domingo, 5 de maio de 2019

Fotografia: 49 anos depois, revista Time publica fotos inéditas do ataque da Guarda Nacional de Ohio aos estudantes da Universidade de Kent que se manifestavam contra a guerra




Time/Reprodução (link abaixo)

por Flávio Sépia 
Em 1970, alunos de universidades americanas protestavam contra a Guerra do Vietnã. Mas foi a invasão do Camboja por tropas dos Estados, um ampliação do conflito no Sudeste Asiático, que motivou uma manifestação na Universidade de Kent, Ohio, no dia 4 de maio, há 49 anos.

O Vietnã estava na TV, jornais e revistas quase diariamente. As imagens eram cruas e sangrentas e certamente contribuíram para a reação da opinião pública americana e a crescente impopularidade do envolvimento das tropas americanas no conflito que culminaria coma derrota dos Estados Unidos cinco anos depois.

O massacre de Kent, amplamente fotografado, chocou especialmente. Era a guerra em casa, jovens soldados americanos fuzilando jovens estudantes americanos. O dia terminou com quatro alunos mortos, vários feridos, o país perplexo.

A revista Time dessa semana volta a Kent por um motivo: a agência Getty Images obteve um sequência de fotos inéditas daquele trágico dia. São imagens operadas pelos estudantes Howard Huffner e John Filo (foi descoberto um ângulo inédito da célebre foto com que Filo ganhou o Pulitzer, que mostrava Jeffrey Miller, um dos estudantes abatidos).

VOCÊ PODE VER A MATÉRIA DA TIME AQUI 

Um comentário:

Adriana disse...

Não sabia dessa violência. Pode me chamar de desinformada mas eu pensava que matar estudantes assim era só ditaduras que faziam isso