quinta-feira, 22 de setembro de 2022

ACM Neto vai pro Afoxé Filhos de Ghandi

 


Al Jolson

Sérgio Cardoso

A polêmica da vez na política é quase inacreditável. ACM Neto, candidato ao governo da Bahia se declarou pardo à Justiça Eleitoral. Como foi acusado de usar o recurso para se aproximar do eleitorado negro do estado, o político fez bronzeamento artificial para afirmar a negritude. 

É a primeira vez que esse artifício é usado na política, mas o cinema e a TV já recorreram ao make up racial hoje justamente condenado. Em 1927, o ator Al Jolson se pintou de preto para interpretar um negro no filme O Cantor de Jazz. No Brasil, em 1969, o ator Sérgio Cardoso fez o mesmo para protagonizar a novela A Cabana do Pai Tomás. 

ACM Neto lidera com folga as pesquisas na Bahia, mas, pelo jeito, os eleitores não aprovaram a simulação racial: ele anda perdendo pontos. Assim, não é possível saber dos seus próximos passos, se vai entrar para o Afoxé, ou se gravará um clipe cantando a música de Caetano Veloso.

Atualização em 23/9/2022 - Em declaração à imprensa, hoje, ACM Neto nega ter feito bronzeamento artificial. 

Clique para ouvir "Eu sou neguinha" 

https://g.co/kgs/tUjdwa

2 comentários:

J.A.Barros disse...

Realmente, muito ridículo e, na minha opinião, racista esse fato do branco se pintar de negro em atuações e shows teatrais e musicais. Era negar ao negro a sua autenticidade como artista e participante ativo da sociedade. Mas, felizmente os tempos mudaram, hoje a presença do negro se faz presente em todos os segmentos da sociedade brasileira. Temos grande e fantásticos artistas negros que atuam nos teatros, no cinema e muito nas TVs, no campo jurídico se destaca o negro altamente competente, como na medicina e enfim, o negro se revelou. Como escravo trouxe para o brasil colônia , toda a sua experiência e conhecimento na agricultura, na metalurgia, na identificação da qualidade de minérios, nas grandes plantações, porque os nossos colonizadores não sabiam, não conheciam nada. Quem identificava as pepitas de ouro nos riachos eram os escravos. O brancos não sabiam identificar coisa nenhuma, até porque eles vieram para este país, por terem recebido da Coroa portuguesa, sesmarias em terras no Novo Mundo. Volto a repetir, a história que aprendemos nas escolas, não é a verdadeira história deste brasil. Infelizmente.

Paulo da Ribeira disse...

Acho e espero que ele perca a eleição por essa enganação.