domingo, 18 de janeiro de 2026

Vai votar ou ser votado nas próximas eleições? Domine o Roblox antes que ele domine você






por José Esmeraldo Gonçalves

Você já ouviu falar na polêmica do Roblox. Trata-se de uma plataforma de jogos que entrou no noticiário em todo o mundo por possibilitar graves crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes. 

Vários países estão banindo o programa. A própria plataforma desenvolve recursos e bloqueios para impedir ações criminosas. É recomendável que pais e mães procurem se informar ou até conversar com especialistas para entender como agir. Existem regras na chamada Comunidade Roblox, mas existem criminosos capazes de quebrar essa ética. Neste link ( https://en.help.roblox.com/hc/pt-br/articles/203313410-Regras-da-Comunidade-Roblox ) você poderá conhecer as diretrizes da plataforma. Os pais também podem ativar Roblox Parental Controls que oferece uma margem de segurança aos filhos durante a participação em jogos.

O que pretendo introduzir aqui é um breve alerta sobre o braço político do Roblox. Esta função da plataforma não tem sido muito comentada, mas daqui a alguns meses, quando a campanha eleitoral for aberta, você vai ver o longo alcance da ferramenta

As eleições deste ano no Brasil e nos Estados Unidos (que produzirão consequências aqui) serão fortemente impactadas pela IA, para o bem e principalmente para o mal. Fake news, criação de imagens e falas falsas, manipulação de fotos, vídeos mentirosos, entrevistas idem, geolocalização inventada, tudo o mais que você imaginar a IA tem. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vai enfrentar um enorme desafio. Às quase simplórias tentativas de compra de votos, do oferecimento de favores em troca de votos, da militância ilegal de pastores e patrões chantageando fiéis e empregados, dos obstáculos colocados no caminho dos eleitores rumo às urnas (não esqueçamos o uso pelos golpistas do bloqueio de estradas no nordeste para impedir que eleitores de Lula chegassem às seções eleitorais) vão se somar os poderes da tecnologia. 

O Roblox será explorado nas campanhas e na busca de engajamento político, sem dúvida. Algumas possibilidades? Desenvolvedores em ação no coletivo da plataforma criarão games didáticos sobre o político em questão, poderão criar protestos virtuais com faixas e slogans de campanha; organização de votações simuladas. Aliás, o Roblox tem um game chamado "Jogo do Presidente. Assuma o poder no Brasil". Além da polêmica plataforma, é esperado o uso de drones com alto-falante mandando recado aos eleitores. Perguntinha para o TSE: drone pode fazer boca de urna que é proibida aos seres humanos?  

Lembrando Glória Pires na célebre e folclórica transmissão do Oscar, eu diria que não sou capaz de opinar profundamente sobre o Roblox, mas há maneiras de corrigir  essa falha. O catálogo da Amazon  oferece vários livros que desvendam o Roblox. Vá por mim. É melhor conhecer o "inimigo" antes que ele conheça você.

       

Um comentário:

  1. Acho que vai ser um caos digital. O Roblox é mais uns ferramente, tem outras que vão facilitar fake news, injúria, ofensa. Não sei se o TSE tem recursos para combater issfom

    ResponderExcluir