quinta-feira, 19 de outubro de 2023

A loucademia olímpica


Bilboquê: próximo esporte olímpico? Foto Divulgação 


por Niko Bolontrin

Os Jogos Olímpicos de Verão podem seguir a trajetória decadente dos concursos de miss? Se você acha a comparação absurda, observe alguns detalhes. 

* Sem um critério à vista, o Comitê Olímpico Internacional incorpora a cada edição as mais intrigantes modalidades. Parece ceder a lobbies.

* A interferência política dos Estados Unidos sob qualquer pretexto: acusações de doping em massa não suficientemente comprovadas, boicote a países por motivos de guerra, sendo que os EUA invadiram vários países e registaram episódios de doping e nunca foram punidos coletivamente. No atletismo houve casos em série. O país controla Wada, o órgão mundial que apura casos de doping.

* A forte influência de patrocinadores na escolha de sedes.

* O desprezo aos chamados ideais olímpicos. A igualdade e a universalidade dos Jogos passaram sofrer o assédio geopolítico e financeiro. 

Querem exemplo? O planeta tem, no momento, segundo a ONU, 193 países. Mesmo assim, Los Angeles (1932,1984) vai sediar sua terceira olimpíada. (2028). Nada justifica esse privilégio, só o vil metal; e não me refiro ao ouro, prata e bronze que sobem aos pódios. Paris também terá o tri (1900, 1924 e 2024), mas os Estados Unidos, receberam a Olimpíada de Atlanta (1996), sã o país mais premiado pelo COI.

Pior é o COI adicionar as mais estapafúrdias modalidades. Los Angeles, vai incorporar um troço chamado flag football. Nesse estranho jogo, semelhante ao futebol americano, os atletas levam uma fitinha colorida amarrada na cintura. Sempre que um adversário captura a fita a bola reverte para o seu time e a jogada recomeça. Paris vai estrear o "esporte" breakdance. Sério? Breakdance é cultura, mas não é esporte. O COI diz que pretende atrair o público jovem. De certa forma, menos mal: em 1936, o COI quis atrair um público muito sinistro e realizou os jogos em Berlim, então vitrine do nazismo.

De qualquer forma, o Rio, que sediou os Jogos de 2016 e foi elogiado pelo Comitê Olímpico, já pode se candidatar a sede nos próximos anos 30 e sugerir novas modalidades ao gosto do COI. Capitais como Florianópolis, Salvador e Cuiabá planejam apresentar candidaturas. Resgatando tradições locais, cinco novas categorias estariam no páreo:

*Bola de gude

• Bilboquê

* Bafo

* Palito (versão italiana do Brás)

* Cuspe à distância

Foto Divulgação 
Podem entrar na fila, o Altinha das praias cariocas e nas candidaturas internacionais o arremesso de tronco de árvores, a corrida do lenhador (Escócia) e o concurso de comer hambúrguer (no estado de Washington).

Um comentário:

Anônimo disse...

Têm um país que tem arremesso de anões, foi proibido