segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Do Facebook de Romário (a polêmica do extrato falso...)

por Omelete
Romário era imbatível na pequena área. E o baixinho demonstra, agora, que é carne de pescoço também ao reagir contra a mídia em razão do que mostrou ser uma mentira. Ao ser acusado de ter conta milionária no exterior, ele inicialmente achou ótimo, agradeceu, disse que se a conta existisse seria, com certeza, dinheiro que ganhou trabalhando na Europa, e se mandou para a Suiça para conferir o fato. O banco comprovou que o tal extrato era falso. Quer dizer que alguém entrega um papelucho qualquer em uma redação e neguinho publica sem sequer apurar? O Peixe o o banco vão exigir retratação nos tribunais. E Romário tem sacaneado no Face, com o apoio da maioria dos internautas, os tais responsáveis pela notícia. Entre outras coisas, ele pede que digam como obtiveram o extrato, já que a preservação de fontes jornalísticas não é feita para proteger falsificações. Leia um dos posts de Romário:
Galera, 
Estou até agora aguardando uma resposta dos repórteres, editores e da revista Veja sobre o extrato falso de banco que eles usaram para divulgar que eu tinha uma conta milionária na Suíça. Avisei aos repórteres Thiago Prado e Leslei Leitão que era mentira, mas mesmo assim eles levaram a matéria adiante, assumindo a responsabilidade da publicação. Então, eles devem responder agora. De onde veio o documento? Está mais que na hora dos veículos de imprensa, tão essenciais para nossa democracia, assumirem a responsabilidade pelas informações publicadas. Neste caso, sendo um documento falso, o sigilo da fonte não é garantido. Eles têm que revelar qual a origem do documento.
E LEIA MAIS NO TIJOLAÇO, CLIQUE AQUI

DESDOBRAMENTO DO CASO: EM 5/8/2015, A VEJA RECONHECEU O ERRO E PEDIU DESCULPAS A ROMÁRIO DEPOIS QUE O JOGADOR PUBLICOU NA SUA PÁGINA NO FACEBOOK DOCUMENTO DO BANCO SUIÇO QUE ATESTA QUE O EXTRATO USADO  NA MATÉRIA"INVESTIGATIVA" DA REVISTA É FALSO.  O JOGADOR CONFIRMOU QUE VAI PROCESSAR A PUBLICAÇÃO E PEDIR À JUSTIÇA QUE OBRIGUE OS JORNALISTAS ENVOLVIDOS A REVELAREM COMO OBTIVERAM O EXTRATO FALSO. 
PARA FALSIFICAÇÃO E USO DE DOCUMENTO LIGADO A ESTELIONATO OU CAPAZ DE INDUZIR ALGUÉM A UMA FALSA CONCEPÇÃO, O SIGILO DA FONTE NÃO SE ENQUADRA. MONSIEUR ROMÁRIO FEZ O BÁSICO, QUE OS REPÓRTERES DEVERIAM TER FEITO: CHECAR JUNTO AO BANCO.  ISSO APESAR DE O BAIXINHO TER, SEGUNDO INFORMA, ALERTADO À REVISTA, ANTES DA PUBLICAÇÃO DA MATÉRIA, QUE NÃO ERA TITULAR DA CONTA MENCIONADA. OS JORNALISTAS, SEGUNDO ELE, INSISTIRAM NA VERACIDADE DO DOCUMENTO. O JOGADOR VAI PEDIR UMA INDENIZAÇÃO DE SETE VEZES O VALOR "DENUNCIADO" NA CONTA FALSA. O BANCO TAMBÉM ABRIU PROCEDIMENTO JURÍDICO.  SE FOSSE UMA DECISÃO DE CAMPEONATO , OS LOCUTORES REGISTRARIAM QUE O BAIXINHO DRIBLOU NA PEQUENA ÁREA, DEU UM CHAPÉU, METEU POR BAIXO DAS PERNAS, DEIXOU OS ADVERSÁRIOS SENTADOS NA GRAMA E FEZ UM GOL DE PLACA. MAS FALANDO-SE DA PERFORMANCE DO OUTRO TIME, UMA BOLA QUADRADA DIGNA DE PERNAS DE PAU.  




9 comentários:

Corrêa disse...

Que lambança da revista

Rick disse...

Gol de Romário!

J.A.Barros disse...

Gol de placa!

Mateus disse...

Os jornalistas são empregados coitados defende o salário mas merecem pagar se errarasm

J.A.Barros disse...

O problema no jornaIismo constituem na falta de comprovação do fato. E esse problema é antigo. Essa notícia sobre o Romário é uma prova de que faltou a verificação da realidade. Romário, como ele mesmo confirmou, jogou muitos anos na Europa e tinha conta aberta em Bancos, e em cima disso foram os repórteres ansiosos para se tornarem famosos e se esqueceram das circunstâncias que cercam os fatos. Esperamos que esse fato sirva de lição para jornalistas ansiosos por estamparem notícias bombas, que as vezes, por serem falsas, podem explodir no colo deles.

Marques disse...

É má fé mesmo, jornalista acusa e o "acusado" que se dane pra provar que é inocente. NO Brasil, não tem nem direito de resposta, acabaram com essa lei, se for ofendido por mentiras tem que entrar na justiça e esperar anos. Por isso que eles deitam e rolam e atacam a honra dos outros

Kadu disse...

Umas perguntinhas se a revista não disser quem lhe deu documento falso, ela não passa a ser suspeita de ter feito o extrato? Qualquer vai pode achar que qualquer um podia ter imprimido o documento até a revista. Se é um crime de estelionato, vai valer o sigilo? jornalista está então livre para acobertar crimes?

Luciano disse...

Não era essa revista que tinha o Carlinhos Cachoeira como fonte, cara que dava dicas de reportagem? Quer o quê?

J.A.Barros disse...

Não, jornalista não está livre se publicar notícias falsas. Compete ao ofendido entrar na Justiça reclamando danos morais e indenizações devidas, abrindo processo contra o profissional que publicou notícias que não correspondiam a verdade e entrar com provas desmentindo a notícia. E ao mesmo tempo requerendo o direito do desmentido publicado no veículo em que a mentira foi publicada com o mesmo espaço e destaque