sábado, 28 de agosto de 2021

Em imagens: a insustentável crueza do ser...

 

A foto de Victor J. Blue, do Instagram do fotojornalista, mostra a agonia de um jovem afegão ferido em atentado no aeroporto de Cabul. Foi publicada ontem nos principais jornais do mundo

A mesma foto, invertida, remete ao quadro de...

Jacques-Louis David que retrata o revolucionário Marat assassinado na banheira. 


E, finalmente, a recriação da obra de David por Vik Muniz que exibe o catador de lixo Sebastião.


por José Esmeraldo Gonçalves 

A primeira foto na sequência acima é do fotógrafo novaiorquino Victor J. Blue. Foi feita em Cabul logo após um homem-bomba do Isis-K detonar explosivos em um dos acessos ao aeroporto da capital do Afeganistão. 

Dezenas de pessoas foram despedaçadas no local. 

Naquele momento, quando o perímetro da pista era o inferno na terra, Victor J. Blue registrou o socorro a um dos feridos. Em meio ao caos, mas acostumado a cobrir guerras e crises humanitárias, o fotógrafo enquadrou com perfeição a tragédia resumida em um frame.

A imagem é dramática e, curiosamente, remete a outros dramas em outros tempos e cenários. Bastou inverter a foto de Cabul (na segunda imagem) para a referência visual tornar-se ainda mais clara. 

A terceira imagem é da obra célebre "A morte de Marat" de Jacques-Louis David ( França, 1748-1825). 

Finalmente, fechando a sequência, a recriação do quadro de David feita pelo artista plástico Vik Muniz, intitulada "Marat (Sebastião)", do documentário "Lixo Extraordinário" sobre o drama dos catadores. 

A insensatez dos homems é o fio que une as cenas. 

(O Instagram de Victor J. Blue reúne mais fotos de Cabul. Você pode vê-las AQUI )

Nenhum comentário: