Foto: Envio Photography and Art/Reprodução Gazeta Russa (link abaixo) |
Foto: Envio Photography and Art/Reprodução Gazeta Russa (link abaixo) |
Em matéria de carros, o desgoverno Collor de Mello ficou famoso por um icônico Fiat Elba. Em 1992, há 25 anos, o veículo bombava na mídia. Comprado, então, com um cheque de 5 mil cruzeiros do esquema de corrupção montado pelo "caçador de marajás" apregoado pela mídia, o Elba virou prova no processo de afastamento do ex-presidente.
1992: carros russos chegam ao Brasil. Repropdução |
A AvtoVaz, fabricante do Lada, do Samara, da picape Laika e do jipe Niva, foi a primeira marca estrangeira a aproveitar a abertura do mercado automotivo brasileiro. No primeiro ano, foram vendidos quase 20 mil veículos e a montadora chegou a ter mais de 100 revendedoras no país. Logo os russos deixaram de ser novidade, outras marcas entraram no mercado e, cinco anos depois, a AvtoVaz desistiu do Brasil.
Mas quem ainda for proprietário de um Lada pode ter um tesouro em mãos. O carro, que tinha um projeto dos anos 1960, está valorizado no mercado vintage.
É o que mostra matéria da Gazeta Russa.
Ao lado de outros carros da era soviética, como o Volga e o Trabant (este da Alemanha Oriental), o Lada é mania entre internacional, especialmente na Europa.
No Brasil também. Muitos Laudas e Nivas já estão nas garagens dos colecionadores brasileiros.
LEIA A MATÉRIA NA GAZETA DA RÚSSIA, CLIQUE AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário