sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Fotografia: Elizabeth segundo Leibovitz: pompa e circunstância


Elizabeth II, solene, no Palácio de Buckingham em 2007
fotografada por Annie Leibovitz


Em 2016 a rainha recebeu a fotógrafa no Castelo de Windsor.
Mais descontraída, posou ao lado dos seus adorados cães da raça corgi.
Foto de Annie Leibovitz


Após a sessão de fotos, Annie Leibovitz e a rainha passeiam
no jardim do Castelo de Windsor. Foto de Kathryn MacLeod



O site da Vogue americana publica um álbum de fotos de Elizabeth II. Não é uma coleção qualquer . São imagens de Annie Leibovitz, que foi convidada a fotografar a rainha duas vezes: em 2007 e em 2016. As fotos também estão disponíveis no Instagram oficial @theroyalfamiliy.

Leibovitz escreveu em seu livro At Work, de 2008, “Tudo bem para mim ser reverente. Os britânicos estão em conflito sobre o que pensam do monarca. Se um retratista britânico é reverente, ele é percebido como apaixonado. Eu poderia fazer algo tradicional.”

Leibovitz fez fotos conservadoras, principalmente as de 2007, quando a fotógrafa teve apenas 25 minutos para retratar a soberana. A rainha parecia apenas cumprir seu papel de posar como parte do dever de public relations dos royals. A produção fotográfica nos ambientes do Palácio de Buckingham é solene, com pompa e reverência. Leibovitz teria preferido o cenário do Castelo de Windsor, o que só lhe foi concedido no segundo ensaio, em 2016, quando Elizabeth surge serena e receptiva.   


VEJA O ÁLBUM COMPLETO NO SITE DA VOGUE, AQUI

Nenhum comentário: