domingo, 8 de agosto de 2021

Isso a Fatos & Fotos não mostrou - Livro revela que reportagem da revista pode ter facilitado tocaia contra matador de Lampeão

 

A capa do livro e o trecho que relaciona a revista com tocaia a Noratinho, o sargento
que matou Lampião

por Nilton Muniz de Oliveira (*)


A revista Fatos & Fotos, quem diria, pode ter se envolvido involuntariamente em uma vingança fatal contra um dos matadores de Lampião, o rei do cangaço. 

Em textos recentes, (mês passado) muito se publicou sobre a data da morte de Lampião, em 28 de julho de 1938, aos 40 anos. Lendo o livro "Apagando o Lampião, Vida e Morte do Rei do Cangaço" , do historiador Frederico Pernambucano de Mello, encontrei na página 20, dois trechos em que ele cita a revista Fatos e Fotos. Pelo que o livro registra, a reportagem pode ter ajudado em uma provável vingança da morte de Lampião. Leia a página acima reproduzida. Em março de 1962 a FF publicou uma matéria com um sargento reformado que fez parte da "volante" policial que matou o rei do cangaço. Depois de duas décadas de silêncio, Noratinho, era o apelido de Antonio Honorato, assumia na entrevista: "Eu matei Lampião".  Na reportagem, segundo o livro, ele "cometeu o descuido de revelar onde morava". Poucos meses depois, em setembro de 1962, Noratinho foi morto  "com um tiro no peito dado de longa distância". E a Fatos & Fotos publicou nova reportagem dessa vez com o título "A vingança de Lampião".

(*) Nilton Muniz de Oliveira trabalhou na Bloch, no Departamento de Serviços Editoriais, setor diretamente ligado às revistas Manchete, Fatos & Fotos e demais publicações da Rua do Russell.

Um comentário:

Elmano disse...

Lampião foi morto em Sergipe na localidade de Angicos. Mas há uma dúvida se foi Antonio Honorato ou o irmão dele. Mas é verdade que ele foi emboscado e morto depois que deu essa entrevista aí. Se foi vingança de algum parente de cangaceiro isso nunca foi provado