sexta-feira, 24 de maio de 2019

Futebol Feminino: Copa do Mundo da França reabre polêmica sobre sexismo na modalidade...

Foto FIFA/Divulgação


por Niko Bolontrin 

A França é a sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019, que começa do dia 7 de junho. Alguns veículos reabrem a discussão sobre sexismo no esporte. Há queixas sobre as premiações de valores bem mais baixos do que para a divisão masculina, tratamento inferior às atletas em acomodações etc.

A Fifa alega limitações financeiras e argumenta que o futebol masculino tem visibilidade e receitas muito maiores de patrocinadores, bilheterias e cessão de direitos para TV.

A entidade máxima do futebol parece impaciente com o crescimento relativamente lento do futebol feminino, pelo menos em termos de rentabilidade e de globalização.  Há países onde a modalidade cresce exponencialmente, como Suécia, Alemanha e Estados Unidos, mas engatinha ou inexiste em outros, seja por motivos religiosos ou de machismo arraigado. Recentemente, um dirigente sugeriu que as mulheres jogassem com shorts mais curtos e justos. Foi criticado pelo comentário inadequado e revelador do preconceito.

Capa da Placar, 1995: "Garotas batem um bolão":
o futebol feminino era visto com "sexy".
Embora tenha sido pior, o sexismo ainda é uma sombra para as atletas. O site Dibradoras recordou há poucos dias uma capa da revista Placar, de 1995, quando garotas de chuteiras eram vistas mais como um evento sexy do que esportivo.Esse tipo de estímulo vem sendo contido, mas até há pouco tempo, na Europa, anúncios promocionais de jogos entre mulheres eram marcados pelo apelo sexual.

A Copa do Mundo da França certamente dará um impulso à modalidade e deverá ter mais espaço na mídia brasileira. Em 2015, apenas o SporTV e a TV Brasil transmitiram os jogos da seleção feminina brasileira. Anuncia-se agora que o SporTV transmitirá todos as partidas e a TV Globo cobrirá os jogos do Brasil. Essa é a oitava edição do torneio. Os Estados Unidos foram três vezes campeões, a Alemanha duas vezes, Noruega e Japão completam o pódio. A melhor colocação do Brasil foi um vice em 2007, na China, quando perdeu para a...  Alemanha por 2x0.

Pelo menos, não deram o vexame dos 7 X 1.

3 comentários:

Lídia disse...

Isso realmente melhorou. Mas ainda falta ter mais espaço na mídia e na TV porque só aí os patrocinadores aparecem.

J.A.Barros disse...

No brasil o futebol feminino não é prestigiado e nem existe campeonato de futebol feminino. Por ter esse esporte uma craque de futebol feminino que é a Marta, e é por que ele ainda é transmitido em alguns campeonatos, como a Copa do Mundo do futebol feminino e nas Olimpíadas. Mas, logo depois ele morre e enquanto na Europa e nos EUA esse esporte é prestigiado, Marta, se não me engano, era contratada por um time sueco. Ela, hoje, é detentora de 5 Prêmios de melhor jogadora de futebol feminino do mundo.

Yara disse...

Campeonato tem, não tem é público.