quinta-feira, 26 de agosto de 2021

HÁ 60 ANOS “Fi-lo porque qui-lo!” Seria cômico, não fosse trágico... • Por Roberto Muggiati

A posse: 31 de janeiro de 1961.


A renúncia:  25 de agosto de 1961


No "bilhetinho" ao Congresso as "forças terríveis" como justificativa para cair fora

Na tarde de 25 de agosto de 1961, depois de uma cerimônia do Dia do Soldado em Brasília, Jânio Quadros renunciava sumariamente à Presidência da República.  Foram 206 dias de um governo esquizoide, oscilando entre medidas progressistas e retrógradas. A frase pedante do professor metido a colocações pronominais insólitas – e muitas vezes incorretas, o certo seria “Fi-lo porque o quis” – explicando as razões que o levaram a um gesto tão extremo, dava toda a dimensão da leviandade com que o Presidente tratou do cargo que lhe foi conferido por 5,6 milhões de votos, 48% do eleitorado. O palco já vinha sendo armado para uma ditadura militar no Brasil desde o suicídio de Getúlio Vargas em 1954. Jânio da Silva Quadros deu – com galhardia inaudita – o pontapé inicial para o golpe de 64.

Até o figurino era ridículo. O povão apelidou de pijânio a vestimenta que Jânio copiou de Nehru 

O Governo Jânio Quadros foi uma sucessão de episódios midiáticos instantaneamente incorporados ao folclore político. Proibiu o biquíni nos desfiles de Miss, a lança-perfume, as rinhas de galo e as corridas de cavalo em dias de semana. Instituiu a prática dos bilhetinhos – emitiu 1534 – e, inspirado na túnica do Premier indiano Jawaharlal Nehru, quis obrigar os servidores públicos a vestirem o “safari” (que o humor popular prontamente batizou de “pijânio”) e alpercatas. Chocou os círculos reacionários ao reatar relações com a União Soviética e a China, nomeou o primeiro embaixador negro (para Gana) e se recusou a apoiar a iniciativa dos Estados Unidos de expulsar Cuba da OEA. Num de seus últimos atos, em 19 de agosto, condecorou Che Guevara com a Grã Cruz da Ordem do Cruzeiro do Sul, nossa comenda máxima. Ao mesmo tempo, curvou-se às exigências do FMI, delegando a Roberto Campos a tarefa de fazer o jogo dos banqueiros internacionais. Darcy Ribeiro, que fez parte do seu governo, escreveu: “Ninguém sabe, até hoje, por que Jânio renunciou. Nem ele.” No bilhete da renúncia se dizia pressionado por “forças terríveis”, que o Repórter Esso transformou em “forças ocultas”.

Em abril de 1961, Erno Schneider fez essa foto para o Jornal do Brasil. Imagem tão simbólica que virou história. Quatro meses antes de renunciar Jânio já estava torto e o Brasil, pra variar, de pé trocado e sujeito aos coturnos conspiratórios das Forças Armadas
 

Murilo Melo Filho – que começou a cobrir política para a Manchete  desde o início da construção de Brasília – contava aos colegas que Jânio quis imitar uma artimanha de Fidel Castro, mas se deu mal: o Congresso aceitou imediatamente sua renúncia. O gesto de Jânio colocou o país no caos, pois os militares se opunham à posse do vice-presidente Jango Goulart, que se achava em visita oficial à China de Mao. Só a resistência de Leonel Brizola, casado com a irmã de Jango, através da sua Campanha da Legalidade – e a instauração de um regime parlamentarista postiço para moderar o poder de Goulart – permitiram que ele assumisse a presidência, que só iria durar turbulentos dois anos e meio.

O grande diferencial em toda essa história foi Cuba, que em 1º de janeiro de 1959 se tornou um país comunista radical a apenas 200 km dos Estados Unidos. Fidel virou o bicho-papão da classe média conservadora e dos militares e empresários de direita brasileiros e ensejou também a interferência crescente dos Estados Unidos (através dos canais oficiais e da CIA) em nossa política interna.

A renúncia de Jânio no Dia do Soldado, há 60 anos, fez com que vivêssemos 21 anos em que todo dia era Dia do Soldado – de preferência, do General. 

Nenhum comentário: