por Ed Sá
Adam West, o Batman dos anos 1960, morreu ontem, aos 88 anos, em Los Angeles. Segundo a família, "após um batalha curta mas corajosa com a leucemia".
Para ilustrar uma reportagem sobre o ator, a Time foi buscar uma capa da revista Life, de 1966. Era o auge da popularidade de West, ano em que o seriado chegou à TV.
O cineasta Kevin Smith, que é roteirista de quadrinhos, postou no Instagram: "Oh Batman, meu Batman! Estou de pé na minha cadeira para homenagear #adamwest - o homem que era a imagem da Justiça e me fez querer ser uma boa pessoa quando eu era menino".
No Brasil, o seriado foi exibido pela TV Tupi. E coube à EBal lançar aqui revista em quadrinhos com o herói da garotada. Ele apareceu pela primeira vez em uma publicação de 1947, junto com outros personagens. Em 1953, ganhou uma revista exclusiva (reprodução acima).
2 comentários:
Esse era o Batman dos tempos da "idade da pedra "das Histórias em Quadrinhos. Adam West foi o pai criador das histórias de Batman que viriam a seguir. O personagem que criou dando-lhe um estilo próprio marcou a sua presença pelo resto da sua vida e legando aos seus sucessores o estilo que deveriam seguir.
Com personagem de desenho Batman foi criado por Bill Finger e Bob Kane. Mas pode dizer que Adam West criou o personagem no seriado de TV e que se eternizou para milhões de jovens de muitas gerações.
Postar um comentário