segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Você conhece algum letão?

 

Evandro boquiaberto diante de Točs. Foto de Pilar Olivares/Reuters  (*)

Você conhece algum letão? 

Nem eu. Isto é, posso dizer que passei a conhecer na madrugada desta segunda-feira a fenomenal dupla de vôlei-de-praia Edgars Točs e Mārtiņš Pļaviņš, que eliminou os brasileiros Evandro-Bruno Schmidt e agora enfrenta Alison e Álvaro Filho no próximo mata-mata. As meninas letãs, Graudina e Kravčenoka, também mostraram que são boas de bola em Tóquio: bateram a dupla brasileira Ana Patrícia e Rebecca por dois sets a um. 

E o hóquei-no-gelo é que é o esporte nacional da Letônia, uma das três repúblicas bálticas, com a Estônia, ao norte, e a Lituânia, ao sul. A população do país está em torno dos dois milhões de habitantes, equivalente à da cidade de Curitiba. E a grande contribuição cultural da Letônia é o fato de ser um letão o personagem principal do primeiro romance do belga Georges Simenon sobre o Comissário Maigret, um dos maiores investigadores da literatura policial. Maigret aparece em 75 romances e 28 contos e surgiu pela primeira vez em 1931 – há exatos 90 anos – no livro Pietr-o-letão. R.M.

(*) Uma Olimpíada produz muitas imagens, mas algumas são especiais. Como essa que ilustra esse post. A defesa de Točs parece deixar perplexo o brasileiro Evandro. A foto é de Pilar Olivares, fotógrafa que mora no Brasil e tem um trabalho importante sobre as cores e dores da América do Sul. Clique AQUI para conhecer um pouco mais do trabalho da peruana. Ou acesse  https://www.instagram.com/pilarrio/?hl=pt

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Há muitos anos, ainda cursava o ginasial no Liceu Nilo Peçanha, em Niterói, o professor de ginásticas era um Letão enorme, louro de olhos azuis, se não me engano atendia por Klaus e seu filho, Leonardo, que estava também no Liceu, era meu colega de sala. Anos mais tarde, no Hospital Santa Cruz, da Beneficência Portuguesa - hoje esse hospital fechou por falência - vim a encontrar esse Letão com uma sala de exercícios de recuperação física, com o mesmo porte físico, usando aparelhos que processavam essa recuperação. Fui atendido por ele. porque sofria de muitas dores, no pescoço e o Letão me colocou um aparelho que puxava meu pescoço para cima, aliviando a dor e naturalmente, acredito, as vértebras no lugar. Parei de sentir as dores.