domingo, 30 de junho de 2019

Acordo Mercosul-União Europeia: enquanto a mídia brasileira se rende ao ufanismo do governo, jornais da Argentina e da França apontam os pontos polêmicos do tratado comercial




Só para não variar. A mídia neoliberal brasileira repercutiu o acordo Mercosul-União Europeia seguindo tom ufanista oficial, mesmo sem muita informação sobre os detalhes e os impactos da abertura entre mercados tão desiguais. As primeiras análises são desonestas porque não cumprem uma norma básica do jornalismo: a crítica e a correta identificação das eventuais desvantagens. Os editores e colunistas preferiram apontar só as possíveis vantagens que, na leitura apressada que fizeram do que foi liberado pelos negociadores, virão até 2035. A visão que levaram aos leitores foi a oficial. E só.

Já alguns jornais argentinos e franceses, mesmo os veículos conservadores, evitaram a subserviência editorial em relação aos seus governos.

O Página 12, de Buenos Aires,  registra preocupações com o impacto negativo que o acordo terá sobre os sistemas produtivos da região. E informa que 20 centrais sindicais da Argentina, Brasil, Chile (membro associado), Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela (suspensa) protestam contra falta de transparência e a "caixa preta" das negociações - já que apenas certos itens são conhecidos - de um tratado comercial que "decreta a morte da indústria regional, do trabalho decente e do emprego de qualidade". As primeiras avaliações mostram que serão afetados setores como de tecnologia, de navegação fluvial e marítima, de obras públicas, compras dos Estados, laboratórios farmacêuticos, indústria automotriz, além de importantes nichos das economias regionais dos países do Mercosul. Um ponto já claro: itens do acordo liberam exportações agropecuárias para a Europa, enquanto abrem o Mercosul para produtos industriais com valor agregado. As centrais sindicais temem desemprego massivo no setor. Outra crítica: o Mercosul nem se dignou a fazer estudos completos, com participação da sociedade, sobre o impacto do acordo.

Le Monde reconhece que a União Européia conclui um acordo comercial controverso com o Mercosul, por preocupar agricultores e ambientalistas. Mas cita textualmente Emmanuel Macron para avaliar que o "lado bom é que as preocupações da França foram totalmente tomadas em consideração". Aspas bem reveladoras.

O acordo levou 20 anos para ser assinado. Não por acaso, só o foi quando os presidentes do Brasil, Argentina e Paraguai, identificados com a direita, lideraram um colossal espacate, o passo do balé no qual as pernas se arreganham e se abrem em 180 graus.

O acordo ainda deverá ser aprovado pelos parlamentos dos países membros. Agricultores franceses, parlamentares europeus, ambientalistas, trabalhadores e empreendedores dos setores atingidos do  Brasil e do Cone Sul prometem reagir.

Um comentário:

Corrêa disse...

Tudo o que vi e li foi do tipo não vi a há gostei. Impressionante a cara de pau do empregados das famílias da mídia em defender o que não tem a menor ideia do que é bem do que vai acontecer mesmo no Mercosul.