quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Memórias da redação: Bastidores de uma entrevista de Pelé para a Ele/Ela. Por Osvaldo Salomão (*)

A MEMÓRIA SEMPRE PRESENTE DE SUA MAJESTADE, O REI PELÉ !

Osvaldo Salomão entrevista Pelé em 1986. No alto,
o autógrafo do Rei em uma lauda da EleEla. Foto: Arquivo pessoal OS


por Osvaldo Salomão

Comecinho da noite dessa segunda-feira, 23 de outubro, o Facebook veio me fazer um convite, de que seria interessante dar um bis em uma de minhas postagens, de quando o fato em foco foi o rei do futebol, o genial Pelé. Convite de pronto aceito, nessa data em que Pelé estaria comemorando 83 anos. Portanto, a seguir, a minha publicação de três anos atrás, numa data festiva para Pelé, ocasião que aproveito para contar um dos meus encontros com o craque brasileiro, um talento raro de habilidade e técnica, que mudou a história e a própria dinâmica do futebol. 

"O DIFÍCIL, O EXTRAORDINÁRIO, NÃO É FAZER MIL GOLS COMO PELÉ. É FAZER UM GOL COMO PELÉ"

(Carlos Drummond de Andrade) 

O fato em foco do momento no mundo esportivo era o aniversário de 80 anos de Pelé, em uma sexta-feira, 23 de outubro, o genial futebolista, mineiro de Três Corações, o Atleta do Século. 

Ao longo de minha carreira de jornalista, Pelé me concedeu a honra e o privilégio de três entrevistas exclusivas, sendo sempre recebido pelo craque com gentileza, simplicidade e com todo o tempo do mundo para falar sobre qualquer assunto.

A entrevista da foto aconteceu às vésperas da Copa do Mundo do México de 1986, aquela vencida pela seleção argentina de Maradona, matéria publicada em abril daquele ano nas primeiras páginas de ELE ELA, do Grupo Bloch/Manchete, no Rio de Janeiro, revista na qual trabalhei (feliz demais da conta, sô!) por muitos verões de 40 graus.

Nesse encontro, estamos no apartamento de Alfredo Saad, amigo particular de Pelé, imóvel de fino trato, amplo e confortável, com direito a uma original tenda árabe na varanda, fotos de celebridades amigas por todos os cantos, cobertura localizada no Edifício Chopin, na capital carioca, coladinha ao Hotel Copacabana Palace. Ex-presidente do Esporte Clube Bahia, há anos radicado no Rio de Janeiro, Alfredo Saad atuava, na ocasião, intermediando a transferência de técnicos e jogadores para o futebol do Oriente Médio. Telê Santana, por exemplo, foi um dos primeiros treinadores brasileiros a fazer parte desta lista de exportados. 

Se derretendo de alegria e descontração em seu momento de anfitrião, Saad gostava de contar histórias. Me disse que foi ele quem impulsionou a carreira de Marta Rocha, de modelo a Miss Bahia - e, depois, Miss Brasil. A amizade entre os dois, Saad e Marta Rocha, vinha desde a adolescência, comecinho dos anos 1950, quando moravam em Salvador, Bahia.

Outra recordação que contou "morrendo de rir", aconteceu em Jeddah, na Arábia Saudita, envolvendo ele próprio, Saad, e Telê Santana, que chegava à cidade saudita para treinar o Al-Ahli. Isso em 1983. A cena aconteceu em uma joalheria de luxo, onde estavam Saad e Telê. De repente, ficam absolutamente sozinhos na loja, cercados de ouro, pedras e peças preciosas por todos os lados. Os sauditas tinham se retirado do estabelecimento quando convocados para rezar à Meca em algum ponto daquela região da cidade. 

Outro momento de certa curiosidade da entrevista se deu na pausa para um cafezinho feitinho na hora, quando Pelé, de quebra, aproveitou para atender a um telefonema. Talvez, uma ligação a partir do bairro carioca do Grajau, onde morava a Xuxa, sua namorada na época. Sempre lembrando que foi Pelé quem apostou no potencial da loura para fazer carreira na televisão. Sucesso é o que essa gaúcha de Santa Rosa tinha de sobra como modelo fotográfico. Pelé fez o cartaz de Xuxa junto à direção da recém-inaugurada Rede Manchete. Dito e feito. Em 1983, aos 20 anos, Xuxa ganha o comando do programa "Clube da Criança", a convite de Maurício Sherman, diretor artístico da emissora. Dessa tabelinha do Rei do Futebol nasce a Rainha dos Baixinhos. 

Nessas bem traçadas linhas fica a minha homenagem a Pelé, cujo talento muitas vezes apreciei de pertinho, nos estádios, ou em glorioso preto e branco, na tela da tevê. Agradeço a sua atenção. Uma feliz terça-feira para todos nós. Um abraço. Salomão.

(*) Texto publicado originalmente no Facebook, remetido pelo atento colaborador do blog Nilton Muniz) 

Um comentário:

Wedner disse...

Isso mostra que Pelé tinha respeito pela mídia. Bem diferente de Neymar, Felipe Melo, Gabigol e outros complicados.