruas atrás de marchinhas e sambas. Em uma semana e meia, por baixo, somando-se os números divulgados de cada bloco, o total ultrapassaria os dez milhões de foliões. Há alguns anos dizia-se que o Rio tinha um carnaval de platéia, para se assistir, restrito ao Sambódromo. Embora isso não fosse totalmente verdadeiro, a maioria do blocos que aí estão resistia e nunca deixou de sair, o fato é que não davam esse ibope todo (o que aliás, muita gente, especialmente os "locais", preferia). Dizem que as redes sociais e os aparelhos celulares são responsáveis pela bombada. Pode ser. Fica fácil marcar encontro, saber "qual é a boa", sair de um bairro e ir para outro encontrar amigos etc. Mas acho que um dos fatores principais é uma palavrinha antiga: a paquera. A praça General Osório, por exemplo, virou point da azaração com bateria ou sem bateria mas com duas alegorias que a garotada não dispensava: vodca e energético, os "musos" deste Carnaval. O outro fator, pode crer, é o metrô. Moro perto de uma estação e andei de metrô, sei do que estou falando. E você viu mais gente fantasiada nas ruas? Eu também. E arrisco um palpite. Quem conhece o subúrbio do Rio, sabe que brincar o carnaval fantasiado - e não falo apenas dos bate-bola - é tradição que se manteve em vários bairros enquanto praticamente desaparecia da Zona Sul, com exceção de blocos como o Boitatá. Pois este ano, os fantasiados - no embalo dos milhares de jovens dos bairros mais distantes que o metrô trazia para as praças e praias da ZS - voltaram com força plena e coloriram ainda mais as ruas da cidade. Melhor para o carnaval.
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
Um prêmio é pouco. Todas as escolas são campeãs
por Eli Halfoun
Depois de ter passado 20 anos cobrindo o desfile das escolas de samba como repórter ou editor confesso que hoje prefiro acompanhar o maravilhoso espetáculo pela televisão, ainda mais agora que a tecnologia os nos oferece imagens quase cinematográficas. É verdade que não me surpreendo tanto assim com o que a escolas apresentam porque sei que o luxo e a criatividade estarão presentes e em todas as escolas no imenso e popular palco do Sambódromo. O que ainda me surpreende é saber que “meia dúzia” de jurados, que evidentemente podem cometer injustiças, apontará uma campeã, ou seja, julgará um intenso trabalho realizado durante o ano inteiro.
A competição é importante e incentivadora também nesse tipo de campeonato do samba, mas será que é justa com as escolas? Para mim, depois de tantos anos de experiência, não importa muito que escola será declarada vencedora ou campeã: na minha visão todas são vencedoras e campeãs. Por isso mesmo acredito que o mais justo seria premiar todas, se bem que de certa forma isso já acontece no aplauso e entusiasmo do público. É injusto decretar que uma escola foi mais perfeita do que a outra nesse ou naquele quesito. No bolo final todas desfilam perfeitas e merecem ter seus trabalhos reconhecidos e premiados, até porque um acidente de percurso (são muitos os que acontecem na chamada hora H). Não se pode deixar jogado no asfalto, como se lixo fosse, um trabalho entusiasmado, às vezes heróico, perfeccionista, mas sempre perfeito realizado durante os trezentos e sessenta e cinco dias do ano. Sei que o julgamento de “meia dúzia” de jurados bem intencionados jamais deixará de ser parte integrante do espetáculo, mas sei também que qualquer que seja o resultado todas as escolas são e serão campeãs e exemplares. O título de campeã concedido para uma única escola é apenas uma maneira de premiar todas. De declarar que todas são e sempre serão vencedoras. (Eli Halfoun)
Depois de ter passado 20 anos cobrindo o desfile das escolas de samba como repórter ou editor confesso que hoje prefiro acompanhar o maravilhoso espetáculo pela televisão, ainda mais agora que a tecnologia os nos oferece imagens quase cinematográficas. É verdade que não me surpreendo tanto assim com o que a escolas apresentam porque sei que o luxo e a criatividade estarão presentes e em todas as escolas no imenso e popular palco do Sambódromo. O que ainda me surpreende é saber que “meia dúzia” de jurados, que evidentemente podem cometer injustiças, apontará uma campeã, ou seja, julgará um intenso trabalho realizado durante o ano inteiro.
A competição é importante e incentivadora também nesse tipo de campeonato do samba, mas será que é justa com as escolas? Para mim, depois de tantos anos de experiência, não importa muito que escola será declarada vencedora ou campeã: na minha visão todas são vencedoras e campeãs. Por isso mesmo acredito que o mais justo seria premiar todas, se bem que de certa forma isso já acontece no aplauso e entusiasmo do público. É injusto decretar que uma escola foi mais perfeita do que a outra nesse ou naquele quesito. No bolo final todas desfilam perfeitas e merecem ter seus trabalhos reconhecidos e premiados, até porque um acidente de percurso (são muitos os que acontecem na chamada hora H). Não se pode deixar jogado no asfalto, como se lixo fosse, um trabalho entusiasmado, às vezes heróico, perfeccionista, mas sempre perfeito realizado durante os trezentos e sessenta e cinco dias do ano. Sei que o julgamento de “meia dúzia” de jurados bem intencionados jamais deixará de ser parte integrante do espetáculo, mas sei também que qualquer que seja o resultado todas as escolas são e serão campeãs e exemplares. O título de campeã concedido para uma única escola é apenas uma maneira de premiar todas. De declarar que todas são e sempre serão vencedoras. (Eli Halfoun)
E as divas do Carnaval da Manchete? Quem não lembra...
O blog Trash 80's relembra as divas das capas das edições da Manchete de Carnaval. Clique AQUI
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