sábado, 7 de outubro de 2023

Fotografia: o voo da deusa da raça

 


O Globo de hoje publica essa belíssima foto da ginasta Rebeca Andrade. Perfeita. O fundo escuro do ginásio ressalta o voo da brasileira que ontem ganhou medalha de prata. Essa foto seria uma belíssima página dupla no tempo remoto das revistas ilustradas impressas. Hoje, na prova de salto, Rebeca ganhou o ouro. E quem foi prata? Ninguém menos do que a campeoníssima Simone Biles, atleta estadunidense. A foto é da AFP, assinada pelo fotógrafo Lionel Boaventura. Os jornais não enviam mais fotógrafos brasileiros para cobertura de mundiais de atletismo, judô, ginástica, natação etc. É caro, justificam. Mesmo na Copa do Mundo do Catar foram poucos os enviados especiais. Com sorte, os editores poderão, quem sabe, valorizar a Olimpíada de Paris ano que vem. A divulgação das competições é importante para os patrocinadores que ainda apoiam o esporte e isso beneficia os atletas. Resta às confederações levarem seus próprios fotógrafos para obterem alguma visibilidade para os atletas nos veículos digitais. Não apenas para o marketing, mas para os leitores que acompanham os esportes. Pelo menos uma agência estrangeira registrou o momento único da brasileira Rebeca Andrade. Valeu Lionel.

2 comentários:

Hoffman disse...

Importar dizer que O Globo comprou essa foto por alguns reais. Impossível concorrer com o custo do envio de um fotojornalista
.

Bárbara S. disse...

A foto é muito plástica.Momento único. Sou casada com um fotógrafo e sei da luta deles. Sites e portais não valorizam tanto a foto. É uma pena. Fiquei chocada com a Copa, a última. Pouquíssimos profissionais lá.